Sair
Assine
Sair
Entrar

Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Justiça Federal

Decisão obriga prefeitura a resgatar cachorros abandonados em Cachoeiro

De acordo com a AGU, decisão visa garantir a segurança e saúde pública no campus do IFES; animais devem ser resgatados em um prazo de 90 dias

Publicado em 25 de Julho de 2024 às 17:51

Sara Oliveira

Publicado em 

25 jul 2024 às 17:51
Decisão obriga prefeitura a resgatar cachorros abandonados em campus do IFES em Cachoeiro
Cachorros abandonados no campus do IFES de Cachoeiro deverão ser recolhidos pela prefeitura municipal Crédito: Reprodução/Ifes
Uma decisão da Justiça Federal obrigou a Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo, a resgatar cachorros abandonados no campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) no município.
A ordem judicial foi resultado de uma Ação Civil Pública movida pela Advocacia-Geral da União (AGU), que aponta que o aumento no número de animais abandonados no campus pode ser um risco para os cachorros e para os frequentadores.
Na ação, a AGU representa judicialmente a instituição de ensino. O aumento no número de cachorros abandonados, segundo o órgão, é observado desde o início do ano. 
“A presença dos animais representa um risco à segurança dos próprios animais e das mais de duas mil pessoas, entre alunos e colaboradores, que frequentam o campus – uma vez que a situação pode levar a acidentes, transmissão de doenças e interferência nas atividades acadêmicas, especialmente porque não há como saber se a vacinação e vermifugação dos cães estão em dia”, informou a AGU.
Procurado, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) informou que, na petição inicial, havia a informação de 15 cachorros transitando no campus, mas é uma média que pode variar. Segundo a Advocacia-Geral da União (AGU), a responsabilidade pelo resgate dos animais é da prefeitura, conforme previsto na lei orgânica municipal. A Justiça Federal acolheu o pedido de tutela antecipada e determinou que o município resgate todos os animais no prazo de 90 dias.
Para a procuradora federal Maria Clara de Moraes Cosendey, que atuou no caso, a decisão foi importante para garantir a segurança e saúde pública no campus da instituição de ensino. “A atuação da AGU foi crucial para assegurar que o município cumpra suas obrigações legais, protegendo tanto os animais quanto a comunidade acadêmica", conclui.
Procurada, a Prefeitura de Cachoeiro informou que foi notificada e está se preparando para adotar as medidas necessárias.

Este vídeo pode te interessar

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Oscar morreu após sofrer acidente em Fundão, no último domingo (2)
Soldador morre após ser arremessado de moto em acidente em Fundão
Incêndio aconteceu no bairro São Francisco
Incêndio atinge plantação de eucalipto e avança para pasto em Aracruz
Os casos são investigados pela Delegacia Especializada de Investigações Criminais (Deic) de Colatina
Restaurante é alvo de dois furtos e uma tentativa de invasão em Colatina

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados