> >
Prefeitura decreta fechamento da praia de Guriri durante o feriadão

Prefeitura decreta fechamento da praia de Guriri durante o feriadão

O decreto estabelece ainda que, a partir desta sexta-feira (4), barreiras sanitárias sejam instaladas em pontos estratégicos de São Mateus e de acesso ao balneário

Publicado em 3 de setembro de 2020 às 10:36

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Praia da Ilha de Guriri
Praia da Ilha de Guriri, em São Mateus. (Júnior Eler/ASCOM São Mateus)
Prefeitura decreta fechamento da praia de Guriri durante o feriadão

A Prefeitura de São Mateus, na Região Norte do Espírito Santo, emitiu um decreto que proíbe a utilização da praia de Guriri, no litoral do município, durante o fim de semana que antecede o feriado nacional da próxima segunda-feira (7), quando se comemora o Dia da Independência, assim como no feriado municipal pelo aniversário da cidade, no dia 21 de setembro.

A medida foi adotada após uma recomendação do Ministério Público do Espírito Santo (MPES), para evitar aglomeração de pessoas em virtude da pandemia do novo coronavírus. O município de São Mateus está classificado como de risco alto de transmissão da doença pelo Mapa de Risco Covid-19 do governo do Estado. Até esta quarta-feira (2), a cidade contabilizava 2.777 casos confirmados e 71 óbitos.

Com o decreto, fica proibida a utilização e a permanência da população nas praias, bem como na faixa de areia do Balneário de Guriri, entre os dias 5 e 7 de setembro. A mesma medida também vale de 19 a 21 deste mês, quando acontece o feriado municipal em comemoração ao aniversário de São Mateus.

Além disso, a prefeitura pode fazer o isolamento de locais, o fechamento de acesso de ruas e a dispersão dos frequentadores, podendo acionar a Polícia Militar sempre que as condutas configurarem crime de desobediência ou contra a saúde pública.

O cumprimento da medida será fiscalizado por equipes da prefeitura, que poderão ainda adotar providências para a aplicação das sanções aos responsáveis pelo seu descumprimento.

MULTA PARA QUEM NÃO USAR MÁSCARAS

A recomendação do Ministério Público enviada para a Prefeitura de São Mateus pede que o município edite uma legislação que autorize a aplicação de multa para os cidadãos que circulem em espaços públicos sem a utilização das máscaras de proteção. A autuação deve ser feita pelos órgãos de fiscalização da cidade.

PREFEITURA DE SÃO MATEUS

Questionada, a Secretaria de Saúde de São Mateus explicou que “foi estabelecida multa de uma Unidade de Referência de São Mateus (UFSM) – R$ 42,67 – para quem insistir em não usar máscara em via pública. Essa multa pode chegar até a 10 UFSM”.  Multiplicando esse valor, a multa por descumprimento da medida pode chegar a R$ 426,70, segundo a prefeitura.

A Unidade de Referência de São Mateus (UFSM) é determinada com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor – INPC/IBGE, em conformidade com a Lei Municipal.

São Mateus controla acesso de turistas em Guriri
Em abril deste ano, a Prefeitura de São Mateus também instalou barreiras sanitárias no balneário de Guriri para controlar o acesso de turistas. (Prefeitura de São Mateus )

BARREIRAS SANITÁRIAS

Além da proibição de uso da praia, a Secretaria de Saúde de São Mateus vai organizar a realização de barreiras sanitárias em pontos estratégicos para orientação e medição de temperaturas das pessoas que passam por esses locais.

No período de quinta-feira a domingo, as barreiras sanitárias serão implantadas nas vias que dão acesso ao município e também ao balneário de Guriri. Já aos sábados, domingos e feriados, os trabalhos serão realizados na orla do Balneário de Guriri.

RESTAURANTES SEM PÚBLICO

A medida que estabelece novas ações de combate ao novo coronavírus na cidade, estipuladas no decreto municipal de nº 11.769/2020, determina ainda que sejam suspensos o atendimento presencial nos restaurantes e lanchonetes no período de sexta-feira a domingo, incluindo feriados.

Este vídeo pode te interessar

No entanto, os comerciantes poderão adotar a prática de delivery, com a entrega em domicílio, bem como permitir a retirada de produtos na área externa do estabelecimento.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais