> >
Gasolina "batizada": veja os problemas que podem aparecer no veículo

Gasolina "batizada": veja os problemas que podem aparecer no veículo

Aumento no consumo de combustível e barulho diferente do motor são alguns dos sinais de que você pode ter abastecido o veículo com combustível adulterado, segundo especialista

Publicado em 21 de março de 2022 às 18:09

Ícone - Tempo de Leitura 1min de leitura
Ludson Nobre
Estagiário / [email protected]

Com o preço da gasolina nas alturas, os motoristas buscam locais com valores mais acessíveis para não pesar ainda mais no bolso. Contudo, o barato pode sair caro, segundo alerta Ricardo Barbosa, comentarista do quadro Pit Stop CBN, da CBN Vitória. Em entrevista à jornalista Fernanda Queiroz, ele afirma que a tem muita gasolina "batizada", podendo existir até mesmo em postos do Espírito Santo, e cita os riscos que o seu veículo pode correr caso seja abastecido com o produto adulterado.

Entrevista com Ricardo Barbosa, comentarista do Pit Stop CBN
  • Gatilho da bomba de gasolina

    01

    MAIOR GASTO DE COMBUSTÍVEL

    O principal problema, segundo o especialista, é o aumento do consumo. O motorista vai perceber que o carro vai gastar um pouco mais de combustível por quilômetro rodado. Isso pode estar relacionado ao combustível que está fora da especificação técnica. Com isso, o motorista irá mais vezes ao posto de combustíveis.

  • Carro sendo abastecido

    02

    BARULHO DIFERENTE DO MOTOR

    O motor pode apresentar um ruído diferente e o dono do carro vai sentir que o funcionamento não está igual a antes. Isso pode estar ligado à gasolina de má qualidade.

  • Preço do litro da gasolina passa dos R$ 7 em postos de Cachoeiro

    03

    FALHA DO MOTOR

    Ligado ao barulho diferente, tem a falha do motor. Esse é mais fácil de perceber que o carro começa a engasgar, falhar, ratear e não desenvolver como era de costume. Isso pode ser percebido assim que o motorista sai do posto. Com alguns quilômetros rodados, é possível ver a mudança porque o carro já vai funcionar de forma diferente.

  • Posto em Jardim América, Cariacica, vende gasolina por menos de R$ 7,00

    04

    REDUÇÃO DA POTÊNCIA

    Esse item também é muito fácil de detectar porque na aceleração o carro não vai desenvolver. O condutor vai ter que acelerar mais, pisar mais forte no acelerador para que o carro desenvolva na velocidade necessária. Se precisar subir uma pequena ladeira, dá para perceber que o carro não desenvolve. Isso pode ser percebido rapidamente.

  • PRF

    05

    AUMENTO DA FUMAÇA

    O carro vai começar a soltar uma quantidade de fumaça maior e, normalmente, uma fumaça escura. Isso mostra que a queima no sistema de combustão não está equilibrada. Isso pode ser também por conta do combustível adulterado.

  • Fiat Pulse é uma boa opção de SUV de entrada?

    06

    LUZ DE ANOMALIA NO PAINEL

    Quando o carro começa a falhar muito, acende uma luz no painel. A luz de anomalia vai quer mostrar que tem alguma coisa de errado. O sistema vai procurar através de seus módulos e sensores, procurar fazer um ajuste ao combustível. Mas, como ele não está preparado com aquela adulteração, o motor não consegue ajustar e acende a luz para alertar.

O motorista que identificar que o veículo pode estar com gasolina adulterada deve procurar uma oficina para que seja feito o teste, e o combustível seja retirado. É importante lembrar sempre de pedir a nota na hora do abastecimento para comprovar que o veículo foi abastecido naquele posto.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais