> >
Apenas 3 pessoas em cada 10 que se declaram pretas têm carro no ES

Apenas 3 pessoas em cada 10 que se declaram pretas têm carro no ES

A análise, desenvolvida pelo Instituto Jones dos Santos (IJSN), demonstra mais um aspecto da desigualdade racial

Publicado em 18 de novembro de 2019 às 17:36

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Ricardo Paixão diz que determinados bens de consumo, como veículos, acabam sendo vistos como itens de luxo para os negros . (Arquivo pessoal )

A Síntese dos Indicadores Sociais do Espírito Santo 2018, elaborada pelo Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), revela que, a cada 10 pessoas pretas, somente três possuem carro. O documento tem como base a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Donas dos menores salários e mais propensas ao desemprego, as pessoas autodeclaradas pretas e pardas têm menor poder aquisitivo e, por isso, acabam comprando menos. Além de carro, o levantamento aponta que as pessoas pretas são as que menos adquirem moto, têm menos máquina de lavar e menos acesso à internet por microcomputador.

Aspas de citação

Veículos como carro ou moto acabam sendo luxo. Já que, para o negro, o índice de desemprego é maior e a renda média da família é menor, ele vai ter menos acesso a bens de consumo e está mais propenso a residir em comunidades precárias

Ricardo Paixão
Economista
Aspas de citação

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais