> >
Empresas lançam serviço de tuk-tuk em Vitória

Empresas lançam serviço de tuk-tuk em Vitória

O veículo é tradicional na Índia; empresa promete que Tuk-tuk terá viagens mais baratas que as feitas por carro na Capital

Publicado em 28 de janeiro de 2020 às 18:19

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Tuk-tuks começam a circular no trânsito de Vitória a partir de quarta-feira (29) . (Marcelo Matos)

Um novo meio de transporte por aplicativo chega em Vitória, capital do Espírito Santo, e já começa a atuar nesta quarta-feira (28). Conhecido popularmente e muito utilizado na Tailândia, Índia e Vietnã, o tuk-tuk poderá ser acionado por aplicativo e utilizado por até duas pessoas — além do motorista — por vez.

Segundo informou a Uber e Movida — empresas parceiras que lançaram o serviço, aproximadamente 20 tuk-tuks vão circular na Capital nesta primeira fase, e este número pode aumentar de acordo com a demanda. Neste primeiro momento, o transporte funcionará somente em quatro bairros:

  • Mata da Praia
  • Jardim da Penha
  • Santa Lúcia
  • Santa Helena

  • Aspas de citação

    De acordo com as empresas que apostam no novo transporte, o preço será flexível e mais barato do que o UberX.

    Aspas de citação
  • Aspas de citação

    Para pedir uma viagem com o tuk-tuk não é necessário baixar nenhum outro aplicativo, basta usar a mesma conta Uber, já utilizada para solicitar viagens de carro, e garantir que o aplicativo esteja atualizado. Para novos usuários, é necessário baixar o aplicativo da Uber e se cadastrar na plataforma.

    Aspas de citação
  • Aspas de citação

    Assim como nas viagens de UberX, os usuários poderão optar se querem pagar pelas viagens direto pelo aplicativo ou com dinheiro.

    Aspas de citação
  • Aspas de citação

    Não. O passageiro só conseguiá acionar o tuk-tuk quando a área de embarque e de desembarque for dentro da área de atuação do transporte, que inicialmente, abrange quatro bairros: Mata da Praia, Jardim da Penha, Santa Lúcia e Santa Helena

    Aspas de citação

De acordo com Silva Penna, gerente de operações da Uber no Brasil, neste primeiro momento as viagens serão concentradas nas orlas de Vitória. “Se locomover de tuk-tuk será mais barato do que viajar de carro. O nosso objetivo é oferecer mais opções na nossa plataforma para que as pessoas escolham nesse momento se querem viajar de carro ou de tuk-tuk", afirmou.

A iniciativa é uma parceria da Uber com a Movida. A locadora trouxe os veículos para o Brasil e os disponibilizará para aluguel aos motoristas interessados em dirigir na plataforma. 

Para o motorista interessado em dirigir um tuk-tuk, basta ir até uma loja da Movida em Vitória e fazer a solicitação. É necessário ter Carteira Nacional de Habilitação (CNH) categoria A ou AB. Depois da análise dos documentos, a aprovação sai em menos de 24 horas.

Tuk-tuks começam a circular no trânsito de Vitória a partir de quarta-feira (29) . (Marcelo Matos)

Este vídeo pode te interessar

Empresas lançam serviço de tuk-tuk em Vitória

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais