Secretário da Saúde atualiza informações do combate à Covid-19 no ES

Nésio Fernandes faz nova transmissão on-line sobre a pandemia na manhã desta sexta-feira (30); acompanhe

Vitória
Publicado em 30/04/2021 às 10h06

10:37

Fim da entrevista coletiva

Nésio Fernandes: "Não havendo mais questões, agradecemos a participação de todos. Pedimos que todos compreendam que ainda não vencemos e que a pandemia ainda não acabou. Seguiremos apostando na ciência e nas boas práticas para chegar até o final do ano reconhecendo que o Espírito Santo venceu a pandemia. Sempre objetivando salvar vidas. Quero finalizar a coletiva expressando meus profundos sentimentos pelos mais de 400 mil brasileiros que perderam a vida ao longo deste mais de um ano de pandemia. Sentimos com muita dor e profundidade a perda de todo ser humano. Grande parte dessas mortes era evitável. Entendemos que o Brasil falhou no enfrentamento da pandemia. Tivemos falhas graves da condução nacional. Ficou sob responsabilidade dos prefeitos e governadores as principais decisões, no entanto, essa responsabilidade não foi acompanhada do poder necessário para definir medidas econômicas, por exemplo. Sem dúvida alguma, isso prejudicou a coesão do povo brasileiro na adoção das medidas que poderia ter evitado uma grande quantidade de mortes. Nós, do governo do Estado, temos consciência tranquila, porém, com muita dor pelas perdas. Sempre apostamos na proteção da vida como objetivo mais importante. Entendemos que, ter alcançado a quantidade de óbitos que o país alcançou, será para sempre uma mancha muito dura a ser lembrada na história do nosso país. (...) nossos sentimentos a todas as pessoas. Seguimos lutando e resistindo. Muito obrigado".


10:37

ES vai publicar lista de documentos de comprovação para grupo de comorbidades

Luiz Carlos Reblin e Nésio Fernandes: "Vamos publicar brevemente os documentos que servem de comprovação para as comorbidades. A definição não é municipal, é nacional, e o Estado ajusta algumas questões locais. Em geral, os laudos têm validade de 90 dias. Os laudos médicos devem ser apresentados com a maior atualização possível. Municípios deverão guardar a documentação".


10:31

"Quem tomou a primeira dose, deve monitorar para tomar a segunda", diz subsecretário

Luiz Carlos Reblin: "Grupo que se recusa a tomar a vacina são aquelas pessoas que, por alguma razão, não compareceram para tomar a segunda dose. Não estão se recusando, mas por alguma razão não compareceram. Então a gente faz aqui uma referência especial a isso: quem tomou a primeira dose, deve monitorar quando a cidade vai abrir agendamento para segunda dose. A primeira dose acorda o sistema imunológico da pessoa, e a segunda consolida, atiça ainda mais o sistema imunológico para que a reação se complete. É fundamental que a gente tome a segunda dose".


10:29

ES vai receber 10 mil doses da Pfizer

Nésio Fernandes e Luiz Carlos Reblin: "Confirmamos o envio de 10 mil doses da Pfizer de D1 para aplicação da população capixaba. A previsão da chegada da Pfizer é de hoje ou amanhã. Estamos preparados na rede de frio para condicionar esses insumos, porque eles dependem de temperatura mais baixa. Nossa coordenação vem definindo mecanismos de utilização dessa vacina, que é um pouco diferenciado".


10:25

ES pode ter taxa de ocupação nos leitos de UTI abaixo de 80% em maio

Nésio Fernandes: "É possível que até o final da próxima semana o ES ocupe uma taxa de ocupação inferior a 80% da ocupação de pacientes internados em UTIs. Como anunciado, o mês de maio poderá caracterizar que municípios sejam classificados em risco baixo, moderado e poucos no risco alto. Isso representará uma retomada ampla das atividades econômicas e sociais e um momento de reforçar a adesão aos protocolos que reduzem o risco da transmissão da doença. Iremos manter a previsão de abertura de leitos".


10:21

Secretário fala da possibilidade de 4º onda da pandemia no ES

Nésio Fernandes: "Fazemos análise da possibilidade de uma 4ª extensão da pandemia no nosso Estado, que pode ter um comportamento diferente. (...) Apesar do aumento de infecção entre os jovens, esse perfil não alcançou a proporção que outros Estados alcançaram. Esse comportamento, no entanto, pode ocorrer em uma possível 4ª fase. Por isso as pessoas precisam se preservar, usar máscaras, não realizar atividades sociais".


10:19

Secretário detalha vacinação de pessoas com comorbidades no ES

Nésio Fernandes: "Definimos que toda a população do Espírito Santo que possua Síndrome de Down, qualquer deficiência intelectual, serão imunizadas entre a faixa de 18 a 59 anos. Também, da mesma forma, pessoas com fibrose cística, gestantes e puérperas, pessoas com obesidade mórbida com índice corporal acima de 40, todos serão alcançados na primeira fase da imunização. Também as pessoas com deficiência permanente. As pessoas também em tratamento de terapia renal, de 18 a 59 anos, serão alcançadas na primeira fase. Na segunda fase, serão alcançadas as pessoas com demais comorbidades".


10:16

Sesa distribuiu 2.600 doses para municípios que estavam sem a D2

Luiz Carlos Reblin: "Em relação à vacina, temos 42 municípios que ontem não tinham mais a dose 2. Ontem iniciamos a distribuição de 2.200 doses da Coronavac. É uma quantidade pequena, não é número grande. Temos uma reserva para incidentes. É uma quantidade pequena, mas fica como reserva técnica. Mas com a necessidade de aplicação da D2, incluímos essas 400 doses que tínhamos de reserva".


10:14

"Responsabilidade da sociedade aumenta", diz subsecretário Reblin

Luiz Carlos Reblin: "Todas essas notícias da recuperação elencadas pelo secretário coloca ainda mais responsabilidade sob a sociedade. Nesse momento da queda de óbitos, internações... A responsabilidade aumenta. Não significa que a pandemia acabou. Utilização da máscara, ficar distante das pessoas, ter cuidado com distanciamento, higienização das mãos, isso permanece entre nós com muito mais responsabilidade. Podemos ter a sensação de que tudo acabou. Para esta etapa, a sociedade inteira precisa se responsabilizar e continuar adotando medidas necessárias".


10:10

ES deve receber 600 mil doses ao longo do mês de maio, diz secretário

Nésio Fernandes: "O Estado tem excelente desempenho na vacinação. Isso dá condições para que a gente consiga ser um dos primeiros Estados do Brasil a alcançar imunidade coletiva. Temos expectativa de que, ao longo do mês de maio, a possibilidade de receber mais 600 mil doses no Espírito Santo. Isso permitirá que a gente consiga avançar na imunização plena da vacinação, e todo o público-alvo desenhado pelo Ministério da Saúde. Nos próximos 15 dias devemos receber um quantitativo suficiente da Coronavac para a segunda dose".


10:08

ES vai consolidar fase de recuperação na primeira quinzena de maio

Nésio Fernandes: "Conforme previsto, a última semana do mês de abril de fato consolida uma fase de recuperação da curva de casos, internações, ocupação hospitalar e óbitos no Espírito Santo. Nós devemos, de fato, ter ao longo da primeira quinzena de maio, a consolidação da fase da recuperação da 3ª fase da doença no nosso Estado. Conseguimos resistir a pior fase da pandemia sem colapsar o sistema de saúde".


10:06

Início da transmissão

À frente da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), o secretário Nésio Fernandes dá início à transmissão on-line desta sexta-feira (30), na qual atualizará a situação da pandemia do novo coronavírus no Espírito Santo. Acompanhe com A Gazeta.

A Gazeta integra o

Saiba mais
Espírito Santo SESA Coronavírus Coronavírus no ES espírito santo nesio fernandes Pandemia Vacinas contra a Covid-19

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.