Sair
Assine
Entrar

Entre para receber conteúdo exclusivo.
ou
Crie sua conta A Gazeta
Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

  • Início
  • Capixaba
  • GV
  • Lei que exige cartão de vacina do aluno para matrícula passa a valer
No ES

Lei que exige cartão de vacina do aluno para matrícula passa a valer

A norma entra em vigor nesta segunda-feira (5), quando a lei será publicada no Diário Oficial do Estado (DIO-ES)
Redação de A Gazeta

Publicado em 

01 nov 2018 às 22:20

Publicado em 01 de Novembro de 2018 às 22:20

Cartão de vacina Crédito: Divulgação
O governador do Estado, Paulo Hartung, sancionou nesta quinta-feira (1º) a lei que estabelece a obrigatoriedade da apresentação do Cartão de Vacina do aluno para matrícula em escolas das redes pública e privada no Espírito Santo. A norma entra em vigor nesta segunda-feira (5), quando a lei será publicada no Diário Oficial do Estado (DIO-ES).
De acordo com Danielle Grillo, coordenadora do Programa Estadual de Imunizações, a escola é um local de formação para todas as áreas da vida e, para formar um cidadão, a saúde é parte importante desse processo.
“A articulação intersetorial entre Saúde e Educação nas ações de verificação da situação vacinal das crianças e dos adolescentes, bem como a ação nas escolas para orientação de famílias sobre a importância da vacinação e dos cuidados com a saúde proporcionarão resultados efetivos na prevenção das doenças”, avaliou a coordenadora.
A proposta foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) e exige que todos os alunos com até 18 anos de idade apresentem o cartão para efetuar a matrícula em qualquer instituição do Estado que ofereça educação infantil, ensino fundamental e médio.
Segundo informações do Governo do Estado, a medida é resguardar os direitos fundamentais das crianças e dos adolescentes, dentre os quais a obrigação de promover a vacinação nos casos recomendados pelas autoridades sanitárias.
De acordo com o Projeto de Lei, a exigência da apresentação do Cartão de Vacinação no ato da matrícula também dará efetividade aos programas de vacinação, que se destinam a preservar o bem comum, sem que se crie com isso qualquer empecilho ao processo de matrícula, visto que este direito é preservado mediante concessão de prazos para regularização das vacinas, assim como é admitida a sua dispensa mediante recomendação médica.

Este vídeo pode te interessar

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Imagem de destaque
Trufas para a Páscoa: 10 receitas irresistíveis para adoçar a data
Imagem de destaque
Baralho cigano: veja as previsões de abril de 2026 para os 12 signos
Imagem de destaque
Além do forró: Itaúnas estreia festival internacional de jazz e blues

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados