> >
Ponte interditada afeta 14 comunidades no interior de Castelo

Ponte interditada afeta 14 comunidades no interior de Castelo

Segundo os moradores, os desvios, além de distantes, estão em péssimas condições. Prefeitura diz que a ponte foi interditada porque possui problemas estruturais gravíssimos

Publicado em 25 de fevereiro de 2021 às 11:57- Atualizado há 3 anos

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Segundo os moradores, o desvio além de distante, está em péssimas condições
Ponte interditada afeta 14 comunidades no interior de Castelo. (Reprodução/TV Gazeta Sul)

Moradores de 14 comunidades no interior de Castelo, no Sul do Espírito Santo, estão enfrentando dificuldades para chegar até a sede do município. Isso porque a ponte, que fica em Ribeirão do Meio e é usada por cerca de 600 moradores, está interditada e os desvios são longes e estão em péssimas condições, segundo a população.

A interdição foi feita pela Prefeitura de Castelo no início do mês e a justificativa é que a estrutura apresenta problemas, no entanto, quem tem moto, ainda se arrisca e passa pela ponte, mesmo interditada.

Segundo os moradores, o desvio além de distante, está em péssimas condições
Motociclista se arriscam pela ponte interditada. (Reprodução/TV Gazeta Sul)

O encarregado de expedição Maicon Barbosa disse que prefere passar por ali, devido às condições das opções de desvios. "O jeito é se arriscar porque passar pelos desvios não dá. A condição é precária, muito ruim. E os outros são longe demais. Tem que resolver esse problema aqui", afirma. 

Um dos desvios mais usados pelos moradores apresenta outro problema: o estado da estrada, principalmente, em dias de chuvas. Neste período de chuvas, além dos buracos, os motoristas enfrentam pontos de alagamentos, por causa de um riacho que passa bem próximo e transborda quando está cheio. Há duas semanas, um caminhão ficou atolado e foi preciso um trator para retirar o veículo.

Segundo os moradores, o desvio além de distante, está em péssimas condições
Um caminhão já ficou atolado no desvio. (Reprodução/TV Gazeta Sul)

Em outro desvio, que passa pela comunidade de Montepio, um ônibus ficou atolado e os estudantes da região têm enfrentado problemas para ir à escola.

O produtor rural Celso Frossard contou que em um raio de 10 quilômetros essa é a quarta ponte da região que está interditada por problemas na estrutura. "Isso tem que resolver porque eu posso ter problema até para escoar a produção, porque nos outros desvios não dá pra passar", reclama.

Segundo os moradores, o desvio além de distante, está em péssimas condições
Moradores reclamam da situação das estradas dos vídeos. (Reprodução/TV Gazeta Sul)

O QUE DIZ A PREFEITURA

De acordo com a prefeitura, a ponte foi interditada acompanhando o laudo da Defesa Civil Municipal e da Secretaria de Obras devido a problemas estruturais gravíssimos em que a estrutura se encontra totalmente comprometida. As vigas de 12 metros estão bambas e é possível mexê-las com os pés.

A previsão de realização da obra depende da tramitação e cumprimento dos prazos que as leis exigem. O levantamento topográfico e o projeto para realização da nova ponte estão concluídos.

Este vídeo pode te interessar

Ainda segundo a prefeitura, as rotas não estão em boas condições devido às fortes chuvas há mais de 20 dias nos locais, com alagamentos quase diários. O fato de se situarem no Parque Estadual da Mata das Flores, impede a realização de grandes intervenções. Porém, as máquinas do município estão nas referidas estradas constantemente, tendo sido realizadas e danificadas pelas chuvas e alagamentos quatro vezes nesses últimos 20 dias.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais