> >
Sambão reabre para o Carnaval de Vitória e escolas contam suas histórias

Sambão reabre para o Carnaval de Vitória e escolas contam suas histórias

Neste ano, 19 agremiações vão se apresentar em três dias de folia; o grupo B desfila nesta quinta-feira (7) a partir das 22 horas

Publicado em 7 de abril de 2022 às 19:31

Ícone - Tempo de Leitura 7min de leitura
Unidos de Barreiros contagia Sambão do Povo com a magia do tempo
A Unidos de Barreiros vai abrir o Carnaval de Vitória deste ano. (Rodrigo Gavini)

Após dois anos, o Sambão do Povo será recoberto pela alegria a partir desta quinta-feira (7) com o início do Carnaval de Vitória. Até sábado (9), 19 escolas vão desfilar na avenida, distribuídas em três grupos - especial, A e B - e cada qual prometendo um espetáculo para o público.  

Os portões serão abertos às 20 horas e a primeira agremiação a desfilar será a Unidos de Barreiros, às 22h. Com o enredo “Nzinga, Guerreiras, Rainhas, Negras",  a escola da comunidade de São Cristóvão, em Vitória, resgata a história da mulher que foi rainha de Angola, na África, e resistência contra a colonização portuguesa. A partir dela, a agremiação viaja por grandes civilizações até chegar ao Brasil e exaltar personalidades negras, como a cantora Elza Soares e a atriz Ruth de Souza. 

Na sequência, vai se apresentar a Independente de Eucalipto, da região da Grande Maruípe, também na Capital. A escola de quase 40 anos ficou um longo período afastada dos desfiles e, agora em 2022, volta com o enredo "Pássaro de Fogo", lenda indígena de um amor proibido. A agremiação vai retratar a riqueza cultural e histórica do Espírito Santo, sem deixar de apostar no sentimento que move a humanidade. 

Depois, a festa será com a União Jovem de Itacibá, agremiação de Cariacica que vai apresentar um enredo que, em resumo, é uma "Ode sublime às forças da natureza, à cultura e à vida." Usando obras clássicas do repertório nacional, a escola vai cantar elementos das quatro estações do ano, valorizando aspectos lúdicos e líricos de poetas. 

Também vai para a avenida, já na madrugada, a Mocidade Serrana, agremiação fundada em José de Anchieta, mas que reúne foliões de vários outros bairros da Serra.  Com o enredo "Favela, berço do samba e da Imperatriz", a escola se propõe a valorizar a cultura dessas comunidades e a refletir sobre o preconceito contra a sua população.

A Tradição Serrana será a última a entrar na avenida. A escola de Feu Rosa, também na Serra, vai apresentar o enredo "A mágica do saber, a Tradição conta pra você", com elementos da fantasia e da literatura infantil. 

DESFILES DA SEXTA

Uma grande expectativa gira entre as sete agremiações que vão desfilar no "grupo A" a partir das 22 horas desta sexta-feira (8). Muitas já fizeram parte da elite do Carnaval de Vitória, e querem voltar para lá, e mesmo quem está dando os primeiros passos no Sambão espera fazer um grande desfile para garantir o título e, assim, entrar em um novo patamar na disputa da folia. 

Desfile deste ano garantiu o retorno da Independentes de São Torquato ao Grupo Especial
Independentes de São Torquato quer repetir o sucesso de 2019, quando estava no grupo A e seu desfile garantiu o retorno para o especial. (Fernando Madeira)

A abertura ficará por conta da Independentes de São Torquato, escola de Vila Velha que desceu para o grupo de acesso, após o desfile de 2020, e quer voltar para o especial. Com o enredo "Atlântida: Lendas ou mistérios. Será?", a agremiação propõe voar nas asas da imaginação, uma vez que, de todas as lendas sobre civilizações perdidas, esta parece ser a que mais desperta curiosidade. E é sobre esse universo que a vermelho e branco vai cantar no Sambão. 

O diretor Jonas Schinneider conta que a escola está praticamente toda pronta; os carros alegóricos já serão levados para a avenida nesta quinta-feira. Sem poder revelar muitos detalhes, ele diz que uma das alegorias terá uma tartaruga gigante, de cerca de 7 metros. "Além disso, nosso samba vai levantar a avenida", assegura. 

A Chega Mais vem logo depois, com um enredo que já é de domínio público "Eu quero botar meu bloco na rua". Escola que reúne as comunidades do Quadro, Cabral e Santa Tereza, em Vitória, usa como referência a música do capixaba Sérgio Sampaio, que em 2022 celebra 50 anos de seu lançamento, e aproveita para retratar o carnaval no país, do samba ao frevo, passando pela marchinha e todas as outras referências nacionais da folia. 

Já virando a madrugada, Chegou o que Faltava vai ditar o ritmo do Sambão.  A escola da comunidade de Goiabeiras, também em Vitória, traz o enredo "Chegou a realeza dos campos dourados que alimentam a história. Sustento de vida" para falar do milho, alimento de relevância econômica e social. 

Rafael Cavalieri, presidente da agremiação, afirma que os carros alegóricos também já serão levados nesta quinta para o Sambão e ressalta que a escola vai apresentar um carnaval muito bonito. 

Chegou o Que Faltava mira na sorte ao colocar patuás, figas e trevos no seu samba
Chegou o Que Faltava vai levar a comunidade de Goiabeiras para o Sambão. (Rodrigo Gavini)

"Estamos muito esperançosos, animados. O crescimento da escola nos últimos anos é motivo de orgulho. Mas este é um momento de superação para todos. Passamos dois anos fazendo projetos sociais, envolvendo a comunidade e, graças a Deus, à vacinação e aos profissionais de saúde, teremos esta retomada. No desfile, vamos comemorar a vida. Vai ser lindo!", ressalta o presidente, acrescentando que seis ônibus lotados com moradores de Goiabeiras vão ser levados pra avenida. 

Um dos destaques na apresentação da escola será uma sanfona para embalar o samba com uma pegada de forró. O instrumento, segundo Cavalieri, será pela primeira vez usado em um desfile no Sambão. Além disso, o promotor de eventos David Brazil será muso da agremiação. "O público pode ter certeza que vamos fazer um desfile maravilhoso, respeitando as coirmãs, mas abalando o Sambão. Vamos chegar com tudo para disputar o título e ir para o grupo especial."

Na sequência, a Mocidade da Praia vai apresentar "Solis: o alvorecer da humanidade", um enredo cuja proposta é falar do sol e, mais que isso, fazer um paralelo com a vida cotidiana, pois a cada amanhecer as pessoas podem reescrever os capítulos da própria história. O tema, na avaliação do presidente Luciano de Paula, é bastante contemporâneo. 

O dirigente assegura que a escola da região da Praia do Canto, em Vitória, vai levar muitas surpresas para a avenida, começando pela comissão de frente que, segundo ele, terá uma coreografia para chamar bastante a atenção. 

"A Mocidade é uma escola de gente feliz que conta com o apoio do Sambão. Esperamos surpreender de forma positiva todos que vão prestigiar o Carnaval de Vitória", destaca Luciano. 

Tradicional nos desfiles do Sambão, a Rosas de Ouro, de Serra Dourada III, na Serra, vai apresentar o enredo "Gênesis - momentos da criação". A bíblia será o fio condutor dessa história, tratando ainda da evolução da humanidade e da civilização. 

"Abayomi" é o enredo da Pega no Samba, escola da comunidade de Consolação, em Vitória, que está na disputa para voltar ao grupo especial. O nome é uma referência a uma boneca, que surgiu do movimento negro no Rio de Janeiro na década de 1980, e carrega a perspectiva da criadora, uma mulher preta, fazendo uma analogia às suas raízes. 

Lorena De Bona, diretora de carnaval da agremiação, diz que a segunda alegoria vai levar para a avenida a maior surpresa, com uma homenagem a dois artistas capixabas. "Com muita dificuldade, mas com muita garra e alegria, vamos voltar com a maior manifestação cultural do mundo. A locomotiva da Consolação vai contar uma linda história na avenida. Somos resistência, o carnaval resiste!"

Para finalizar o desfile que começa na sexta, mas termina já na manhã de sábado (9), a Império de Fátima vai cantar "Uma índia, um negro, diferentes crenças, costumes e rituais: um conto tupi yorubá." A narrativa apresenta um conto de amor entre um quilombola e uma indígena.

Originada no Bairro de Fátima, a escola é a mais jovem a desfilar. Foi fundada há menos de 10 anos, em março de 2013, e já no primeiro desfile competitivo no Sambão, em 2018, foi a campeã do grupo B e pôde subir um degrau no rol de escolas que disputam o Carnaval de Vitória. Em 2019 teve problemas técnicos e desceu, mas no ano seguinte ficou em primeiro lugar novamente e ganhou o direito de voltar ao grupo A, onde agora disputa a chance de subir para o especial. 

Hélder Ludovico, fundador e um dos diretores da Império de Fátima, conta que, devido ao longo translado da Serra até o Sambão com os carros alegóricos, os últimos retoques são feitos antes de a escola entrar na avenida. Mas ele garante que as alegorias estão muito bonitas e vão surpreender, inclusive por suas dimensões que, segundo afirma, estão próximas do que costuma ser apresentado pelas agremiações do grupo especial. 

Este vídeo pode te interessar

Para as alas de chão, as fantasias coloridas e com bastante adereço também se destacam, afirma Hélder, mais conhecido como Gugu na comunidade carnavalesca. "Estamos com muita expectativa de levar nossa alegria, da comunidade e de todos os munícipes da Serra. Mostrar nosso trabalho e a cultura popular brasileira que é o samba", finaliza. 

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais