> >
Familiares de pacientes reclamam de demora para cirurgias em hospital de Cachoeiro

Familiares de pacientes reclamam de demora para cirurgias em hospital de Cachoeiro

Segundo familiares de pacientes internados na Santa Casa de Cachoeiro, a informação do hospital é que falta de material para cirurgias; unidade nega

Publicado em 24 de fevereiro de 2022 às 11:51

Ícone - Tempo de Leitura 3min de leitura
Santa Casa de Cachoeiro de Itapemirim
Santa Casa de Cachoeiro de Itapemirim. (Divulgação)

Pacientes internados na Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo, afirmam que a unidade enfrenta uma crise. De acordo com familiares dessas pessoas, alguns aguardam há mais de uma semana por uma cirurgia e sem previsão de quando o procedimento será realizado.

Os familiares dizem que a informação do hospital aos pacientes e seus familiares é de que faltam materiais para realizar as operações. No entanto, a Santa Casa afirma que não falta material e cita grande volume de pacientes nos últimos dias. 

O marceneiro Toniel Queiroz contou, em entrevista à TV Gazeta Sul, que sua irmã está internada há 12 dias após sofrer um acidente de trânsito e precisa passar por uma cirurgia.

"Minha irmã sofre acidente no último dia 11 e sofreu uma fratura na tíbia. A informação do hospital é que não tem material cirúrgico, falta dipirona, até lençol para as macas e não tem previsão de fazer a cirurgia", contou o familiar da paciente.

Os relatos pelos corredores do hospital, segundo Toniel Queiroz, é de que só há um anestesista e até salários dos médicos estariam em atraso.

Com o clima de incerteza, os familiares sofrem com a falta de uma definição. É o caso da faxineira Cátia Regina Palermo, que está com o filho internado, esperando para fazer cirurgia.

"Ele está desde domingo internado após sofrer um acidente de moto. Isso precisa de uma solução, é doloroso demais como mãe ver meu filho sofrendo, me ligou reclamando de dor", contou Cátia.

A Santa Casa é uma unidade é de referência na Região Sul do Estado para atender vítimas de acidente de trânsito e pessoas com outros tipos de traumas. O hospital é filantrópico e atende pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e também é conveniado a planos de saúde particulares.

O QUE DIZ O HOSPITAL

Procurada pela reportagem, a Santa Casa justificou a demora pelo grande volume de pacientes e negou a falta de insumos para a realização dos procedimentos. Confira a nota da íntegra:

A Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro informa que tem recebido um grande volume de pacientes na unidade nos últimos dias, o que tem causado uma espera maior na realização de procedimentos cirúrgicos ortopédicos.

A Santa Casa esclarece que, apesar do grande volume de pacientes, o hospital tem prestado toda a assistência médica necessária para aqueles que estão internados na instituição.

Esclarece também que não há falta de medicamentos e os materiais cirúrgicos necessários para os procedimentos estão sendo adquiridos de acordo com a demanda.

A Santa Casa explica ainda que o pagamento dos funcionários está em dia. E que tem dialogado com um grupo de médicos para que os vencimentos da categoria sejam regularizados.

Por fim, informa que possui um plano de reestruturação financeira e tem se mobilizado junto ao Governo do Estado e parlamentares na tentativa de equilibrar as contas do hospital.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais