> >
Venceu o amor: casamento entre jovens indígenas une povos diferentes no ES

Venceu o amor: casamento entre jovens indígenas une povos diferentes no ES

Rosiani Martini da Silva, é da etnia Guarani, enquanto o noivo, Leonardo Neves, pertence aos Tupiniquins. É a primeira vez que uma união entre povos distintos ocorre na Aldeia Temática Piraquê-Açú

Publicado em 26 de outubro de 2022 às 18:57

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura
Casamento entre jovens indígenas une povos diferentes em Aracruz
Casamento entre jovens indígenas une povos diferentes em Aracruz. (Jota Júnior)

O  amor de jovens de diferentes etnias uniu dois povos na celebração de um casamento em uma aldeia indígena em Aracruz, no Norte do Espírito Santo. A noiva, Rosiani Martini da Silva, é da etnia Guarani, enquanto o noivo, Leonardo Neves, faz parte da etnia Tupiniquim.

É a primeira vez que um casamento entre os povos distintos acontece na Aldeia Temática Piraquê-Açú, segundo o cacique e pai da noiva, Pedro Silva. A união inédita reuniu cinco aldeias do Estado e de Minas Gerais para celebrar a resistência de uma cultura milenar.

No casamento indígena, realizado no último sábado (22), o amor se manifestou nas cores e formas desenhadas no corpo. O noivo se prepara para a cerimônia com ajuda dos amigos. A pintura feita no corpo e no rosto de Leonardo, assim como os acessórios usados por ele, representam o lado espiritual e a cultura do povo Tupiniquim.

Casamento entre jovens indígenas une povos diferentes em Aracruz
Noivo se prepara para a cerimônia com ajuda dos amigos. (Jota Júnior)

“A pintura representa nosso lado espiritual, é como fazemos a nossa limpeza. Representa a cultura de cada povo. Cada povo tem seus traços e seu jeito de preparar a tinta. [...] O colar representa a minha espiritualidade, de onde eu tiro forças”, conta Leonardo.

Cultura, tradição e amor: casamento entre jovens de povos indígenas diferentes em Aracruz
A pintura feita no corpo e rosto de Leonardo representa o lado espiritual e a cultura do povo Tupiniquim. (Jota Júnior)

As etnias Guaranis e Tupiniquim são as únicas que existem no Estado. Apesar das diferenças entre os dos povos, o casamento entre eles é um símbolo da união e resistência indigena.

Aspas de citação

Nós do povo Tupiniquim temos muito contato com os brancos, já os Guarani tem ainda uma cultura bastante tradicional. O casamento entre os povos significa união, e uma forma de fortalecer a nossa cultura e manter a resistência

Leonardo Neves
Noivo
Aspas de citação

A noiva Rosiani se arrumou em outro local e chegou na aldeia acompanhada de amigos e familiares. Diferente dos casamentos em culturas não indígenas, é comum que os noivos se encontrem antes da cerimônia.

Aspas de citação

Estou um pouco nervosa. Ele tem o povo dele e eu tenho o meu, mas a gente vai aprendendo um com o outro. Nossas famílias, nossos povos, se dão bem, isso é o que mais importa

Rosiani Martini da Silva
Noiva
Aspas de citação

A entrada dos noivos é marcada pelo som de músicas que comemoram a união e destacam a importância da natureza.

Cultura, tradição e amor: casamento entre jovens de povos indígenas diferentes em Aracruz
Cultura, tradição e amor: o casamento foi celebrado e marcado pelas músicas das etnias Guarani e Tupiniquim . (Jota Júnior)

Durante a cerimônia, uma anciã de cada etnia que representa os noivos, abençoa o casal na língua nativa. Depois, os votos são anunciados em português.

Após esse ritual, é a vez do cacique, orientar o casal e finalizar a cerimônia. Rosiani é a filha mais nova do cacique Pedro, por isso ele também faz votos no papel de pai.

Rosiani é a filha mais nova do cacique Pedro, por isso ele também faz votos no papel de pai.
Rosiani é a filha mais nova do cacique Pedro, por isso ele também faz votos no papel de pai. (Jota Júnior)

“Eu faço o casamento dela, primeiro como cacique, responsável pela aldeia, e depois como pai. [...] A cerimônia contou com as duas aldeias, não é uma coisa comum o casamento entre as duas etnias. Uma cerimônia como essa é importante para que as culturas Guaranis e Tupiniquim, que já vem de 1.500 anos atrás, não sejam esquecidas”, conta.

Agora casados, Rosiani e Leonardo vão morar juntos na aldeia da noiva. Para familiares e amigos que vieram celebrar a união do casal, mais do que uma festa, é o casamento entre eles é um símbolo da continuidade do povo indígena.

Aspas de citação

Ter um casamento entre as duas etnias para nós é um motivo de orgulho. O casamento significa a esperança de um mundo melhor e que seja eterno. É isso que nós prezamos e tentamos garantir, que nossas gerações continuem por muitos anos

Bruno Siqueira
Indigena da aldeia Tupiniquim e primo do noivo
Aspas de citação
Cultura, tradição e amor: casamento entre jovens de povos indígenas diferentes em Aracruz
Agora casados, Rosiani e Leonardo vão morar juntos na aldeia da noiva. (Jota Júnior)

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais