ASSINE

Secretário da Saúde fala sobre 2ª fase do inquérito sorológico no ES

Nesta segunda-feira (1), Nésio Fernandes fez uma apresentação sobre os resultados obtidos; veja a transmissão e confira os principais tópicos

Publicado em 01/06/2020 às 14h38
Atualizado em 04/06/2020 às 15h31

15:07

Término da apresentação

Depois de aproximadamente 30 minutos, o secretário Nésio Fernandes encerrou a transmissão desta segunda-feira (1), na qual apresentou os resultados da segunda etapa do inquérito sorológico.


15:06

Inquérito influencia decisões do Governo do ES

"A partir desse momento, poderemos refinar ainda mais o conjunto de decisões para enfrentar a pandemia. Termino agradecendo os mais de 400 trabalhadores que se empenharam para que essa pesquisa e esse estudo fosse possível", concluiu Nésio Fernandes.


15:05

Conclusão do inquérito sorológico: três vezes mais infectados no ES

Apresentado pelo secretário, o resumo abaixo mostra o que foi possível identificar sobre a pandemia do novo coronavírus no Espírito Santo, a partir da segunda fase do inquérito sorológico. O principal destaque vai para o aumento no número de infectados, que triplicou em apenas 15 dias. Confira:

Perfil segunda fase do Inquérito Sorológico: conclusão
Perfil segunda fase do Inquérito Sorológico: conclusão. Crédito: Reprodução/Sesa

15:03

30% dos pacientes são assintomáticos

Conforme os dados da apresentação, cerca de 30% dos pacientes não apresentaram qualquer sintoma. Já outros 33% tiveram quatro ou mais problemas durante o período em que estiveram doentes. Confira abaixo o gráfico:

Perfil segunda fase do Inquérito Sorológico: casos positivos
Perfil segunda fase do Inquérito Sorológico: casos positivos. Crédito: Reprodução/Sesa

14:59

Tosse e perda do olfato são os sintomas mais comuns

A tosse esteve presente em 39% dos pacientes; e a perda da capacidade de sentir cheiros, em 37%. A fadiga e a febre foram sintomas de 31% e 28% dos pacientes, respectivamente. "Houve uma certa equivalência entre a primeira e segunda etapas, mostrando que a Covid-19 é um problema respiratório que pode ter reflexos nos demais aparelhos", explicou o secretário.


14:57

Confira o perfil dos testados e entrevistados no ES

Abaixo, é possível ver o perfil das pessoas que fizeram parte da segunda fase do inquérito sorológico:

Perfil segunda fase do Inquérito Sorológico
Perfil segunda fase do Inquérito Sorológico. Crédito: Reprodução/Sesa

14:54

Inquérito sorológico: 70% dos casos afeta negros e pardos

As populações negra e parda representaram juntas 70% dos casos positivos de Covid-19, mesmo representando uma porcentagem menor na população total capixaba, de acordo com o secretário.


14:52

Serra e Vila Velha apresentam o maior aumento de infectados

"O município de Serra teve um crescimento praticamente três vezes maior. Vila Velha também teve um comportamento semelhante. Já Cariacica teve um aumento de duas vezes. A exceção fica por Vitória, que teve um crescimento mais lento. Vale lembrar que não é possível projetar a população infectada sobre cada cidade", informou o secretário.


14:50

Segunda fase: 239 pessoas testaram positivo

"Na primeira etapa, foram 97 cidadãos positivos no teste sorológico e, agora, 239; representando os 5,14% da população capixaba infectada", detalhou o secretário.


14:50

Coronavírus no ES: mais de 206 mil infectados

"O estudo de prevalência aponta a taxa de infecção da população em um conjunto de municípios que possam projetar todo o Espírito Santo. A prevalência passou para 5,4% da população, o que equivale a mais de 206 mil pessoas que já tiveram contato com o coronavírus - o que revela um aumento da transmissão, já que o primeiro apontou cerca de 84 mil infectados", explicou o secretário. "Já o estudo de extensão busca identificar o grau de interiorização da doença; e subiu de 0,26% para 2,1%", completou.

A Gazeta integra o

Saiba mais
Espírito Santo SESA Coronavírus Coronavírus no ES espírito santo nesio fernandes Pandemia

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido possível

Para melhorar a sua navegação, A Gazeta utiliza cookies e tecnologias semelhantes como explicado em nossa Politica de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.

Bem-vindo

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espírito Santo.