> >
11 pessoas já morreram por Síndrome Respiratória Aguda Grave no ES

11 pessoas já morreram por Síndrome Respiratória Aguda Grave no ES

Deste total, cinco casos evoluíram para óbito por Influenza A (H3N2), seis por Influenza A (H1N1) e um por Influenza B

Publicado em 21 de junho de 2019 às 21:27

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
H3N2. (ZORAN IVANOVIC)

Onze pessoas já morreram este ano por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por Influenza no Espírito Santo. Deste total, cinco casos evoluíram para óbito por Influenza A (H3N2), seis por Influenza A (H1N1) e um por Influenza B.

11 pessoas já morreram por Síndrome Respiratória Aguda Grave no ES

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) registrou este ano um total de 107 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) até a última quarta-feira, sendo 47 casos por Influenza A (H3N2), 54 casos por Influenza A (H1N1) e seis casos por Influenza B.

Médica infectologista, Rúbia Miossi explica que o principal sintoma que diferencia uma gripe comum de uma gripe mais grave, que pode levar à morte, é a falta de ar.

"É uma gripe mais grave do que aquela que a pessoa pode ter, de nariz escorrendo e mal estar. É uma gripe que vem junto com a falta de ar. Esse é o sintoma principal. A pessoa fica muito debilitada e com muita falta de ar e pode precisar de suplementação de oxigênio no hospital ou em casos mais graves até respiração artificial", explica.

Como qualquer tipo de gripe, a transmissão ocorre, normalmente, por meio de gotículas de saliva contaminadas que ficam em suspensão no ar. Entre as dicas de prevenção, estão lavar sempre as mãos, principalmente após tossir e espirrar, deixar o ambiente sempre ventilado, não tocar na região dos olhos, nariz e boca sem que a mão esteja limpa e evitar aglomerações em épocas em que o número de casos da doença for alto.

Este vídeo pode te interessar

A vacinação é a forma mais eficiente de proteção contra a gripe. Mas no Sistema Único de Saúde, as vacinas são distribuídas apenas para o grupo de risco, formado por idosos, crianças de 6 meses a 6 anos incompletos, grávidas, puérperas, trabalhadores de saúde, presos, entre outros. Neste ano, a campanha de vacinação se encerrou no final de maio.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais