Sair
Assine
Entrar

Entre para receber conteúdo exclusivo.
ou
Crie sua conta A Gazeta
Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

  • Início
  • Capixaba
  • GV
  • 'Canhões' de névoa úmida prontos para atuar em pátios da Vale
EM VITÓRIA

'Canhões' de névoa úmida prontos para atuar em pátios da Vale

Publicado em 05 de Junho de 2019 às 22:35

Publicado em 

05 jun 2019 às 22:35
Vista panorâmica das Instalações da Vale - Complexo de Tubarão Crédito: Carlos Alberto Silva
Na tentativa de minimizar o problema do pó preto que tanto incomoda os moradores na Grande Vitória, a empresa Vale aposta na tecnologia de canhões de névoa para reduzir a poeira na atmosfera. Trata-se de equipamentos que lançam uma espécie de lâmina d’água sobre os pátios de pelotas de minério na Ponta de Tubarão.
O objetivo de usar o equipamento é dificultar que as partículas sejam levadas pelo vento. De acordo com o secretário de Meio Ambiente de Vitória, Luiz Emanuel Zouain, o canhão de névoa é de tecnologia egípcia e Vitória será a primeira cidade a ter esse uso.
“É um vapor de água que vai cobrir toda a pista. Com as wind fences ao redor das pilhas de minério e com a névoa de água por cima, a suspensão dessas partículas sedimentadas, o famoso pó preto, não será tão grande quando o vento nordeste bater, como acontece hoje. Torcemos para isso, mas temos que ver para crer”, contou.
Pátio de estocagem de minério do Porto de Tubarão Crédito: Divulgação
Segundo o secretário, nesta quinta-feira (06) a Secretaria de Meio Ambiente de Vitória vai até a mineradora conhecer os novos equipamentos. Segundo ele, só depois de algum tempo será possível afirmar se os canhões de névoa vão reduzir a emissão de particulado. “Precisamos ver as coisas funcionando para saber se, de fato, elas atendem o interesse público, que hoje é a diminuição. Mas gostaríamos que fosse a completa extinção do pó preto”, frisou.
Os canhões de névoa seriam instalados pela mineradora apenas no final do ano, porém, após a interdição da empresa em fevereiro deste ano, por causa de vazamentos de resíduos no mar, uma das exigência do município para desinterditar a empresa foi antecipar a instalação dos canhões.
A mineradora também vai instalar pontos de monitoramento da qualidade do ar na Capital. “Teremos nos próximos quatro meses, o Centro de Controle e Monitoramento Atmosférico, linkado ao Iema, mas faremos também o nosso controle, absorvendo as informações que nos interessa, para depois, prestar esclarecimentos à sociedade”, explicou.
Procurada, a Vale não informou detalhes desse funcionamento dos canhões.
ESGOTO NA CAPITAL
Além do pó preto, o esgoto também é um problema ambiental. De acordo com o secretário, hoje, apenas 70% do esgoto do município é tratado. Ele ressaltou que um convênio com a Cesan vai garantir que toda a cidade tenha o esgoto coletado e tratado até o final de 2024.
 

Este vídeo pode te interessar

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

ana paula, taiana, carol neves, tania e thaise paste
Carolina Neves lança coleção em homenagem ao Dia das Mães
Fuzil e carregadores foram apreendidos no bairro Goiabeiras, em Vitória
Um fuzil queimado na cabeça
Imagem de destaque
Horóscopo do dia: previsão para os 12 signos em 03/05/2026

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados