Publicado em 2 de outubro de 2019 às 16:37
Se nem no fundo do poço da crise no país o mercado de chocolates soube o que era prejuízo, agora que a economia começa a se recuperar o segmento já vislumbra investimentos vultosos. Essas novidades vão chegar inclusive ao Espírito Santo, que possui uma das maiores indústrias de chocolates do país.>
Por aqui, a Garoto está investindo R$ 100 milhões em tecnologia na sua tradicional fábrica em Vila Velha para lançar, até o final deste ano, 20 novos produtos. A empresa, do grupo Nestlé, está iniciando um processo de aumentar sua produção visando ganhar mais mercado e, com isso, estuda até ampliar a fábrica no Espírito Santo, que pode ficar pequena para os planos da multinacional.>
Essas intenções ficam bem claras em uma frase do gerente-geral da Garoto, Liberato Milo: as palavras de momento são crescimento e expansão. Em entrevista exclusiva para A Gazeta, o executivo explicou que as ações fazem parte das comemorações dos 90 anos da marca, fundada no Espírito Santo pela família Meyerfreund em 1929, e comprada pela Nestlé em 2002.>
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Nós operamos no mercado hoje com 90 produtos e nossa ideia é lançar nos próximos três meses 20 produtos novos. Fizemos esse grande investimento na nossa fábrica para fazer isso acontecer, conta o executivo, que adianta que os investimentos são sobretudo para modernizar o parque fabril.>
Isso significa tecnologia nova em robótica, digitalização, máquinas para poder mesclar sabores diferentes e combinar dosagens, camadas diferentes em um chocolate, trabalhar com cacau orgânico. Isso tudo é high-tech, é bem difícil. Mas nós podemos usar todo o know-how que tem no grupo Nestlé lá fora e estamos trazendo isso tudo para Vila Velha, diz.>
Milo não adiantou quais serão os novos produtos, mas deu pistas de alguns. O que posso adiantar é, por exemplo, a combinação de chocolate fino com frutas da Amazônia, por exemplo. É muito nosso isso (as frutas tropicais) e os gringos pedem. Um dos produtos que também está prestes a chegar ao mercado é uma versão de Talento com sabor limão.>
Haverão ainda produtos específicos para datas comemorativas. Pela primeira vez, a marca terá chocolates especiais para o Halloween. Nós vamos lançar uma linha de batons de Halloween, com sabores e cores diferenciados, como de cor roxa que pinta a língua. Toda aquela coisa que as crianças gostam no Halloween, que é uma tradição norte-americana que pouco a pouco está chegando no Brasil.>
Para o Natal, uma nova linha de bombons Talento será a aposta da empresa. Teremos uma linha fina de bolas recheadas com creme de avelã e mousse de chocolate. Bolinhas pequenas e bem gostosas, adianta.>
Liberato Milo
Gerente-geral da Garoto
A Garoto, que já está contratando 300 profissionais temporários para dar conta da produção extra para próxima Páscoa, já trabalha com a possibilidade da fábrica de Vila Velha ficar pequena para tantas linhas de chocolates e a produção crescente. No último ano, para se ter uma ideia, as vendas da marca Talento cresceram 50% no mercado brasileiro.>
Estamos prevendo que com o lançamento de novos produtos poderemos expandir a capacidade instalada da fábrica. Mas isso é um jogo de dominó. Evidentemente a projeção é expandir, mas o [aumento do] consumo tem que vir. Nós estamos investindo para isso, em marca, produtos novos, tecnologia e capacitação. Agora depende da resposta do consumidor.>
Ele explica essa necessidade de ampliação: Quando você tem uma marca como o Talento tão exitosa, um Serenata de Amor que agora nós compramos tecnologia nova para fazer o recheio mais cremoso, e as nossas pesquisas de consumidor indicam que a preferência está indo nessa direção, nós prevemos que tenhamos forte crescimento.>
Esse possível investimento deve inclusive ampliar o número de postos de trabalho na unidade. Hoje, a planta da Garoto em Vila Velha emprega cerca de 2 mil profissionais diretamente.>
É uma corrida competitiva para trazer para o Brasil produtos sofisticados que você consegue achar em mercados mais maduros. E tudo isso vai trazer crescimento, valor para as companhias, e consequentemente gerar investimentos e criação de postos de trabalho, explica Liberato Milo.>
Essa aposta na expansão vai além do mercado nacional. Hoje já presente em 50 países, liderando inclusive as vendas de chocolates em alguns países, como o Uruguai, a empresa visa conquistar novos paladares pelo mundo.>
Conforme a colunista de A Gazeta Beatriz Seixas já havia noticiado, a Garoto tem vislumbrado ampliar a presença no mercado americano com novos e mais sofisticados produtos para atender a esses consumidores mais exigentes.>
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