ASSINE

Sesa atualiza cenário da Covid-19 no ES e fala sobre estudo em Viana

Secretário Nésio Fernandes concede coletiva de imprensa nesta segunda-feira (9), junto ao prefeito Wanderson Bueno. Acompanhe

Publicado em 09/08/2021 às 14h20

15:08

Fim da transmissão

O secretário finalizou a transmissão da coletiva de imprensa nesta segunda-feira (9).


15:03

"Cuidados devem permanecer com uso de máscaras e não aglomeração", diz subsecretário

Luiz Carlos Reblin: "Com tantas notícias boas, nos preocupa com relação ao pensamento das pessoas sobre o uso das máscaras ou aglomeração. Nesse momento, em que a nossa cobertura vacinal avança, não é possível prever quando vamos poder retirar essas restrições. Normalmente, a Organização Mundial da Saúde faz anúncios gerais sobre o controle geral dessas doenças. Vamos chegar ao momento em que o controle da doença deverá se estabelecer em um patamar reduzido. Mas ainda é muito improvável a gente prever uma data pra isso. (...) Temos população de média idade que não está retornando para tomar a segunda dose. Vacina não evita completamente o adoecimento. Mesmo tomando duas doses, pode adoecer, pode transmitir a doença, pode evoluir a óbito. Vacina é importante porque ela vai evitar a circulação do vírus, surgimento de variantes, mas não protege absolutamente a todas as pessoas que tomam. Por isso, o cuidado deve permanecer".


15:00

"Até final do ano, podemos ter novas mudanças", informa secretário

Nésio Fernandes: "Nos meses de agosto e setembro, nós reconhecemos a avaliação de cenários apresentada e que estes seriam meses de transição. Temos a maioria absoluta dos municípios em risco baixo. Desta maneira, diversas atividades já estão autorizadas com exigência de protocolos. No contexto de baixo risco, as limitações são pequenas. Podemos ter, até o final do ano, novas mudanças no tema do retorno das aulas, na rotatividade, liberação de eventos e atividades que estão em fase de discussão, mas estamos aguardando a ampla cobertura vacinal. Caso ocorra novo comportamento na pandemia, circulação de variante letal, podemos modificar e até retroagir em medidas adotadas".


14:54

Município vai acionar morador que não comparecer para tomar a segunda dose em Viana

Wanderson Bueno: "O município iniciou a segunda etapa do projeto. Organizamos a partir do dia 8 de agosto o grande dia D, o primeiro dia de mobilização. Ontem tivemos o comparecimento de mais de 50% do público. O esquema vacinal está programado para os próximos 14 dias. O município já vinha adotando estratégias desde o início. Temos lá uma ampla rede de unidade de saúde e os agentes, que nos ajudam com a mobilização. Faremos uma busca dentro desses 14 dias para atingirmos 100% das pessoas e acionar o morador que não comparecer para tomar a segunda dose".


14:49

"Não há previsão de projeto ser feito em outros municípios do ES", diz Nésio

Nésio Fernandes: "Não há previsão de realizar o mesmo estudo em outros municípios. No entanto, temos tomado diversas iniciativas de fazer estudos dentro do projeto Viana Vacinada. Estamos analisando novas fases para avaliar o uso da meia dose em outros esquemas no próprio município. Entre os 20 mil vacinados em Viana, não houve nenhum óbito em 28 dias".


14:46

Nésio comenta sobre efeitos da meia dose em grupo de Viana

Nésio Fernandes: "Do total de pacientes vacinados com a meia dose, 600 pacientes voluntários foram monitorados com exames laboratoriais. Aproximadamente 550 preservaram a participação no estudo. Nos resultados avaliados após 28 dias, foi identificado que em 88,3% dos pacientes, a meia dose foi capaz de gerar um efeito protetor". 


14:44

Breve pausa

O secretário Nésio Fernandes informa que a coletiva terá uma breve pausa para organização das perguntas dos veículos de imprensa.


14:41

"Continuem usando máscaras. Novas variantes preocupam o mundo", diz Nésio

Nésio Fernandes: "Durante a pandemia, nós não paralisamos o sistema de saúde e nossos projetos estratégicos. A partir desse final de semana, temos 97% da cobertura do serviço de urgência e emergência no Estado. (...) Gostaria de agradecer a todos os veículos de imprensa, aos pesquisadores, outras entidades pela grande mobilização em torno do projeto Viana Vacinada. Dessa maneira, concluo esse tema inicial da coletiva. Pedimos que a população continue usando máscaras. Novas variantes preocupam todo o mundo"


14:40

3 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 já foram aplicadas no ES

Nésio Fernandes: "Alcançamos ontem a marca de 3 milhões de doses aplicadas no Espírito Santo. Essa marca é resultado da rapidez da aplicação das doses que chegam ao Estado. Nós, ontem, tivemos em todos os municípios da Grande Vitória com uma única solicitação de leito na central de vagas de regulação da Sesa. De fato, estamos vivendo uma fase de consolidação da etapa de recuperação de uma grande curva de casos. Esse efeito se dá pela ampla cobertura vacinal. Estamos confiantes dos resultados que a saúde pública brasileira pode alcançar com a imunização".


14:36

"População de Viana, faça a adesão à segunda dose da vacina", diz secretária

Jaqueline D'Oliveira Jubini: "Aproveito o momento para dizer que o município de Viana teve a oportunidade de acelerar esse processo de vacinação. É importante fazermos o chamamento para que a população faça a adesão a segunda dose da vacina, que é a que vem para reforçar e garantir a imunidade. Abriremos agendamento a partir das 18h de hoje, chamamos a população para que, assim, consigamos concluir a imunidade".

A Gazeta integra o

Saiba mais
Espírito Santo Viana SESA Coronavírus Coronavírus no ES Covid-19 espírito santo nesio fernandes viana Pandemia Vacinas contra a Covid-19

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido possível

Bem-vindo

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espírito Santo.

Para melhorar a sua navegação, A Gazeta utiliza cookies e tecnologias semelhantes como explicado em nossa Politica de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.