ASSINE

Coronavírus no ES: Casagrande faz novos anúncios para o Estado

Governador do Estado anuncia novas medidas para o Estado em meio à pandemia do coronavírus nesta quinta-feira (19)

Publicado em 19/03/2020 às 18h24
Atualizado em 19/03/2020 às 21h13

19:28

Transmissão encerrada

Às 19h27 desta quinta-feira (19), a transmissão da coletiva do Governo do Estado foi finalizada.


19:24

Divisas

Questionado se pretende fechar a divisa do Espírito Santo com os outros Estados, Casagrande detalhou: "Fechar divisa é uma decisão que causa pouco efeito. Tenho que ter mecanismo que, de fato, permita que tenha efeito. Porque só dar a declaração e a vida continuar normal, não vai ter muita eficácia. Se o Witzel já fechou a divisa do Rio com o Espírito Santo, é bom. Estamos analisando, pode ser que a gente tome essa medida".


19:23

Número de testes

"Estamos trabalhando para contratar mais testes. Kits vem do Governo Federal. A Anvisa autorizou e disse que podemos comprar. Nós estamos em contato para comprar mais kits para fazer o teste, e queremos ter uma amostragem maior do Estado".


19:21

Paralisação de obras

"A orientação no momento é: obra que está em andamento, processos em andamento, vão ter sequência. Processos e obras novas terão que aguardar. Eu também tenho que parar os processos do Governo do Estado. Não sei como vai ficar a nossa receita. Aquilo que não teve início, vamos dar um tempo para ver a dimensão dessa crise".


19:16

Isolamento

Questionado sobre as pessoas que testaram posivito para o Covid-19, se elas estão internadas ou não, Casagrande respondeu: "Estão todas em isolamento domiciliar, com exceção dos dois de hoje que estou sem informação. As pessoas suspeitas, a orientação é também que fiquem em casa, isoladas em suas residências. Quanto a pessoa que está internada no Cias, eu não tenho mais informações".


19:06

Comércio de rua

"O comércio de rua, pela baixa mobilidade das pessoas, ele vai se resolvendo por si só. O número de pessoas circulando vai diminuindo a cada dia, então ele vai se adaptando e vai acabar fechando".


19:03

Casos investigados

Ao todo, são 488 casos investigados no Espírito Santo até esta quinta-feira (19).


18:59

Detentos

"Orientamos que as pessoas evitem as visitas. Mas decisão até agora continua a mesma em termos de orientação. Mas com certeza este é um tema que voltará para a sala de situação de emergência". 

Prisão. Crédito: Dione Silva de Castro
Prisão. Crédito: Dione Silva de Castro

18:56

Microempreendedores

Questionado se o Governo do Estado pretende anunciar algum amparo para os microempreendedores, Casagrande afirmou que pretende, mas que ainda está estudando o comportamento da receita no mês de março. "Estamos tendo redução de atividade econômica grande e precisamos ir calculando isso. Reafirmo que o governo federal tem instrumentos para enfrentar com mais intensidades uma crise como essa. Os Estados têm instrumentos que podem complementar, mas não para fazer enfrentamento se atuarmos sozinhos". 


18:53

Caixas eletrônicos funcionando

Governador anunciou a restrição do acesso das pessoas aos bancos, mas reiterou que os caixas eletrônicos funcionarão normalmente.


18:46

Igrejas

"Conversei com Dom Dario, vou ter outra conversa com as lideranças amanhã e ainda não há determinação. Cada líder religioso vai estipular o que fazer com os cultos e missas. Mas amanhã podemos chegar a alguma decisão diferente dessa".

Catedral de Vitória. Crédito: Fernando Madeira
Catedral de Vitória. Crédito: Fernando Madeira

18:36

Coletiva interrompida

Por volta das 18h36, a coletiva foi interrompida por problemas técnicos.


18:33

Servidores

Fica estabelecido regime especial de revezamento da jornada de trabalho. "Uma parte em teletrabalho, um grupo presencial e o gestor vai verificando. E aí vai fazendo o revezamento para diminuir a mobilidade e demanda por serviços, isso para dar um pouco mais de segurança".


18:33

Faça Fácil em Cariacica

Atendimentos serão feitos somente por agendamento.


18:31

Feiras livres e Ceasa

"Comercializar, quem tiver fora dos grupos de risco. Comprar, quem estiver fora dos grupos de risco. Estamos orientando os municípios quanto ao funcionamento das feiras".


18:30

Farmácia Cidadã

"Estamos prorrogando, alongando a validade das receitas dos laudos em seis meses. A pessoa que recebe o remédio e tem que ir ao médico para renovar a receita, não vai precisar mais disso. Só vamos deixar entrar a pessoa que vai buscar o remédio na hora agendada".

Remédios. Crédito: EBC
Remédios. Crédito: EBC

18:28

Cesan abre mão da cobrança de tarifas

Além de não cortar o fornecimento de água, a Cesan não vai cobrar tarifas referentes a março e abril das famílias que estão na tarifa social, e que estão inscritas no CadÚnico e tem desconto. "Não terão cobrança de tarifa. São 25 mil famílias, afetando 100 mil pessoas", pontuou Casagrande.


18:26

Mais dois casos confirmados no ES

Casagrande anunciou na coletiva mais dois casos confirmados de coronavírus no Espírito Santo. "Um é de transmissão local e outro importado da Itália", disse. Ao todo, agora são 13 casos no Estado.


18:26

Não frequentar praias

Casagrande pede que as pessoas não frequentem as praias neste final de semana e pelos próximos dias.

Praia da Sereia, em Vila Velha. Crédito: Fernando Madeira
Praia da Sereia, em Vila Velha. Crédito: Fernando Madeira

18:25

Parques fechados

"Estamos chegando no final de semana e tem gente que não compreendeu a necessidade do isolamento, então estamos fechando os parques. Pedra Azul, Paulo Cesar Vinha. A orientação é fechar todos os parques do Estado para forçar as pessoas permanecerem no isolamento", disse Casagrande.

Pedra Azul, o destino de montanha mais procurado pelos turistas no Espírito Santo. Crédito: Setur/ES
Pedra Azul, o destino de montanha mais procurado pelos turistas no Espírito Santo. Crédito: Setur/ES

18:23

Bancos

Governador anunciou a restrição do acesso das pessoas aos bancos. "Só pessoas que vão receber recursos ou ter acesso a algum programa com objetivo de compensar ou aliviar a realidade devida ao coronavírus é que terão acesso as agências bancárias. Elas estarão com as portas fechadas mas com atendimento", disse.


18:23

Novo site

Casagrande anunciou a criação do site www.coronavirus.es.gov.br. "Todos podem acompanhar as novidades por lá".


18:22

Supermercados, comércio, bancos

Governador do Estado, Renato Casagrande anunciou na tarde desta quinta-feira (19), em coletiva de imprensa, novas medidas em prevenção ao novo coronavírus. Entre elas, está a regulamentação para o acesso aos supermercados e outros estabelecimentos comerciais, bancos e espaços públicos de lazer

Este vídeo pode te interessar

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

Logo AG Modal Cookies

Bem-vindo

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espírito Santo.

Para melhorar a sua navegação, A Gazeta utiliza cookies e tecnologias semelhantes como explicado em nossa Politica de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.