Transmissão encerrada
Às 19h27 desta quinta-feira (19), a transmissão da coletiva do Governo do Estado foi finalizada.
Divisas
Questionado se pretende fechar a divisa do Espírito Santo com os outros Estados, Casagrande detalhou: "Fechar divisa é uma decisão que causa pouco efeito. Tenho que ter mecanismo que, de fato, permita que tenha efeito. Porque só dar a declaração e a vida continuar normal, não vai ter muita eficácia. Se o Witzel já fechou a divisa do Rio com o Espírito Santo, é bom. Estamos analisando, pode ser que a gente tome essa medida".
Número de testes
"Estamos trabalhando para contratar mais testes. Kits vem do Governo Federal. A Anvisa autorizou e disse que podemos comprar. Nós estamos em contato para comprar mais kits para fazer o teste, e queremos ter uma amostragem maior do Estado".
Paralisação de obras
"A orientação no momento é: obra que está em andamento, processos em andamento, vão ter sequência. Processos e obras novas terão que aguardar. Eu também tenho que parar os processos do Governo do Estado. Não sei como vai ficar a nossa receita. Aquilo que não teve início, vamos dar um tempo para ver a dimensão dessa crise".
Isolamento
Questionado sobre as pessoas que testaram posivito para o Covid-19, se elas estão internadas ou não, Casagrande respondeu: "Estão todas em isolamento domiciliar, com exceção dos dois de hoje que estou sem informação. As pessoas suspeitas, a orientação é também que fiquem em casa, isoladas em suas residências. Quanto a pessoa que está internada no Cias, eu não tenho mais informações".
Comércio de rua
"O comércio de rua, pela baixa mobilidade das pessoas, ele vai se resolvendo por si só. O número de pessoas circulando vai diminuindo a cada dia, então ele vai se adaptando e vai acabar fechando".
Casos investigados
Ao todo, são 488 casos investigados no Espírito Santo até esta quinta-feira (19).
Detentos
"Orientamos que as pessoas evitem as visitas. Mas decisão até agora continua a mesma em termos de orientação. Mas com certeza este é um tema que voltará para a sala de situação de emergência".

Microempreendedores
Questionado se o Governo do Estado pretende anunciar algum amparo para os microempreendedores, Casagrande afirmou que pretende, mas que ainda está estudando o comportamento da receita no mês de março. "Estamos tendo redução de atividade econômica grande e precisamos ir calculando isso. Reafirmo que o governo federal tem instrumentos para enfrentar com mais intensidades uma crise como essa. Os Estados têm instrumentos que podem complementar, mas não para fazer enfrentamento se atuarmos sozinhos".
Caixas eletrônicos funcionando
Governador anunciou a restrição do acesso das pessoas aos bancos, mas reiterou que os caixas eletrônicos funcionarão normalmente.
Igrejas
"Conversei com Dom Dario, vou ter outra conversa com as lideranças amanhã e ainda não há determinação. Cada líder religioso vai estipular o que fazer com os cultos e missas. Mas amanhã podemos chegar a alguma decisão diferente dessa".

Coletiva interrompida
Por volta das 18h36, a coletiva foi interrompida por problemas técnicos.
Servidores
Fica estabelecido regime especial de revezamento da jornada de trabalho. "Uma parte em teletrabalho, um grupo presencial e o gestor vai verificando. E aí vai fazendo o revezamento para diminuir a mobilidade e demanda por serviços, isso para dar um pouco mais de segurança".
Faça Fácil em Cariacica
Feiras livres e Ceasa
"Comercializar, quem tiver fora dos grupos de risco. Comprar, quem estiver fora dos grupos de risco. Estamos orientando os municípios quanto ao funcionamento das feiras".
Farmácia Cidadã
"Estamos prorrogando, alongando a validade das receitas dos laudos em seis meses. A pessoa que recebe o remédio e tem que ir ao médico para renovar a receita, não vai precisar mais disso. Só vamos deixar entrar a pessoa que vai buscar o remédio na hora agendada".

Cesan abre mão da cobrança de tarifas
Além de não cortar o fornecimento de água, a Cesan não vai cobrar tarifas referentes a março e abril das famílias que estão na tarifa social, e que estão inscritas no CadÚnico e tem desconto. "Não terão cobrança de tarifa. São 25 mil famílias, afetando 100 mil pessoas", pontuou Casagrande.
Mais dois casos confirmados no ES
Casagrande anunciou na coletiva mais dois casos confirmados de coronavírus no Espírito Santo. "Um é de transmissão local e outro importado da Itália", disse. Ao todo, agora são 13 casos no Estado.
Não frequentar praias
Casagrande pede que as pessoas não frequentem as praias neste final de semana e pelos próximos dias.

Parques fechados
"Estamos chegando no final de semana e tem gente que não compreendeu a necessidade do isolamento, então estamos fechando os parques. Pedra Azul, Paulo Cesar Vinha. A orientação é fechar todos os parques do Estado para forçar as pessoas permanecerem no isolamento", disse Casagrande.

Bancos
Governador anunciou a restrição do acesso das pessoas aos bancos. "Só pessoas que vão receber recursos ou ter acesso a algum programa com objetivo de compensar ou aliviar a realidade devida ao coronavírus é que terão acesso as agências bancárias. Elas estarão com as portas fechadas mas com atendimento", disse.
Novo site
Casagrande anunciou a criação do site www.coronavirus.es.gov.br. "Todos podem acompanhar as novidades por lá".
Supermercados, comércio, bancos
Governador do Estado, Renato Casagrande anunciou na tarde desta quinta-feira (19), em coletiva de imprensa, novas medidas em prevenção ao novo coronavírus. Entre elas, está a regulamentação para o acesso aos supermercados e outros estabelecimentos comerciais, bancos e espaços públicos de lazer
Este vídeo pode te interessar
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.