> >
Por coronavírus, chineses cancelam participação em feira de mármore no ES

Por coronavírus, chineses cancelam participação em feira de mármore no ES

Por dificuldades para chineses saírem do país, empresas não enviarão representantes da China para a Vitória Stone Fair, que acontece a partir de 11 de fevereiro

Publicado em 3 de fevereiro de 2020 às 20:35

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Vitória Stone Fair 2019. (Divulgação/Assessoria)

A tradicional Feira Internacional do Mármore e Granito, realizada anualmente no Espírito Santo, não contará nesta edição com delegações chinesas. A previsão era de que 17 empresas da China participassem como expositoras na Vitória Stone Fair 2020, mas, por conta do surto mundial do novo coronavírus, que tem o país asiático como epicentro, a organização da feira fechou um acordo com 15 dessas empresas cancelando a participação no evento deste ano.

Marcada para acontecer entre os dias 11 e 14 de fevereiro, a feira, que acontece na Serra, terá apenas duas empresas chinesas, porém elas não mandarão negociadores da China. Uma delas tem representantes no Brasil e serão estes que estarão no evento. A outra enviará uma comitiva que atua na Itália.

Segundo o coordenador da Vitória Stone Fair, Glauco Ferrer, não houve desistência das empresas, tampouco imposição para que elas não viessem. "Temos um representante na China e orientamos para ele procurar as empresas que estavam confirmadas e ver se eles queriam deixar de participar neste ano e deixar como crédito a participação para outros anos. Então, a maioria preferiu não participar e eles não vão sofrer prejuízo financeiro com isso."

Ferrer explica que o principal motivo é a dificuldade de locomoção dos próprios chineses, que teriam dificuldades para voar para o Brasil em meio ao surto global. Com isso, não haverá o pavilhão chinês na feira deste ano. O coordenador, porém, ressalta que a ausência dos expositores e visitantes chineses não deve impactar o evento.

"A feira, pela época que é realizada, nunca teve a China como um público-alvo importante, por ser perto do ano novo chinês e pelo fato de que 15 dias depois ter lá a China Stone Fair. No ano passado, o público chinês representou apenas 3% dos visitantes internacionais. Esse ano não deve vir nenhum, só se já estivem no Brasil há mais tempo", afirma. 

MEDIDAS PREVENTIVAS

Mesmo sem a delegação chinesa, Ferrer destaca que a Feira Internacional do Mármore e Granito tomará medidas preventivas contra o vírus para brasileiros e estrangeiros. "Estamos em contato constante com a Sesa (Secretaria de Estado de Saúde) e com o Ministério da Saúde. Temos as normas técnicas e seguir acompanhando a situação."

Além disso, ambientes para higienização serão disponibilizados pela feira. "Vamos colocar dispositivo de álcool em gel em cada estande, teremos equipes de saúde orientadas e vamos disponibilizar máscaras para quem, caso se sinta mais a vontade assim, poder usar", diz.

Apesar dos cuidados, o coordenador passa uma mensagem de tranquilidade. "A gente entende a apreensão, mas as pessoas podem ficar tranquilas. Podem vir despreocupados."

A Vitoria Stone Fair 2020 será realizada no Pavilhão de Carapina, na Serra, e contará com a participação de mais de 240 expositores. A expectativa é que ao longo dos quatro dias de feira o público visitante supere a marca de 18 mil pessoas. 

Este vídeo pode te interessar

Por coronavírus, chineses cancelam participação em feira de mármore no ES

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais