> >
Sem prazo para barreira, Terceira Ponte segue com interdições para resgates

Sem prazo para barreira, Terceira Ponte segue com interdições para resgates

Governo agora analisa possibilidade adotar uma ciclovia junto com o modelo escolhido em consulta pública

Publicado em 18 de março de 2019 às 15:52

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Terceira Ponte com nova proposta de barreira de proteção. (Divulgação/ANGATU)

Apesar de já ter quase dois meses da aprovação por consulta pública do projeto de barreira de proteção contra suicídios na Terceira Ponte, com a via sendo fechada algumas vezes para operações de resgate nesse período, o Governo do Estado ainda não dá prazos para a instalação da estrutura, que agora também poderá contar com uma ciclovia.

Uma votação popular encerrada no dia 20 de janeiro apontou que os capixabas escolheram o projeto "Estrutura lateral rebaixada em fibra de vidro". Nela não estava prevista a ciclovia, já que no ano passado a Agência de Regulação de Serviços Públicos (Arsp) havia descartado a ideia por impedimentos técnicos.

Sem prazo para barreira, Terceira Ponte segue com interdições para resgates

Na semana passada, no entanto, o governador Renato Casagrande (PSB) declarou que é estudada novamente a possibilidade de ter ciclovia. "Estamos estudando uma proteção antissuicídio que possa atender também uma ciclovia, se for tecnicamente possível. Se pudermos incorporar a ciclovia, ótimo", disse.

Enquanto isso, os casos de tentativa de suicídio, com a posterior interdição para resgate, continuam na ponte. Entre o dia 21 de janeiro, quando foi anunciado o modelo de proteção aprovado, até agora, já foram três situações. No dia 21 de fevereiro, a via ficou fechada por 45 minutos para uma tentativa de resgate.

O mesmo aconteceu no dia 03 de março, no domingo de carnaval. A via ficou fechada por quase quatro horas, durante a manhã, para atendimento a um homem que passava por uma crise.

A última ocorrência de resgate aconteceu neste domingo (17). A Terceira Ponte ficou bloqueada por duas horas, durante o fim da tarde e o início da noite. Tanto o lado de de Vitória quanto o de Vila Velha tiveram que ser fechados, segundo a Rodosol. Em todos esses casos, os resgates foram finalizados com sucesso.

O QUE DIZ O GOVERNO

Demandada na semana passada, a Agência de Regulação de Serviços Públicos do Espírito Santo (Arsp) afirmou que a responsabilidade sobre a barreira de proteção já estava a cargo da Secretaria dos Transportes e Obras Públicas (Setop), que declarou, em nota, que está avaliando junto com o DER a viabilidade técnica e financeira do modelo escolhido via consulta pública e que não é possível dar prazos. Na nota não falava sobre ciclovia.

Já nesta segunda-feira (18), o DER disse, também por meio de nota, que está sendo avaliada a viabilidade técnica e financeira do modelo escolhido via consulta pública, “que é um conceitual, incluindo também a possibilidade de ciclovia, ainda em fase de estudo.” O órgão disse que mais uma vez não é possível dar prazos.

Terceira Ponte interditada para operação de resgate na tarde deste domingo (17). (Murilo Bortoline)

PRECISA DE AJUDA?

ACIONE O CENTRO DE VALORIZAÇÃO DA VIDA: LIGUE 188

Este vídeo pode te interessar

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, 90% dos casos de suicídio podem ser prevenidos. Há grupos para apoiar e auxiliar pessoas com qualquer desconforto emocional. Procure ajuda profissional ou voluntária: disque 188

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais