ASSINE

Secretário de Saúde atualiza informações sobre a Covid-19 no ES

O Estado já acumula 6.276 mortes por Covid-19 e mais de 300 mil casos de coronavírus.

Publicado em 22/02/2021 às 09h12
Atualizado em 22/02/2021 às 10h06

Nésio Fernandes concede, na manhã desta segunda-feira (22), uma coletiva de imprensa para atualizar informações sobre a pandemia de coronavírus no Espírito Santo. O Estado já acumula 6.276 mortes por Covid-19 e mais de 300 mil casos de coronavírus.


10:04

Coletiva é encerrada

A coletiva foi encerrada. Uma nova entrevista deve ocorrer na próxima sexta-feira (26), no formato on-line e com perguntas enviadas com antecedência pela imprensa


09:58

Nésio defende atualizações em modelo de gestão de OSs

"Entendemos que o modelo de gestão de OS (Organização Social) enfrenta uma grave crise no Brasil e o Espírito Santo trabalhará para atualizar a legislação do modelo. Estamos trabalhando algumas atualizações porque há um risco não só para o Estado, mas também para a própria OS. Estaremos no ES implementando a imigração dos hospitais do Estado para a fundação Inova, que já administra o Hospital Central. Mais sete hospitais serão migrados para a fundação", aponta Nésio.


09:52

ES fará sequenciamento genético

"O ES autorizou a aquisição de equipamentos para realizar o sequenciamento genético no Estado. Devemos em um prazo de até 120 dias a instalaçao desses equipamentos", conta Nésio.


09:47

É possível que o ES já tenha transmissão comunitária de variante do coronavírus

"Todos os casos sequenciados pela variante P1 são de pacientes isolados de Manaus que foram submetidos a um bloqueio de vigilância rígido. Não há confirmação de transmissão comunitária dessa variante no Espírito Santo. Porém, alerto para que é possível que essa variante ja tenha transmissão comunitária no nosso Estado não ocasionada pelos paciente que vieram do Amazonas porque foi feito o bloqueio. A variante não entrou em transmissão comunitária por termos acolhidos os pacientes de Amazonas. (Receber os pacientes) foi uma medida acertada do ponto de vista sanitário, humano e até espiritual. Estamos garantindo o direito de acesso e salvando vidas. Essa é a missão do SUS", defende Nésio.


09:42

Covaxin e Sputinik V

O secretário Nésio comentou a decisão do Ministério da Saúde, que confirmou a dispensa de licitação para a compra de outras duas vacinas contra a Covid-19, a indiana Covaxin e a russa Sputnik V. "Foi uma decisão acertada. O país tem pressa e precisa imunizar a sua população o mais rápido possível. É o mesmo procedimento que poderia ser feito no ano passado. É o mesmo procedimento que poderia ser feito com a Pfizer"


09:36

Segunda dose de quem tomou a primeira está garantida, diz Reblin sobre vacina

Reblin agora comenta sobre a vacinação no Estado: "Estamos aguardando a definição do Ministério da Saúde sobre a entrega de novas doses no final deste mês ou início de março. As segundas doses de quem tomou a primeira dose já estão separadas e as pessoas reeceberão no momento oportuno"


09:33

Intervenção no Himaba

Nésio fala sobre a intervenção no Himaba, em Vila Velha: "No dia de ontem foi publicada a intervenção no Himaba, em Vila Velha. A organização social passou a incumprir cláusulas. Observamos também falta de materiais, como luvas e medicamentos e instabilidade no serviço e risco iminente de desasistência".


09:25

ES vai publicar portaria de monitoramento de passageiros

Segundo Nésio, nesta semana será publicada uma portaria sobre as estratégias do Estado de monitoramento de passageiros de transporte aéreo e terrestre. As companhias aéres e empresas de ônibus terão um prazo de uma semana a dez dias para se adequarem. "Isso vai permitir que a gente alerte os demais passageiros quando um deles for contaminado", explica Reblin


09:20

ES recebe doação de testes de antígenos

Segundo Nésio, o Estado vai receber hoje uma doação da Organização Panamericana de Saúde de 62 mil testes rápidos de antígenos, que serão distribuídos às unidades. Esse tipo de testagem permite um diagnóstico mais rápido. O Estado está fazendo uma licitação para adquirir 250 mil testes do tipo.


09:18

"Tomar a vacina não significa abandonar os cuidados"

O subsecretário de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, faz apelo para que os capixabas mantenham os cuidados: "Tomar a vacina não significa abandonar os cuidados. A vacina leva um tempo para produzir os efeitos. Precisamos manter os cuidados, como uso de máscaras e distanciamento".

A Gazeta integra o

Saiba mais
SESA Coronavírus Coronavírus no ES nesio fernandes Pandemia

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido possível

Para melhorar a sua navegação, A Gazeta utiliza cookies e tecnologias semelhantes como explicado em nossa Politica de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.

Bem-vindo

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espírito Santo.