ASSINE

Coronavírus: Casagrande anuncia novas medidas no ES

Governador do Espírito, entre outras medidas, fala sobre como fica a situação do comércio durante a pandemia

Publicado em 02/05/2020 às 13h08
Atualizado em 02/05/2020 às 16h35

13:51

Encerramento

Está concluída a coletiva com o governador Renato Casagrande.


13:48

Regras do comércio

A regra é comércio fechado. Delivery já era permitido. Eu também posso marcar um horário para ir na sua loja. O dono ou gerente só pode atender uma pessoa por vez. Não tem segredo. É uma regra muito clara e um passo para a gente tentar conviver com a pandemia mantendo o isolamento, mas deixando uma ou outra atividade em funcionamento desde que siga os protocolos – máscara, álcool em gel e outras.


13:46

Funcionamento dos comércios

Nós já colocamos a possibilidade de venda com hora marcada das 10h às 16h. Também colocamos que pessoas do grupo de risco não podem trabalhar. Acho natural que o dono dos estabelecimentos façam um rodízio dos empregados, mas isso não está determinado. 


13:43

Burocracia para empréstimos

Banco tem regra muito rigorosa. E nós ainda criamos o Fundo de Aval. Estamos trabalhando nisso. Reconheço que profissionais de várias áreas estão com dificuldades para conseguir esses empréstimos.


13:40

R$ 1.600 por aluguel de leitos

Teremos 353 leitos de UTI e mais de 800 leitos de enfermaria. Estamos buscando credenciar esses leitos de hospitais particulares junto ao governo federal. O governo federal não paga R$ 1.600, mas se eles pagarem uma parte, a gente paga o resto. Isso vai permitir que a gente aplique verbas do Estado e da União nesses leitos.


13:39

Ajuda para os empresários

As linhas de financiamento já estão operando. Há alguns pedidos para reduzir a burocracia, mas as linhas já estão operando. Protelamos a cobrança do ICMS por 90 dias, das certidões negativas, entre outras ações voltadas para os empresários.


13:38

Trabalho para o isolamento social

A primeira coisa é a conscientização. A pandemia pode alcançar qualquer um. Vai alcançar mais as pessoas de bairros populares se não houver cuidado. É preciso conscientizar pelo uso da máscara, também. Em cada município teremos um grupo de policiais e agentes das guardas que vão atender as denúncias. Isso vai dar uma eficácia maior para a fiscalização do isolamento, mas todas as pessoas precisam se envolver. Em cada bairro podem existir grupos preocupados com a vida para que façam a conscientização pelo isolamento. 


13:33

Criatividade

Podemos na semana que vem ter uma mudança no foco do isolamento. Vamos ver qual o número de trabalhadores na Indústria, nos Serviços... Vamos fazer um debate com as Federações para saber o que significa, em termo de deslocamento de pessoas, a atividade dessas empresas. A gente precisa de criatividade para manter o isolamento social. Se a gente mantiver o isolamento somente com o comércio, vai penalizar muito o esse setor.


13:32

Mortes pela Covid-19

Hoje, a maior parte das mortes já está acontecendo nos bairros mais populares. O vírus veio pelas classes mais altas, mas agora já avançou para os bairros mais populares e com menor infraestrutura. Infelizmente estamos perdendo vidas.


13:31

Aumento da movimentação de pessoas

Estamos montando essa semana um grupo de fiscalização da Polícia Militar e guardas municipais. Teremos um destacamento em cada município da Grande Vitória. O primeiro passo é orientação, mas também estão previstas penalidades. As denúncias poderão ser feitas pelo Ciodes. A pandemia deve ser enfrentada por todos nós, se não vamos ter dificuldades.


13:30

Rede privada

Não estamos com o dado da rede privada muito claros. Mas ela está com cerca de 25% de ocupação.


13:28

Cachoeiro de Itapemirim

Recebi os dados da Santa Casa de Cachoeiro hoje. Lá temos 14 leitos de UTI – semana que vem vai pra 27. Nove estão ocupados. Já os leitos de enfermaria são 21 e 15 ocupados. 


13:26

Vamos aprender a viver com a pandemia

A gente precisa aprender a conviver com a pandemia. 2020 todo a gente vai ter que viver com ela e 2021 até chegar a vacina. Esse deve ser o nosso comportamento: o distanciamento.


13:24

Impacto na atividade comercial

Estamos vendo o que pode ser feito para reduzir o impacto na atividade comercial. Vendo se uma ou outra atividade pode ser reduzida para que o comércio possa reabrir. Alguns setores podem fechar por 15 dias, por exemplo, para que o comércio comece a reabrir.


13:22

Padrão para reabrir o comércio

Pela nossa matriz de risco, não podemos ter mais de 50% de leitos ocupados para reabrir o comércio.  Atualmente são 68%.


13:21

85% dos casos são na Grande Vitória

A maior parte dos casos que foram confirmados estão na Grande Vitória. A doença se alastra mais em locais de concentração urbana. Estamos com cuidado mais extremo nessa região porque aqui tem 85% dos casos. Mas as máscaras também chegarão ao interior.


13:20

Testes

O Espírito Santo é um dos Estados que mais faz testes em todo o Brasil, com 3.300 testes para cada milhão de habitantes.


13:19

Respiradores

Conforme já foi noticiado, chegaram 30 respiradores. Eles já foram levados para o Jayme e vieram de São Paulo escoltados pela polícia. Também estão chegando os 50 mil testes que vieram da China. Até segunda eles devem estar no Lacen.


13:18

Distribuição de máscaras

A partir de segunda-feira (4), 1 milhão de máscaras vão ser distribuídas nos terminais do Transcol.


13:17

Risco moderado

Bom Jesus do Norte, no sul do Estado, saiu do risco alto de contágio para o risco moderado.


13:17

Conversa com prefeitos

Conversei com os cinco prefeitos da região metropolitana, bancada federal, então essa decisão de manter o isolamento mais forte não é só minha.


13:16

Comércio fechado até domingo

O comércio segue fechado, pelo menos, até domingo que vem, dia 10. As alternativas são delivery e atendimento com hora marcada.


13:15

Denúncias pelo 190

Estamos ajustando para que essas denúncias de aglomerações possam ser feitas pelo 190 e a fiscalização ser feita com as guardas municipais e também com a policiais militares.


13:14

Polícia para reduzir aglomerações

Estamos ajustando com as Federações para que tenha um documento e todos cumpram com sua parte. Estamos fazendo uma fiscalização mais intensa nos municípios. Policiais militares fiscalizam para reduzir aglomerações.


13:13

Drive-Thru

Enquanto não tiver aumento do isolamento a gente não pode abrir o comércio. Enquanto isso, fica com delivery e atendimento com hora marcada. Shoppings continuam fechados, mas as lojas podem atender com drive-thru.


13:12

Avançar no isolamento

Segundo o governador, é preciso aumentar o isolamento social. O número de leitos têm aumentado no Estado, mas é preciso aumentar o isolamento. Ainda existem pessoas que não estão contribuindo. O passo em direção à abertura econômica só vai acontecer se aumentar o isolamento.


13:11

Grupo de risco não pode trabalhar

O governador ressalta que os empregados em grupo de risco não podem trabalhar, como grávidas e pessoas idosas, por exemplo.


13:10

Opções

Casagrande destaca que existem outras opções aos comerciantes, como a retirada de produtos com hora marcada ou delivery, por exemplo.


13:09

Comércio ainda fechado

Por conta do número de leitos ocupados o comércio ainda continuará fechado no Estado.


13:08

Reunião

Casagrande se reuniu com a Sala de Situação e disse que tem 266 leitos de UTI e 68% de ocupação.


13:08

Começa a coletiva

O governador está iniciando o pronunciamento.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido possível

Para melhorar a sua navegação, A Gazeta utiliza cookies e tecnologias semelhantes como explicado em nossa Politica de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.

Bem-vindo

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espírito Santo.