Casagrande faz novo pronunciamento sobre o coronavírus no ES

O governador do Estado fala sobre as últimas medidas contra a Covid-19 no Espírito Santo; acompanhe em tempo real

Publicado em 01/06/2020 às 18h03
Atualizado em 01/06/2020 às 18h23

18:19

Agradecimentos

"Estou vivendo a angústia que é ser contagiado pelo vírus, e a ansiedade que isso causa. É preciso que o que todos compreendam que o que salva uma vida, é não ser contagiado. A qualquer sintoma, que as pessoas já se isolem. É importante que, mesmo sem teste apresentado, a pessoa já tome as medidas como se fosse contágio por Covid-19, porque isso ajuda desde o início. Termino agradecendo a quem está colaborando. Muito obrigado as manifestações de carinho".


18:18

Restrições

"Quando autorizamos que um comércio funcione, que o shopping funcione, é um sinal de tentativa que a gente dá, e todos precisam colaborar. Peço muita ajuda dos prefeitos, mas ainda vejo grande quantidade de pessoas nas praias, praticando esporte coletivo, caminhando, correndo... Precisamos saber o limite disso. Porque é melhor restringir praia do que a gente ter que, de fato, adotar medidas mais radicais, que não são descartadas. Isso está vinculado ao número de leitos de UTI ocupados. Se chegarmos a 91%, precisamos fechar comércios e serviços totalmente".


18:15

Colaboração da população

"É preciso continuar atento, quero reafirmar a necessidade da redução da interação. O que estamos fazendo aqui é ampliar o número de leitos para salvar vidas, da atividade econômica, soluções são de sobrevivência, porque muita gente depende disso. Estamos tentando conciliar as coisas, e só vamos conseguir se todos colaborarem".


18:14

Falta de apoio do governo federal

"Vocês estão vendo que o confronto nacional atrapalha o nosso trabalho. Governo federal não está centrado, isso atrapalha os governadores nos Estados, que estão com uma carga pesada. Essa falta de apoio dificulta o nosso trabalho".


18:12

Matriz de risco

"Estamos em um esforço gigantesco dentro do plano de convivência com a pandemia, para estabelecer um nível. Esse nível está amarrado à matriz de risco, que passou a ter vigência ontem e hoje classificou 14 municípios como risco baixo, 52 com risco moderado. No próximo sábado, não teremos atividades comerciais funcionando nestes com risco moderado, para reduzir grau de contaminação do vírus. E de risco alto, são 12 municípios, em que o comércio funciona de segunda a sexta de forma alternada. Essa classificação nos dá até agora a chance de fazer uma gestão de convivência com a pandemia".


18:09

Novos respiradores

"Já está vindo da Itália mais 100 respiradores, já chegaram em São Paulo. Vamos organizá-los em hospitais públicos e filantrópicos. Todo nosso esforço nos últimos meses tem sido aberturas de leitos de UTI. Só para Covid, abrimos mais de 600 leitos de UTI".


18:06

Novos leitos no ES

"Quero dizer que nessas últimas horas abrimos leitos de UTI e enfermarias, para outras enfermidades no Espírito Santo. Hoje teve início o funcionamento do Hospital dos Servidores, ele está regulado pela Secretaria de Estado da Saúde para que atenda mais pacientes Covid. Também na semana passada começamos a regular a Clínica dos Acidentados da Grande Vitória. 49 leitos de enfermaria e 9 leitos de UTI. Também abrimos hoje no Hospital Infantil de Cachoeiro 10 leitos de UTI para outras enfermidades. Abrimos na Santa Casa de Guaçuí, no Sul do ES, 10 leitos de UTI para Covid e 8 leitos de enfermaria, também para coronavírus. Continuamos no esforço".


18:04

Gratidão

"Boa noite a quem nos acompanha por aqui. Quero primeiro manifestar minha gratidão e agradecimento pelas orações e energias positivas que recebi nos últimos dias devido ao contágio da Covid-19. Eu, minha esposa e minha mãe recebemos muitas manifestações de carinho. Ainda estou no ciclo no contágio, hoje é meu 11º dia, não estou saindo, mas estou com sintomas leves".

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.