Morador da região da Pedra Azul, Raphael Dalfi registrou o que tem em cima da Pedra do Lagarto
Morador da região da Pedra Azul, Raphael Dalfi registrou o que tem em cima da Pedra do Lagarto. Crédito: Raphael Dalfi

Pedra do Lagarto: paisagem única e lar de espécies raras de aves no ES

A formação rochosa única, além de ser uma das paisagens mais bonitas do Estado, é local de preservação de espécies raras de andorinhas

Vitória
Publicado em 04/11/2020 às 19h25
Atualizado em 06/11/2020 às 15h27

Dentre os muitos encantos da Região Serrana do Espírito Santo, o Parque Estadual da Pedra Azul, no município de Domingos Martins, é um dos destinos mais procurados por capixabas e turistas de fora do Estado, principalmente nas épocas de temperaturas mais baixas. A principal atração, a Pedra Azul, é uma paisagem espetacular que atrai os olhares de quem passa pela BR 262.

A Pedra do Lagarto, uma rocha de formato único que se assemelha ao animal, se destaca e possui muitas curiosidades. O engenheiro florestal Raphael Dalfi, que é morador da região da Pedra Azul, registrou imagens incríveis do que tem em cima do famoso Lagarto.

Nas fotos e no vídeo, é possível ver uma vasta vegetação, com plantas de diferentes formatos e tamanhos que ajudam a embelezar a paisagem do local. Raphael contou que já subiu até o topo da Pedra Azul e sempre teve curiosidade de saber o que tinha em cima do Lagarto. Ele, então, comprou equipamentos de filmagem para conseguir as respostas.

"Pelo que deu pra ver, tem bastante bromélias, arbustos com porte de árvore também. Não quis arriscar muito com o drone, porque no dia em que gravei estava tendo rajadas fortes de vento. Tem locais que parece até que as pedras foram empilhadas propositalmente, é bem interessante. O pico do Lagarto parece que foi cortado e colocado lá em cima", disse.

ESPÉCIES RARAS DE ANDORINHAS

Além das belezas naturais, o Parque Estadual da Pedra Azul é também um local de grande relevância para a preservação de espécies que habitam a região. Dentre elas, destacam-se dois tipos raros de andorinhas; a Andorinhão-de-coleira e a Andorinhão-de-coleira-falha.

Segundo Leonardo Matias, que é agente de desenvolvimento ambiental do Instituto Ambiental de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), as duas espécies são raras e habitam principalmente a Pedra do Lagarto. Leonardo explicou que são aves migratórias e que permanecem no parque entre os meses de maio e setembro.

Imagens do topo da Pedra do Lagarto
Morador da região da Pedra Azul, Raphael Dalfi registrou o que tem em cima da Pedra do Lagarto. Crédito: Raphael Dalfi

"Essas espécies são de um grupo muito específico que faz tudo voando, se alimentam de insetos enquanto voam. Destacamos o papel de importância desse animal para o ecossistema, por consumir insetos em grande quantidade e ajudar a equilibrar o ecossistema. Ficam de maio até setembro aqui, no restante do ano sobram alguns indivíduos. No final de setembro vão embora, não sabemos para onde", disse.

Além de serem um importante fator biológico para o equilíbrio do ecossistema do parque, as andorinhas também têm papel fundamental na engenharia da Pedra Azul e na adubação da floresta que fica embaixo da Pedra do Lagarto. Segundo Leonardo, isso tudo gera um efeito extremamente positivo para a preservação da vegetação do local.

Imagens do topo da Pedra do Lagarto
Morador da região da Pedra Azul, Raphael Dalfi registrou o que tem em cima da Pedra do Lagarto. Crédito: Raphael Dalfi

"Por viverem no Lagarto, toda a parte de excremento das aves faz a erosão biológica. O ácido úrico das fezes é um agente de erosão. Se você olha a rocha, vai ver um rastro branco na lateral do Lagarto e até o final dela, que é a marca deixada pelo rastro das fezes das andorinhas. O efeito disso para o ecossistema, além de corroer a rocha, é promover a adubação da floresta. São toneladas de adubo que são lançadas ali e tem um efeito positivo para a floresta e para o solo", explicou.

PRESERVAÇÃO E VISITAÇÃO

A Pedra do Lagarto está inserida no Parque Estadual da Pedra Azul e, por isso, é um local de preservação. O gestor do parque Rodolpho Torezani explicou que, por conta da presença das espécies raras de andorinhas que habitam o local, o Lagarto requer uma conservação ainda mais específica e, por isso, não há abertura de trilhas ou de linhas de escalada para o topo da rocha.

Rodolpho reforçou, entretanto, que a visitação ao parque está aberta, já que o município de Domingos Martins está classificado como de risco baixo de transmissão do coronavírus, de acordo com o Mapa de Risco do Governo do Estado. O agendamento deve ser feito previamente e grupos grandes de excursão ainda não estão liberados.

  • Visitação: de terça a sexta-feira, em dois turnos (das 8h às 11h e das 13h ás 16h). Limite de 50 pessoas por turno 
  • Agendamento: as visitações podem ser agendadas pelo telefone (27) 3248-1156
Imagens do topo da Pedra do Lagarto
Morador da região da Pedra Azul, Raphael Dalfi registrou o que tem em cima da Pedra do Lagarto. Crédito: Raphael Dalfi

Apesar das belas imagens registradas da Pedra do Lagarto, o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) ressalta que, para fazer esse tipo de registro com drones ou equipamentos similares, é necessário requerer uma autorização junto ao órgão, por meio do número (27) 3248-1156.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.