> >
Pedestres e ciclistas ignoram aviso de interdição na Ponte de Camburi

Pedestres e ciclistas ignoram aviso de interdição na Ponte de Camburi

No entanto, não há motivo para tal: a outra passarela está liberada e sinalizada para que ninguém precise se colocar em perigo

Publicado em 11 de junho de 2019 às 00:20

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
A interdição do trecho para pedestres e ciclistas no sentido Praia do Canto x Jardim da Penha foi feita na última semana, para mais uma etapa da obra de restauração da Ponte de Camburi. (José Carlos Schaeffer)

Por conta da interdição de uma das passarelas da Ponte de Camburi, em Vitória, pedestres e ciclistas estão se arriscando e fazendo a travessia pelo asfalto da via, entre os carros e obra. No entanto, isso não não acontece por falta de opção: a outra passarela, no lado oposto, está liberada e sinalizada para que ninguém se coloque em situação de risco.

A interdição do trecho para pedestres e ciclistas no sentido Praia do Canto x Jardim da Penha foi feita na última semana para mais uma etapa da obra de restauração da Ponte de Camburi. O bloqueio deve permanecer por 30 dias. Mesmo assim, há quem insista e acaba passando entre os carros, quando deveria usar as faixas de pedestres: uma na altura do pier de Iemanjá, outra na frente de um posto de gasolina - ambas nas extremidades da interdição e com a obra em andamento avisada.

O que diz quem passa pela região

O pedreiro Heliomar Meirelles, 51, critica a demora na obra pelo risco ao passar entre os carros. “Eles prejudicam a gente com esse serviço que começa e não termina logo, a gente fica prejudicado. A gente é obrigado a andar errado”, avaliou.

Já o estudante Arthur Luiz, 19, afirma que a demora no semáforo faz com que as pessoas prefiram passar entre os carros até para não perder o ônibus. “Ali o sinal é precário para o pedestre passar. É muito difícil ele fechar. A gente fica esperando muito tempo e acaba perdendo o ônibus”.

Pela segurança, tem quem evita o risco e faz a travessia pela passarela que está liberada, no sentido Jardim da Penha x Praia do Canto, como a doméstica Tatiana Pereira, 30, que faz o trajeto todos os dias. “É mais seguro. Prefiro dar a volta e passar pela faixa”.

Ciclovia da Ponte de Camburi: orientações começaram na última semana, como nesta abordagem de quinta (06). (Eduardo Dias)

“É minoria”, diz prefeitura

O secretário de Obras e Habitação de Vitória, Sérgio Sá, afirmou que a sinalização está instalada no local para que ninguém precise correr o risco de passar entre os carros.

“Na altura do sinal, onde você consegue atravessar com segurança, nós temos placas informando que ciclistas e pedestres devem atravessar para o outro lado para atravessar a ponte. Além disso, temos outras placas nos trechos entre o sinal e a ponte”, frisou.

Ainda de acordo com o secretário, foi feito um trabalho de divulgação desde a última semana, onde até uma equipe permaneceu no local para orientar os pedestres e ciclistas.

“Essa equipe ficou de quarta a domingo. O feedback deles foi de que uma minoria passava pela rua, e a grande maioria fazia a travessia e passava pela passarela ao lado. Colocamos as placas, foi feito um plano de interdição com a Secretaria de Trânsito, divulgamos no nosso site, redes sociais, grupos de ciclistas e outros moradores, colocamos essa equipe de orientação. A partir de hoje estamos monitorando, mas toda a divulgação foi feita na última semana”.

A obra na Ponte de Camburi tem caráter preventivo, onde estão sendo feitos o tratamento do aço da estrutura, a recuperação de concreto e do piso da passarela, a instalação de novas placas de concreto e estrutura metálica, além da restauração e da substituição do guarda-corpo.

Durante as obras, além da parte de pedestres, não haverá interdição para o trânsito de veículos. As intervenções devem ser concluídas até o fim do ano.

RAIO-X

A previsão da prefeitura é que a obra completa na Ponte de Camburi dure seis meses.

Interdição

Ciclovia e passarela de pedestres interditadas no sentido Jardim da Penha.

Problemas

Na Ponte de Camburi o concreto desgastou, deixando as ferragens expostas. Também foi constato desgastadas em parafusos e ferrugem

Melhorias

Este vídeo pode te interessar

A obra contemplará jateamento de concreto nas áreas onde ferragens estão expostas, troca de algumas placas de concreto e troca de material metálico.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais