> >
Sesa vê negligência médica em caso de menino que morreu em ambulância e afasta plantonistas

Sesa vê negligência médica em caso de menino que morreu em ambulância e afasta plantonistas

A direção do hospital comunicou que registrou uma ocorrência policial contra o que considera "flagrante negligência médica por parte dos profissionais"

Publicado em 30 de abril de 2022 às 19:08

Ícone - Tempo de Leitura 3min de leitura
Kevinn, 16 anos, morreu após esperar horas dentro de uma ambulância em Vila Velha
Kevinn, 16 anos, morreu após esperar horas dentro de uma ambulância em Vila Velha. (Arquivo pessoal)

Duas médicas plantonistas que trabalham no Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha, foram afastadas das funções após a morte de Kevinn Belo Tomé da Silva, de 16 anos, neste sábado (30). Em nota enviada à reportagem, a Secretaria de Estado da Saúde informou que a direção do hospital lamenta o falecimento do adolescente, que esperou aproximadamente quatros horas por um leito de UTI.

A direção do hospital, além do afastamento, comunicou que registrou uma ocorrência policial contra o que considera "flagrante negligência médica por parte dos profissionais".

O caso está sendo investigado pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), da Polícia Civil, após registro de boletim de ocorrência por parte da família de Kevinn.

A direção informou ainda que na segunda-feira (2) fará representação junto ao Conselho Regional de Medicina (CRM-ES) para que a conduta das profissionais envolvidas seja devidamente avaliada.

"A instituição considera inadmissível negligência em qualquer atendimento, já que a premissa do hospital é garantir acolhimento e assistência a todos os pacientes. E informa que garantirá toda assistência necessária à família do jovem Kevinn", diz em nota.

Kevinn foi transferido de Cachoeiro de Itapemirim, cidade onde morava com a família, para Vila Velha. Ao chegar ao local, por volta de 0h30, não foi atendido nas dependências do hospital. O adolescente morreu às 4h30 da madrugada deste sábado (30). Um vídeo mostra a revolta dos familiares pela falta de atendimento. No momento da gravação, Kevinn estava dentro da ambulância, sem atendimento. 

Sobre a falta de atendimento, o Himaba, em nota enviada pela Sesa, reforçou que estava preparado para receber o paciente, com disponibilidade de leito, profissionais e equipamentos necessários ao atendimento.

Sesa vê negligência médica em caso de menino que morreu em ambulância e afasta plantonistas

Veja a nota na íntegra

A direção do Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba) lamenta profundamente o falecimento do adolescente Kevinn Belo Tomé da Silva e informa que registrou ocorrência policial contra o que considera flagrante negligência médica por parte dos profissionais plantonistas. Destaca também que as duas médicas foram afastadas de suas funções. 

A direção informa ainda que na segunda-feira fará representação junto ao Conselho Regional de Medicina para que a conduta das profissionais envolvidas seja devidamente avaliada. E reafirma que o HIMABA estava preparado para receber o paciente, com disponibilidade de leito, profissionais e equipamentos necessários ao atendimento. 

A instituição considera inadmissível negligência em qualquer atendimento, já que a premissa do hospital é garantir acolhimento e assistência a todos os pacientes. E informa que garantirá toda assistência necessária à família do jovem Kevinn.

CASO ESTÁ SENDO INVESTIGADO PELA POLÍCIA CIVIL

Polícia Civil informou que a família registrou boletim de ocorrência na Delegacia Regional de Vitória, na manhã deste sábado (30). O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) será responsável pelas investigações, detalhou em nota.

O QUE DIZ O HIMABA

Em entrevista à TV Gazeta, o diretor do Himaba admitiu que o hospital estava com o leito de UTI disponível para atender o adolescente. De acordo com Fábio Diehl, o caso está sendo apurado e será levado para a Polícia Civil e para o Conselho Regional de Medicina (CRM-ES).

“Estamos consternados com o fato e nos solidarizamos com a família, para a qual estamos dando todo o suporte. Tínhamos a vaga confirmada, equipamentos e equipe à disposição. Estamos apurando o ocorrido e vamos ouvir todas as pessoas envolvidas para tomar as medidas cabíveis”, garantiu.

O QUE DIZ O CRM

Procurado pela reportagem da TV Gazeta, o Conselho Regional de Medicina (CRM-ES) informou que vai abrir sindicância para apurar as responsabilidades no caso da morte de Kevinn, de 16 anos. 

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais