> >
Nasa divulga primeiros áudios e vídeo do robô Perseverance em Marte

Nasa divulga primeiros áudios e vídeo do robô Perseverance em Marte

Os áudios mostram uma "brisa marciana audível por alguns instantes"

Publicado em 24 de fevereiro de 2021 às 14:44- Atualizado há 3 anos

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Foto colorida do momento de pouso do robô Perseverance ao planeta Marte
Foto colorida do momento do pouso do robô Perseverance no planeta Marte. (NASA | Divulgação)

A Nasa divulgou o primeiro áudio gravado em Marte. Trata-se do som do vento captado pelo robô Perseverance. “O que se ouve nos 10 segundos é uma rajada de vento na superfície de Marte captada por um microfone, que foi enviado de volta à Terra”, disse o engenheiro por trás do sistema de câmera e microfone do Perseverance.

A agência também publicou o primeiro vídeo da chegada da missão ao planeta. É um arquivo em alta definição de quase 3 minutos e meio que mostra o paraquedas branco se desprendendo.

“Esta é a primeira vez que conseguimos registrar um acontecimento como a chegada em marte”, afirmou Thomas Zurbuchen, administrador associado de ciência da Nasa. Ele também disse que a aterrissagem do Perseverance é “o mais perto que alguém pode estar em Marte sem precisar colocar um traje de pressão”.

A Nasa  também divulgou dois pequenos áudios, com duração de apenas 18 segundos. Ambos mostram uma "brisa marciana audível por alguns instantes". O primeiro deles contém os ruídos mecânicos gerados pelo próprio robô. O segundo, não.

Lançado em 30 de julho de 2020, o robô aterrissou na última quinta-feira, 18. Segundo a chefe da missão, Jessica Samuels, o robô operou dentro do esperado. Ela também sinalizou que estava preparando um voo em um pequeno helicóptero do robô, chamado Ingenuity, mas esclareceu que a equipe ainda não encontrou o local ideal.

Com o Ingenuity, eles tentarão fazer o primeiro voo sobre outro planeta sob uma atmosfera que tem 1% da densidade terrestre.

A MISSÃO

Perseverance envia primeira imagem colorida de Marte um dia após pouso difícil
Perseverance envia primeira imagem colorida de Marte um dia após pouso difícil. (NASA | Divulgação)

A missão do Perseverance está programada para durar dois anos e é provável que o robô permaneça ativo por mais tempo. Seu predecessor, o Curiosity, continuou funcionando oito anos após o pouso em Marte. Nos próximos anos, a tarefa é recolher 30 amostras de roxas e terra em tubos que serão enviados à Terra em 2030.

Marte já foi mais quente e úmido no passado distante, mas explorações prévias determinaram que o planeta era habitável. O objetivo do Perseverance é comprovar se o planeta realmente abrigou alguma forma de vida.

O robô vai extrair as primeiras amostras no verão boreal. Um dos primeiros experimentos envolve um instrumento que pode obter oxigênio da atmosfera marciana, que é composta principalmente por dióxido de carbono. A ideia é que um dia os seres humanos não tenham que transportar oxigênio da Terra a cada viagem que fizerem a Marte.

Perseverance é o quinto robô a chegar em Marte; o primeiro aterrisou em 1997. Todos foram feitos pelos Estados Unidos, que já pensa em uma missão tripulada para lá. No entanto, os estudos são preliminares.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais