> >
Pontes Ayrton Senna, do Frade e de Camburi vão passar por mudanças

Pontes Ayrton Senna, do Frade e de Camburi vão passar por mudanças

Importantes estruturas da Capital ganharão novos guarda-corpos; prefeitura publicou edital de licitação nesta terça-feira (24)

Publicado em 24 de maio de 2022 às 19:06

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura
Ponte Airton Senna com ferragens expostas, em Camburi
Ponte Ayrton Senna, em Vitória, passará por pequenas intervenções neste ano. (Ricardo Medeiros)

Três importantes pontes da Capital passarão por pequenas reformas. Nesta terça-feira (24), a Prefeitura de Vitória lançou o edital de licitação para trocar os guarda-corpos da Ponte Ayrton Senna, da Ponte da Ilha do Frade e da Ponte de Camburi. A previsão é que essas mudanças custem cerca de R$ 5,1 milhões aos cofres públicos e sejam concluídas até maio do próximo ano.

De acordo com comunicado, divulgado durante a tarde, a nova proteção será feita de aço inox para evitar ferrugem e corrosão provocadas principalmente pela maresia. O modelo será o mesmo adotado na Praia de Camburi e contará com uma placa em braile que descreverá a paisagem local para pessoas com deficiência visual.

Modelo de guarda-corpo instalado no final da Praia de Camburi é o mesmo que será colocado nas pontes Ayrton Senna, da Ilha do Frade e de Camburi
Modelo de guarda-corpo instalado no final da Praia de Camburi é o mesmo que será colocado nas pontes Ayrton Senna, da Ilha do Frade e de Camburi. (Divulgação | Prefeitura de Vitória)

Atualmente, os guarda-corpos dessas pontes são feitos de concreto. Imagens feitas pelo fotógrafo Ricardo Medeiros, de A Gazeta, mostram que as estruturas já estão bastante danificadas, com várias partes com ferragens expostas e enferrujadas, apresentando uma tonalidade marrom.

À frente da Central de Serviços, o secretário Leonardo Amorim Gonçalves adiantou que a intenção da administração municipal é fazer a obra nas três pontes de forma simultânea e que todo o processo de manutenção leve entre nove e dez meses. Ele também garantiu que a mobilidade não será afetada.

Aspas de citação

Nós vamos fazer primeiro um lado, com fechamento e sinalização adequados, enquanto o lado oposto continua livre para uso

Leonardo Amorim Gonçalves
Secretário da Central de Serviços de Vitória
Aspas de citação
Ponte Ilha do Frade com ferragens expostas, em Vitória(Ricardo Medeiros)

Apesar de o ir e vir das pessoas estar garantido, o secretário esclareceu que o prazo para conclusão das intervenções e se as manutenções serão realmente feitas simultaneamente dependem da expedição da ordem de serviço, prevista para acontecer entre o final de junho e o início de julho deste ano.

"A abertura do processo de licitação será no próximo dia 26 de maio e as empresas podem participar até as 13h do dia 20 de junho. Mas nesse processo, as participantes podem entrar com questionamentos e impugnações, o que pode gerar atrasos, mas a expectativa é que isso não aconteça", explicou.

1.450 metros
de guarda-corpos serão instalados nas três pontes, no total

Além da demolição dos guarda-corpos existentes e da instalação dos novos que serão feitas pela empresa, o próprio município fará a recuperação das calçadas dessas três pontes, incluindo a pintura da sinalização no chão. Este serviço, no entanto, ainda não teve o custo estimado.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais