Secretaria da Saúde atualiza dados sobre o coronavírus no ES

O secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, concedeu coletiva de imprensa para atualizar informações sobre o combate à Covid-19 no Espírito Santo

Publicado em 14/09/2020 às 14h22
Atualizado em 14/09/2020 às 15h04

15:01

Fim da transmissão

Secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes: "Encerro a coletiva. Obrigado a todos e até sexta-feira, na coletiva conjunta com a Secretaria de Estado da Educação. Muito obrigado".


14:59

"Não está escrito na testa de ninguém se a pessoa tem ou não a Covid", diz subsecretário

Subsecretário de Estado de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin: "Comércio, setor de bares, restaurantes e população em geral: usar a máscara, manter a distância e lavar as mãos, são regras fundamentais. Não considerá-las é voltar a uma situação anterior onde, com a necessidade de preservar a vida, essas atividades poderão ser novamente restringidas. Como tenho dito sempre, já usamos essa frase para muitas outras doenças: não está escrito na testa de ninguém se a pessoa tem ou não a Covid. Precisamos nos cuidar".


14:56

"Não acreditamos que segunda onda vai chegar de forma tão rápida", diz secretário

Secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes: "Estamos atentos ao comportamento da doença em outros países. Não acreditamos que uma segunda onda vai chegar de forma tão rápida e abrupta, mas precisamos acompanhar os próximos dias. Antes de testar, ocorre uma notificação de casos suspeitos. Este é um indicador para perceber que, por enquanto, não houve aumento  no número de casos e, de óbitos no Espírito Santo. Tivemos tendência de estabilização de subida, mas voltou a cair nos últimos dias. Diante disso, vamos seguir acompanhando".


14:54

Aumento de demanda ambulatorial aumentou nos últimos dias em Vitória

Secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes: "Temos uma percepção de que, há, sim, um certo aumento do número de demandas ambulatoriais na Capital, em Vitória. Houve um aumento de quase 20% de testagens nos últimos dias. Estamos acompanhando. Têm muitas pessoas suscetíveis a se contaminarem com o vírus. Não é momento de desrespeitar o protocolo". 


14:51

Protocolo de retorno da educação infantil está sendo analisado

Subsecretário de Estado de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin: "Sobre os protocolos que a sociedade aguarda sobre o retorno da educação infantil, tem sido a tarefa mais complexa e difícil de definir: quais medidas de segurança podemos adotar com o público infantil. A equipe da Saúde e da Educação concluíram uma primeira minuta, que foi apresentada por um grupo técnico composto por 19 entidades. Eles receberam essa minuta e, durante essa semana, estão avaliando e trarão contribuições para que esse documento se aproxime o mais possível do dia a dia desse conjunto da sociedade, que são as crianças menores, para quando as atividades retomarem, a gente já tenha um protocolo maduro, conhecido de todos e possível de ser aplicado".


14:50

Inquérito escolar será apresentado na sexta-feira

Secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes: "Sobre inquérito da educação, vamos realizar coletiva na próxima sexta-feira para apresentar a sociedade como se dará o inquérito escolar. Não irei apresentar detalhes hoje, estamos finalizando questões com a Sedu".


14:46

Lacen pode realizar até 2,5 mil testes PCR

Subsecretário de Estado de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin: "O Lacen é uma estrutura importante nessa pandemia. Ampliou a capacidade de realização de exames de maneira fabulosa. Realizamos, neste período, o número de exames muito maior do que em anos. O Lacen, neste momento, reúne condições de realizar até 2.500 exames PCR, exatamente para fazer frente a essa nova estratégia de testagem, com objetivo de isolar uma pessoa possível de ser contaminada com o coronavírus, para evitar que a doença se espalhe entre nós. É uma estratégia que o Espírito Santo está saindo na frente, estamos nos preparando. Na medida em que a portaria for publicada, os municípios vão iniciar essa atividade. Em relação às comorbidades, que têm mais probabilidade de adoecimento grave, retiramos por estudos científicos, a asma como uma doença que pode agravar um caso de Covid. Na medida em que outros conhecimentos vierem e nos trouxerem mais luz sobre eventos que podem piorar a doença, também vamos alterando aqui no Espírito Santo".


14:44

Retomada de testes PCR

Secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes: "A partir de hoje, todo e cada cidadão capixaba com qualquer sintoma respiratório que cause suspeita de Covid, terá a possibilidade de realizar o teste PCR em tempo real. Até quarta-feira, publicaremos a nota técnica informando os critérios necessários".


14:41

Taxa de transmissão reduziu em todo o ES

Subsecretário de Estado de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin: "Nossa taxa de ocupação de leitos nesses dias, se considerarmos todos que o nosso sistema providenciou, hoje gira em 50% daquela taxa de ocupação que tínhamos anteriormente. Demonstra que a doença vem caindo em todas as regiões do Estado, também na Grande Vitória. A taxa de transmissão da doença, número de pessoas contaminadas a partir de alguém que tava contaminado... Se considerarmos o Espírito Santo como um todo, essa taxa é de 0,34. Precisaríamos de três pessoas para passar a doença para outro. Nossa taxa era acima de 1. A medida que ela fica abaixo de 1, significa que pandemia começa a reduzir. Se considerarmos essa mesma taxa apenas para o interior, é 0,6. Se considerarmos para a Grande Vitória, é de 0,27. Menor que demais regiões do Estado. Isso que indica que a pandemia está diminuindo entre nós".


14:36

"Precisamos respeitar os protocolos sanitários", diz secretário

Secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes: "Tivemos nas últimas 48h menos de dois dígitos representando a quantidade de óbitos. Temos uma tendência de apresentar a consolidação disso. De fato, temos previsão de que o ES tome decisões seguras, reconhecendo o menor índice de transmissão. Não podemos naturalizar os óbitos pela Covid. Famílias inteiras perderam dois, três parentes por conta de uma doença que teve evolução crítica muito rápida. Comparar Covid com doenças crônicas não é adequado. Estamos diante de uma doença que teve a força de transmissão gigantesca pelo mundo. (...) Precisamos incorporar o novo normal com respeito aos protocolos sanitários como. Se todos respeitarem protocolos, poderemos sim ter as atividades econômicas retomadas. Resistimos bem até o presente momento, preparamos e organizamos o sistema de saúde, estamos salvando vidas mas, infelizmente, algumas ainda se perdem".


14:25

Problemas técnicos

A Secretaria de Estado da Saúde relata problemas técnicos na transmissão, e deve retomar em alguns minutos.


14:21

Início da transmissão

O secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, vai atualizar informações sobre o combate ao novo coronavírus no Espírito Santo. Acompanhe todos os detalhes em tempo real.

A Gazeta integra o

Saiba mais
Espírito Santo Governo do ES SESA Coronavírus Coronavírus no ES Covid-19 espírito santo nesio fernandes Pandemia

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.