> >
Empresas de petróleo em terra buscam novas fontes de óleo e gás no ES

Empresas de petróleo em terra buscam novas fontes de óleo e gás no ES

Oportunidades e expansão dos negócios no setor serão abordados na Vitória Petro Show, de terça (2) a quinta-feira (4), no Centro de Convenções de Vitória

Publicado em 1 de abril de 2024 às 17:38

Ícone - Tempo de Leitura 3min de leitura
Polo Cricaré, da Seacrest Petróleo, no Norte do ES
Polo Cricaré, da Seacrest Petróleo, no Norte do Espírito Santo. (Seacrest/Divulgação)

Terceiro maior produtor de petróleo e gás do país, o Espírito Santo voltou a ter crescimento na produção em 2023, com alta de 23% influenciada pela recuperação da produção em ambientes on shore na Região Norte do Espírito Santo, onde várias empresas independentes passaram a atuar depois de programas de desinvestimentos da Petrobras da região.  

E para continuar no caminho de alta, as empresas que atuam na região têm feito investimentos em prol das campanhas exploratórias, perfurando poços em busca de novas fontes de óleo e gás. Essas e outras potencialidades do setor no Espírito Santo estarão sendo discutidas no Vitória Petro Show, considerado o maior evento da indústria de óleo e gás no Estado, dos dias 2 a 4 de abril no Centro de Convenções de Vitória.

O evento vai contar com palestras, conferências, rodadas de negócios, visitas técnicas, abordando  e também as óticas de sustentabilidade dentro da temática ESG e também na inovação. Os encontros vão abordar assuntos das etapas de exploração e produção (upstream), transporte (midstream), refino (downstream), petroquímica, naval e transição energética.

"As empresas que compraram os blocos estão em campanha exploratória. O segmento da exploração e perfurar poços é um dos mais ricos. Isso é uma geração de prosperidade muito grande, porque é uma cadeia produtiva tremenda, que se investe na alimentação, transporte, mudanças de locação e movimentação de carga pesada", destacou Manoel Passos, presidente da Acespetro (Associação Capixaba das Empresas de Serviços de Petróleo e Gás), que está na organização da feira. 

Empresas de petróleo em terra buscam novas fontes de óleo e gás no ES

Segundo Passos, o Estado vive uma curva de crescimento exponencial muito grande com capacidade de prestação de serviço e transferência tecnológica, com possibilidade de muitas empresas capixabas atenderem às demandas das petroleiras. No país, de acordo com ele, são 99 empresas produzindo petróleo em terra, sendo 14 no Espírito Santo. "A meta é chegar a 500 mil barris por dia até 2030", frisou. 

Para percorrer esse caminho, Passos destacou ainda outros desafios que devem estar presentes em discussões nos dias de evento, como a desburocratização para a licença ambiental. Inclusive antes da abertura da feira, nesta terça, haverá um encontro com petrolíferas e representes do governo do Estado para apresentar soluções de crédito pelo Bandes e ambientais pelo Iema e Ibama. 

Durante o evento também será feita uma rodada de negócios com as 14 empresas capixabas para movimentar a economia do petróleo no Espírito Santo. A expectativa é movimentar nessa rodada de negócios a partir de R$ 150 milhões. "A Vitória Petro Show abre o calendário de feiras de óleo e gás do ano. A primeira é aqui", destacou. 

A feira está sendo organizada pela Associação Capixaba das Empresas de Serviços de Petróleo, Gás e Energias (Acespetro) e pela Sociedade Espírito-santense de Engenheiros (SEE), em colaboração com a Austral Energy Consulting e apoio institucional do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

A programação

  • Exposição FECAPGE: 1500 m² com 52 estandes de empresas nacionais e internacionais do setor de petróleo e gás.
  • Conferência PetroSul: Panorama atual e futuras evoluções da indústria de exploração, produção, refino e transporte no Espírito Santo.
  • Arena ESG: Discussões sobre temas ambientais, sociais e governança, abordando desafios de sustentabilidade socioambiental.
  • Arena Inovação: Destaque para tecnologias e inovações aplicadas aos segmentos de óleo, gás e energia, promovendo conexões no ecossistema de inovação.
  • Arena Comercial: O ambiente ideal para ficar por dentro de novos produtos, equipamentos, serviços e tecnologias aplicadas no setor.
  • Seção Técnica: Apresentação de trabalhos e pôsters técnicos selecionados, promovendo o intercâmbio de conhecimento.
  • PetroSupply Meeting: Encontros empresariais para impulsionar negócios entre empresas compradoras e fornecedoras da indústria de óleo e gás.
  • Visitas Técnicas: Circuitos E&P, Naval e P&D para conhecer de perto as operações locais.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais