> >
“Que Nossa Senhora interceda, que possamos superar a pandemia”, diz frade

“Que Nossa Senhora interceda, que possamos superar a pandemia”, diz frade

Frei Alessandro Dias mencionou a homilia feita pelo Papa Francisco lembrando as gestantes preocupadas com o mundo que seus filhos vão herdar

Publicado em 17 de abril de 2020 às 22:10

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Frei Alessandro Dias, à mesa:
Frei Alessandro Dias, à mesa: "Devemos ter a certeza de que algo melhor vai surgir". (Divulgação/Danilo Luca Ferreira Martins )

As intempéries vividas nos dias atuais e a superação das dificuldades da pandemia do novo coronavírus deram o tom das mensagens anunciadas neste sexto dia do Oitavário da Festa da Penha, em Vila Velha. As missas ocorreram às 15 horas no campinho do Convento e às 19h30 na capela, tendo como pano de fundo mais uma alegria de Maria: a de ter reencontrado seu filho, Jesus, no templo.

Na celebração da tarde, o Frei Alessandro Dias mencionou nesta sexta-feira (17) a homilia feita poucas horas antes pelo Papa Francisco, que lembrou as gestantes preocupadas com o mundo o qual seus filhos vão encontrar ao nascer e rezou por elas.

Aspas de citação

Todos nós estamos numa incerteza. Não sabemos como será o dia de amanhã. Mas devemos ter esperança de que algo melhor vai surgir. Toda essa situação está revelando nosso egoísmo, mesquinharia, individualismo. São coisas que não podem perdurar. Ao mesmo tempo que revela isso, revela também o que vai ajudar a nossa sociedade a se reinventar, a se recriar: a solidariedade, o amor.

Frei Alessandro Dias
 
Aspas de citação

E completa: “Que possamos ser mais solidários. E, com certeza, quando for possível, o reencontro aqui no Convento da Penha vai ser um momento de muita alegria. Que Nossa Senhora interceda por todos nós, que possamos superar este momento de pandemia.”

Escassez x abundância

À noite, o Padre Anderson Teixeira, da Área Pastoral de Vitória, conduziu a celebração eucarística. Ele lembrou a saga dos discípulos e as tentativas frustradas de pescarem em alto-mar, salientando que o cenário de escassez só foi transformado em abundância com a presença de Cristo.

Aspas de citação

A nossa Igreja, em meio à turbulência, não pode deixar de cumprir a sua missão de ser sinal permanente do amor de Cristo, da ressurreição, de boas notícias. É por isso que a rede que foi arrastada com a numerosa quantidade de peixes são aqueles que estão dentro da nossa Igreja ou que dela se afastaram, destinatários do Cristo ressuscitado (...). No momento das incertezas da vida, das intempéries, buscamos a certeza da fé para nos sustentar. Dizemos como Pedro e outros tantos outros perseguidos, temos uma fé e uma razão da esperança. Temos Jesus, o Cristo ressuscitado.

Padre Anderson Teixeira
Área Pastoral de Vitória,
Aspas de citação

Prosseguindo com a mensagem de esperança, o pároco conclamou os fiéis a não se deixarem abater pelas adversidades, pelas dores do dia, mas que tenham fé em Cristo, em sua Palavra, “a certeza de que a última resposta fundamental vem de Deus”.

“Maria não sucumbiu diante das provações. Silenciou cada dor, cada sofrimento, por isso foi a mais bem-aventurada entre todas as mulheres, e todas as gerações a chamarão de bendita. É por isso que celebramos esta festa. Que a graça de Nossa Senhora da Penha chegue ao coração de cada pessoa,” destacou.

Padre Anderson Teixeira conclamou os fiéis a não se deixarem abater pelas dificuldades do momento.
Padre Anderson Teixeira conclamou os fiéis a não se deixarem abater pelas dificuldades do momento. . (Divulgação/Danilo Luca Ferreira Martins )

Na parte final, Padre Anderson saudou a sua “querida área de Vitória, com tanta beleza e tantas contradições”.

Aspas de citação

Que a palavra chegue ao coração de cada fiel que espera ansiosamente voltar à sua comunidade de fé, mas que não pode perder o seu compromisso em preservar a vida. Que Deus nos conceda pela celebração desta festa uma confiança e uma certeza que nos mantenham de cabeça erguida diante de qualquer acontecimento e provação.

Padre Anderson
Área Pastoral de Vitória
Aspas de citação

Confira a programação completa da Festa da Penha

Sábado, dia 18

8h55 - Juntos na Fé (rádio Gazeta FM)

12h30 - Programa Salve Mãe das Alegrias, ao vivo no Instagram, no Facebook e no YouTube do Convento da Penha. Participação de Frei Paulo César, Felype Frazão e as Gêmeas do sertanejo.

17h00 - Sétimo dia do Oitavário - Missa, ao vivo no G1/ES e na rádio Gazeta FM

20h00 - Romaria das Famílias, ao vivo no G1/ES e na rádio Gazeta FM

22h00 - Festival Amor e Esperança com live de Marcelo Ribeiro no Instagram da TV Gazeta

Domingo, dia 19

9h00 - Missa ao vivo no Instagram, no Facebook e no YouTube do Convento da Penha

10h00 - Programa Salve Mãe das Alegrias ao vivo no Instagram, no Facebook e no YouTube do Convento da Penha

17h00 - Oitavo dia do Oitavário - Missa, ao vivo no G1/ES e na rádio Gazeta FM

18h00 - Homenagem à Romaria das Mulheres com atração artística no Instagram, no Facebook e no YouTube do Convento da Penha

19h00 - Festival Amor e Esperança com live de Flavia Mendonça no Instagram da TV Gazeta

Segunda, dia 20

6h00 - Alvorada com toque de sinos, ao vivo no Instagram, no Facebook e no YouTube do Convento da Penha

9h00 - Missa, com transmissão ao vivo no Instagram, no Facebook e no YouTube do Convento da Penha

10h00 - Programa Salve Mãe das Alegrias, ao vivo no Instagram, no Facebook e no YouTube do Convento da Penha

12h00 - Missa com o Padre Reginaldo Manzotti, ao vivo no Instagram, no Facebook e no YouTube do Convento da Penha e também na Rádio América, TVE e TV Evangelizar

15h00 - Consagração à Nossa Senhora, ao vivo no Instagram, no Facebook e no YouTube do Convento da Penha

17h00 - Missa de Encerramento - ao vivo na TV Gazeta, no G1/ES e na rádio Gazeta FM

Este vídeo pode te interessar

18h00 - Festival Amor e Esperança com live de Padre Anderson e, às 19h00, show do Alemão do Forró no Instagram da TV Gazeta.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais