ASSINE

Secretário da Saúde atualiza situação da pandemia de Covid-19 no ES

O secretário Nésio Fernandes realizou uma coletiva de imprensa nesta tarde para falar sobre o enfrentamento ao novo coronavírus no Estado capixaba; veja o que foi dito

Vitória / Rede Gazeta
Publicado em 23/03/2021 às 15h52

16:29

Fim da entrevista coletiva

Nésio Fernandes: "Segunda dose da Astrazeneca será aplicada a partir do mês de abril e especialmente no mês de maio. Sem mais perguntas, agradeço a presença de todos. Desejo que o povo capixaba entenda a gravidade do momento".


16:26

Nésio Fernandes faz alerta para pessoas que já foram vacinadas

Nésio Fernandes: "São necessários mais estudos para confirmar constatação sobre a vacina e as variantes. Já temos relatos de infecção de pacientes que tiveram a Covid ano passado, foram vacinados, e contraíram a doença após 28 dias de vacinação. No entanto, apresentam sintomas leves da doença. Este é um alerta para a população de que é importante interromper a cadeira de transmissão, usar máscaras e não aglomerar. Quem está vacinado, ainda vive em ambiente de circulação do vírus".


16:23

"Idosos precisam ser preservados", diz secretário da Saúde

Nésio Fernandes: "Mesmo com avanço da doença entre os jovens, a população que mais evolui a óbito ainda é a idosa. Ela precisa estar protegida da juventude que está se infectando. Na ampla maioria, os idosos apresentaram a quarentena durante o ano. Eles precisam ser preservados, então havendo ampla disponibilidade de doses, poderemos acelerar em campanhas as vacinações de alguns municípios. No entanto, diante da escassez de doses, vamos manter o calendário de vacinação".


16:17

Medidas restritivas no ES podem ser atualizadas esta semana

Nésio Fernandes: "Questões relacionadas as medidas restritivas são avaliadas diariamente pelo governo do Estado. Ao longo desta semana, até sexta-feira, poderemos ter atualizações das medidas de distanciamento".


16:16

Vacinação do público entre 60 a 69 anos no ES pode acontecer em breve

Orlei Cardoso, gerente Estadual de Vigilância em Saúde: "É possível que a gente consiga iniciar a fase de 60 a 69 anos. Na quinta-feira, receberemos nova remessa e vamos finalizar. Chegamos a 78% da distribuição de vacinas do público de 70-74. Se a gente conseguir finalizar, vamos iniciar a próxima faixa etária. Vai depender do quantitativo que vamos receber agora".


16:13

Sesa vai analisar se Grande Vitória pode ser epicentro de variante inglesa

Nésio Fernandes: "Como as amostras RT-PCR da Grande Vitória, desde a segunda quinzena de dezembro, foram enviadas para laboratórios privados, não podemos confirmar epicentro na Grande Vitória. Mas já solicitamos acesso aos dados para confirmar essa possibilidade, de que a Grande Vitória pode ser o epicentro da variante".


16:12

ES deve receber novas doses ainda esta semana

Nésio Fernandes: "Nesta quinta-feira teremos mais doses de vacinas, assim que o Ministério confirmar, vamos liberar as doses reservadas para segunda dose. Precisamos vacinar rapidamente com toda a quantidade de vacina disponível no Espírito Santo. Seguimos as negociações com doses de vacinas. Temos a esperança de fazer aquisição de vacinas para imunizar rapidamente a população capixaba".


16:09

Secretário comenta sobre dificuldades da rede de Saúde

Nésio Fernandes: "Temos pacientes com comorbidades vasculares, cerebrais, oncológicas e nem sempre os hospitais com os melhores recursos estão disponíveis. Isso incrementa a dificuldade de internação em alguns casos. PAs e UPAs podem ficar com pacientes mais graves na situação de colapso da rede assistencial".


16:05

"Jovens vão morrer em proporção não vista em outro momento da pandemia"

Nésio Fernandes: "Precisamos controlar a doença na juventude. Os jovens vão morrer em uma proporção não vista em outro momento na pandemia com a circulação de novas variantes no Brasil. Temos as variantes originárias circulando no ES, e temos a suspeita da variante inglesa, crescendo de maneira exponencial. Ambas as variantes afetam jovens em proporção maior, e fará com que muitas evoluam a óbito também. Por isso a juventude precisa compreender que usar máscaras não é um capricho. Usar máscaras é um sinal de amor próprio. Usar adequadamente: não é máscara 'de queixo' e 'de pescoço'. De preferência, usar máscaras com alto poder filtrante. Usem máscaras, não façam festas, reuniões de amigos. Não é o momento".


16:03

"A crise é de todos e não escolhe classe social", diz Nésio Fernandes

Nésio Fernandes: "Afirmo a vocês que temos hoje, em diversos hospitais públicos do Espírito Santo, com plano de saúde. Inclusive políticos, internados sem conseguir vagas para hospitais privados de São Paulo e outros, referência do Brasil. Estou falando de leito privado. Quero dizer que a crise é de todos, e neste momento não escolhe classe social. A pressão está sendo simultânea sobre as redes privadas, filantrópicas e públicas. Para interromper a cadeia de transmissão, você precisa, diante de qualquer sintoma, procurar uma unidade de saúde".

Espírito Santo SESA Coronavírus Coronavírus no ES espírito santo nesio fernandes tempo real

Para melhorar a sua navegação, A Gazeta utiliza cookies e tecnologias semelhantes como explicado em nossa Politica de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.

Bem-vindo

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espírito Santo.