Secretaria de Educação detalha volta às aulas no ES

A Secretaria do Estado de Educação (Sedu) detalhou nesta quinta-feira (28) como será a volta às aulas nas redes estadual e municipal de ensino em 2021

Publicado em 28/01/2021 às 09h56
Atualizado em 28/01/2021 às 11h51

A Secretaria do Estado de Educação (Sedu) detalhou nesta quinta-feira (28) como será a volta às aulas nas redes estadual e municipal de ensino em 2021. Também participaram da coletiva de imprensa os secretários de Educação da Grande Vitória e o presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), representando as demais secretarias municipais de Educação do Espírito Santo. Veja o vídeo.


10:08

Encerramento da coletiva

A transmissão da coletiva de imprensa, por meio da plataforma Zoom, foi encerrada.


10:07

Monitoramento da frequência escolar

"Nunca deixamos de monitorar a frequência, só adaptamos a forma de fazer isso. Na escola existe a chamada. Quando há trabalho remoto, a frequência é aferida de outra maneira, por exemplo com devolutivas de atividades. Manteremos o modelo híbrido e também o monitoramento da frequência neste ano. Até para evitar o fenômeno da evasão, que é importante".


10:06

"O Estado não obrigou os municípios a retornarem até o dia 1 de março"

“Ninguém é obrigado a fazer o que estamos anunciando. O Estado não obriga o município e o município não tem obrigação de tomar a decisão pelo retorno até o dia 1 de março. Compreendemos que estamos em uma pandemia, mas, ao mesmo tempo, há opção dos gestores e também há uma realidade cruel para os estudantes, que estão há um ano sem aulas presenciais, com todos os desdobramentos que isso traz, já que a escola não é só ambiente de ensino e aprendizagem. Tirando o termo 'obrigatoriedade', voltaremos até o dia 1 de março".


10:00

"Testagem não é pré-requisito para a volta"

“Planejamos a volta de acordo com os protocolos estabelecidos, tanto do ponto de vista pedagógico quanto da biossegurança. Mas a definição técnica, assim como autorização para volta às aulas, passam pelas autoridades de saúde, estadual e municipais. As outras atividades, que não de educação, já voltaram. Fizemos os testes destes profissionais ao longo da volta deles, não é pré-requisito para o retorno fazer a testagem. Estamos nos mobilizando para ver a viabilidade de fazer a testagem mais de uma vez na rede estadual. Mas não é pré-requisito para a volta às aulas”, disse Vitor de Ângelo.


09:56

Alunos e professores com comorbidades

“O grupo com comorbidades não ficará sem atividades, mas o que é recomendado é que façam atividades remotas. De qualquer maneira, o profissional estará na linha ativa de trabalho"


09:53

Reprovação dos alunos

Para a rede estadual, o ciclo de ensino é contínuo entre os anos de 2020/2021. "Só criamos um ciclo que em vez de um ano, tem dois anos. Ao final deste ano teremos a possibilidade sim de aprovação ou reprovação. As provas deste ano contarão para fins de promoção ou não ao final do ano".


09:52

Data para vacinar professores

“Não temos uma data específica ainda para vacinar os professores. Temos assistido aos percalços. Temos apenas a fase, dentro do grupo de prioridades. E os professores estão em quarto, ou último. Estamos acompanhando a luta, mas a data não temos ainda".


09:47

Secretária de Vitória fala sobre prioridade da área da saúde para a imunização

“Chamamos todas as associações, fóruns, entidades para conversar. Ainda estamos neste diálogo. Por um lado estas entidades acabam colocando o retorno mediante vacina e por outro lado sabemos da dificuldade com a vacina em âmbito nacional. Nem todos os profissionais da saúde, da linha de frente, estão vacinados. Nosso posicionamento é de que a educação é prioridade, mas a saúde é uma prioridade ainda anterior à nossa. Temos que garantir um retorno seguro nas condições que temos”, disse a secretária de Educação de Vitória


09:44

Vacinação dos professores

"Há uma tendência de que a vacinação dos professores demore um pouco ainda. Há um plano a ser seguido. Nosso governo tem tentado junto ao governo federal abordar sobre a importância de trazer os professores para o início da fila de prioridade. Por enquanto não temos tido sucesso nesse diálogo, infelizmente. Tudo que podemos fazer, temos feito".


09:41

Autonomia dos municípios

“Com relação aos municípios, alguns já devem voltar agora. Mas em todas as situações, já que primeiro de março será a data de volta, há um processo em cada município para agilizar compras. O governo do Estado sempre esteve à disposição para ajudar, mas existem processos que fazem parte da autonomia e da prerrogativa dos municípios. O processo pode estar atrasado em relação a isso, mas não será inviabilizada a volta nestes municípios", disse o secretário Vitor de Ângelo.


09:37

Aulas em Vila Velha devem voltar em fevereiro

"Temos a preocupação da saúde dos profissionais e alunos. Foi criado um comitê que faz análise. Retornaremos em fevereiro, os profissionais já retornaram, inclusive, que estão tendo a acolhida necessária para iniciar. A nossa preocupação é formar o professor da rede municipal, a fim de que estejamos todos juntos, em um formato definido a partir das realidades, respeitando a identidade de cada escola".


09:32

O município da Serra: alguns insumos ainda não chegaram ao município

"Decidimos iniciar a capacitação dos professores. Alguns insumos não chegaram, como máscaras. As unidades da Serra ficaram prejudicadas. A questão da capacitação pedagógica está sendo trabalhada. Nosso retorno se dará a partir de 1 de março, por etapas. A Serra decidiu fazer consulta aos pais para saber quantos mandariam os alunos à escola. Dado importante para que organizemos o planejamento". 


09:27

"A Universidade Federal de Juiz de Fora auxiliará no processo de avaliação diagnóstica"

“Complementando sobre a avaliação diagnóstica, sempre falamos da necessidade do aluno, de que ele não pode ser prejudicado. Fizemos reanálise curricular. Temos alinhamento entre rede estadual e municipais. Vamos contar também com a parceria do Estado e com a Universidade Federal de Juiz de Fora, que auxiliará no processo de avaliação diagnóstica. Havendo o retorno presencial, na maioria das escolas já há possibilidade de usar os laboratórios de informática”, disse o representante da Undime.


09:23

Direito de escolha das famílias

“A liberdade dos municípios é total, cada rede tem autonomia para decidir o modelo. Cada rede pode usar de uma forma de trabalho. O direito de escolha vai permanecer sim com as famílias. Nas redes estaduais, no ano passado, se cogitou diferente. Mas o entendimento com o MP e com a DPES é que seria importante manter essas decisões com a família. No caso da rede estadual, fizemos avaliação diagnóstica ano passado, mas reaplicaremos. O primeiro trimestre retomaremos os conteúdos de 2020 e fazer uma avaliação diagnóstica. A partir do resultado, passaremos nos dois próximos trimestres, os conteúdos de 2021 e reforço diagnóstico com relação ao resultado da avaliação. Daí a importância da presença dos alunos no processo".


09:14

Os modelos de retorno

“Primeiro gostaria de esclarecer os modelos. A aula presencial ou atividade presencial, é a que tínhamos antes da pandemia. O oposto é a atividade totalmente remota; o híbrido é o meio-termo. Há redes que disseram que vão voltar presencialmente (3), outras remotamente e outras em modelo híbrido. A partir de março, todas voltarão. Essas definições sempre têm como referência o mapa de risco, que tem três classificações: o baixo, na cor verde, o moderado, na amarela, e o alto na cor vermelha. A atividade escolar pode acontecer presencialmente no baixo e moderado. Enquanto neste local o risco for alto, a escola fica fechada, independente do modelo adotado. Essa decisão tem pelo menos uma semana de duração, com a mudança do mapa", explicou Vitor de Ângelo.


09:12

Educação infantil

"Em relação a 92% dos municípios que responderam, disseram que voltarão às aulas até fevereiro, o restante até março. Em relação às creches, 26% dos municípios disseram que retornam de forma semi-presencial ou presencial. 27% disseram que não retornariam, o restante não teve definição específica. Alguns municípios estão com dificuldade em termos de adquirir insumos, também por conta dos processos licitatórios. A rede estadual fez a opção de repassar a verba para as escolas, então as próprias unidades adquiriram seus insumos".


09:06

15% do Estado não definiu o formato da volta às aulas

“Estivemos dialogando. É preciso deixar claro que cada município tem autonomia. Ao realizar a troca de gestão, percebemos que houve uma troca da maioria dos secretários. Em conjunto, montamos um questionário de mais de 40 questões relacionadas à possibilidade de retorno. Quero destacar que, em torno de eixos, perguntamos de que forma seria o retorno - presencial, híbrido ou remoto -, como seria para a educação infantil, como seria a questão da aquisição dos insumos. Até ontem (27) a unanimidade dos 78 municípios respondeu. Dos 78, 94% já instituiu comitês. A forma do retorno, nós temos 15% do Estado que ainda não definiu se volta agora de forma remota, híbrida ou presencial. 3 municípios até o momento definiram que retornam totalmente de forma presencial. 24 de forma remota e 35 de forma híbrida. O retorno vai acontecer entre os dias 3 de fevereiro e 1 de março", disse o representante da Undime.


09:03

"A partir de 1 de março todas as redes públicas do ES terão escolas abertas para atividades presenciais"

"Tivemos a decisão de consenso de que no máximo até primeiro de março, as redes voltarão com as atividades presenciais, num modelo híbrido durante um bom tempo, respeitando os protocolos e dentro da liberdade de cada gestor, dentro da liberdade de escolher, como se dará a volta, se por etapa ou contemplando atividades específicas. A decisão consensual é de que é importante voltar às aulas presenciais, observando os protocolos e a classificação do mapa de risco como referência. Retomada entre 3 de fevereiro e 1 de março. O mês de fevereiro é um mês curto, então para que algumas redes consigam se organizar, mais algumas semanas poderiam ser necessárias. Quem estiver pronto, já vai começar e outras redes darão início ao calendário letivo, às vezes em um modelo remoto. Mas a partir de 1 de março todas as redes públicas do ES terão escolas abertas para atividades presenciais, segundo definições dos gestores".


08:58

"A mudança de ano foi um detalhe", diz secretário

"Desde o início da pandemia tivemos muitos alinhamentos, entre as secretarias municipais, estadual e a Undime. Discutimos não somente os protocolos de biossegurança. Criamos um subgrupo e discutimos readequação do currículo e várias ações para dar resposta efetiva aos desafios que a pandemia sobre a nossa área. Com a virada do ano e a chegada de novos gestores, as pessoas que estão chegando se deparam com desafios que são novos para elas. Foram estabelecidas conversas e em um segundo momento o governo do Estado, por meio da Sedu, participou destas conversas. A mudança de ano foi um detalhe, o enfrentamento da pandemia é contínuo", disse Vitor de Ângelo.


08:28

Início da coletiva

A coletiva, prevista para começar às 9h30, começou com atraso às 10h. A entrevista se dá em formato online, por meio da plataforma Zoom. O secretário de Estado da Educação, Vitor de Ângelo, abriu o evento.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.