Coronavírus no ES: Casagrande faz novo pronunciamento sobre pandemia

Governador do Estado, Renato Casagrande falou sobre as últimas medidas no Espírito Santo contra o novo coronavírus; assista

Publicado em 03/06/2020 às 17h31
Atualizado em 04/06/2020 às 14h33

17:41

Fim da transmissão

"São essas as informações de hoje, reforçando o pedido do distanciamento social, isolamento. Uso das máscaras é fundamental e obrigatório em todos os municípios. Meu pedido de ajuda e colaboração para manter um plano de convivência com a pandemia. Abraços, felicidades e boa noite à todos".


17:38

Medidas de risco extremo

"Não queremos chegar ao risco extremo. É uma limitação maior nas atividades econômicas. Mas a matriz de risco prevê isso, estamos conversando com a sociedade capixaba sobre essas medidas. Outra questão importante é que, como teremos muita mudanças a partir dessa semana, teremos reunião com prefeitos na sexta-feira às 9h, para fazer projeção da matriz de risco para semana que vem. Amanhã teremos reunião com o Ministério Público".


17:37

Matriz de risco

Se já passamos de 80% dos leitos de UTI ocupados, é bom que o município comece a se preparar porque na semana que vem todos estarão em risco moderado ou alto. Não teremos mais risco baixo. É bom que as pessoas já saibam na semana de vem que a matriz de risco, pelo que tudo indica, os municípios estarão com um risco maior. Isso exigirá algumas mudanças. Agora estamos decidindo as medidas de risco extremo, dentro da matriz de risco. Ela funciona para os dois lados. Se município conseguir reduzir coeficiente de incidência de coronavírus, o município tem mais liberdade para atividade econômica. Mas se o coeficiente é alto, letalidade é alta, o município avança em termos de grau de risco".


17:34

Redução da interatividade e comércio

"Para que algumas coisas voltem a funcionar, precisamos que as pessoas abram mão do lazer. Isso para deixar o comércio funcionar com restrições. Temos medidas definidas com clareza na nossa matriz de risco. Município de risco moderado tem funcionamento do comércio de segunda a sexta, não funcionará mais aos sábados e domingos nos 52 municípios. Isso é para reduzir a interação. Os 12 com risco alto também tem comércio funcionando de segunda a sexta em dias alternados. Isso é para que o comércio funcione minimamente".


17:33

Distanciamento social

"É um processo que temos feito diariamente: abrir leitos de UTI e leitos para outras enfermidades. Isso tudo é para atender a população. Tenho dito que não só os respiradores resolvem nosso problema. Temos outros equipamentos, vamos chegando ao nosso limite da possibilidade de abertura de leitos de UTI porque ficamos com dificuldades. Nossa política continua sendo de redução da interação, distanciamento e isolamento social. Isso é essencial para que haja diminuição na demanda por leitos de UTI".


17:31

100 novos respiradores

"Boa noite a todos. Gostaria de informar que recebemos 100 novos respiradores, que vieram de São Paulo de avião. Compramos da Itália, conseguimos intermediar lá atrás em uma ação, e compramos então diversos respiradores. Chegaram 60 na semana passada em 100 chegaram ontem. Estão sendo preparados para serem usados a partir de amanhã".

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.