> >
Coronavírus em esgoto no ES: resultados de pesquisas só em 2021

Coronavírus em esgoto no ES: resultados de pesquisas só em 2021

É o que aponta a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), que destinou recursos para a realização dos projetos

Publicado em 18 de novembro de 2020 às 13:44

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Cesan em Vitória
Trabalhos fazem análise da presença do novo coronavírus no esgoto da Grande Vitória. (Divulgação/Cesan)

Duas pesquisas que visam analisar a presença do novo coronavírus no esgoto da Grande Vitória só devem ter os resultados disponibilizados em 2021. É o que aponta a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), que destinou recursos para a realização dos projetos, conduzidos por professores da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

O primeiro, chamado de “Avaliação de SARS-COV-2 em águas residuárias e estabelecimento de sistemas de divulgação de dados” começou em junho deste ano e tem um prazo de 12 meses para ser concluído. De acordo com a Fundação, a coleta das amostras já foi iniciada e os primeiros resultados devem ser divulgados no primeiro trimestre de 2021.

Já o segundo estudo relacionado é o “Vigilância epidemiológica e ambiental de SARS-CoV-2 na Região Metropolitana de Vitória – ES”. Este tem um prazo maior para ser realizado - dois anos - e foi iniciado em maio de 2020. De acordo com a Fundação, a previsão é de que os resultados preliminares também estejam disponíveis no primeiro trimestre do ano que vem.

O órgão afirmou que foram destinados R$ 217,9 mil para a realização de dois projetos.

Este vídeo pode te interessar

A reportagem entrou em contato com a Ufes para mais informações sobre o andamento dos projetos, sobre as coletas e análises preliminares. Esta matéria será atualizada assim que uma resposta for recebida.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais