> >
Parque em Jardim Camburi é reaberto para visitação após vistoria

Parque em Jardim Camburi é reaberto para visitação após vistoria

O Refúgio da Vida Silvestre da Mata Paludosa, antigo Parque da Fazendinha, foi interditado após uma ave silvestre ter sido diagnosticada com gripe aviária

Publicado em 24 de maio de 2023 às 16:48

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura
Parque Fazendinha reabriu nesta terça-feira (23), depois de uma semana fechado para visitação devido a caso de gripe aviária em ave
Parque Fazendinha reabriu nesta terça-feira (23), depois de uma semana fechado para visitação devido a caso de gripe aviária em ave. (Divulgação | Prefeitura de Vitória)

O Refúgio da Vida Silvestre da Mata Paludosa, antigo Parque da Fazendinha, foi reaberto aos visitantes nesta terça-feira (23) em Vitória. O local, localizado em Jardim Camburi, estava fechado desde a última terça (16), após ter sido identificado uma ave contaminada com a influenza aviária.

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) notificou a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) sobre o fim da interdição nesta segunda-feira (22). Segundo termo de vistoria emitido pelo Idaf, a decisão de desinterdição ocorreu após todos os animais do parque serem testados e apresentarem resultado negativo para gripe aviária.

A interdição foi feita após uma ave silvestre marinha, conhecida como Trinta-réis-bando (Thalasseus acuflavidus), ter sido encontrada caída e, posteriormente, diagnosticada com o vírus da influenza aviária H5N1 pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

Atualmente, o Espírito Santo identificou quatro aves com gripe aviária, sendo todas de espécie migratória, ou seja, que saíram do seu local de origem e passam pelo litoral capixaba durante o trajeto realizado.

Das quatro aves infectadas, três delas estavam em áreas do litoral: em Itapemirim, no Sul do Estado; na Enseada do Suá, em Vitória; e em Regência, no litoral de Linhares. A quarta, que teve a doença confirmada, foi encontrada em Nova Venécia, no Norte do Estado.

A Secretaria de Municipal de Meio Ambiente ressalta que os demais parques de Vitória não tiveram registros de animais com sintomas da gripe aviária e continuam abertos para visitação.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais