Casagrande faz novo pronunciamento sobre impactos da Covid-19 no ES

Em uma transmissão ao vivo, o governador do Espírito Santo anunciou o novo mapa de risco e falou sobre as últimas medidas para o Estado

Publicado em 23/10/2020 às 17h47
Atualizado em 23/10/2020 às 18h13

17:59

Fim da transmissão

"O mapa está praticamente verde, mas os sinais emitem o alerta: número de amostras grande, positividade aumentou, óbitos voltaram a crescer, número grande de contagiados, hospitais privados com demanda maior de internação... Esses dados precisam ser observados, vamos ficar atentos e alertas para proteger vidas. Desejo um excelente final de semana. Obrigado".


17:57

"Espero que o governo execute plano nacional de imunização", diz Casagrande

"É preciso observar os números, que produzem um alerta para nós: de que a doença não está controlada. Essa semana foi forte de debate sobre vacinas, espero que o governo execute um plano nacional de imunização que possa atender o mais rápido possível todos os brasileiros, desde que tenha vacina segura aprovada na Anvisa, no país de origem. Isso que é fundamental, que a vacina esteja à disposição dos brasileiros. Essa semana fechamos o entendimento com o governo federal, depois o presidente da República voltou atrás... Tenho insistido nisso. Só a vacina vai nos libertar do vírus e, nos libertando dele, reduzimos drasticamente as mortes e retomamos às atividades com liberdade total".


17:54

Testes positivos voltaram a crescer na Grande Vitória

"A positividade dos testes que estão chegando do Lacen têm aumentado. Chegamos, há algumas semanas, a 28, 27, 26%. Reduzimos muito a positividade. Nas últimas três semanas, aumentou novamente: em média 40%. Voltamos a subir com a positividade novamente. Outro dado a ser observado é a ocupação de leitos nos hospitais privados, que têm demanda mais alta. Observar também o número de amostras que chegam no Lacen: são muitas. Isso mostra um número de pessoas com sintoma muito mais forte. Não estamos em uma segunda onda, países da Europa estão entrando nela, mas estamos com esses dados. Outro dado é que há um leve crescimento da média móvel, especialmente dos 7 últimos dias, nos óbitos, especialmente na Grande Vitória".


17:52

Mapa de risco: Ecoporanga é o único município em risco moderado

"Vou agora anunciar o mapa de risco da semana que vem. Estamos com 39% da ocupação de leitos de UTI e um município com risco moderado: Ecoporanga. O restante está em risco baixo, com coloração verde. Esse mapa tem início na segunda-feira (26)".


17:49

Volta às aulas do ensino fundamental a partir de segunda-feira (26)

"Também já iniciamos as aulas presenciais do ensino médio, e na segunda-feira vamos iniciar as aulas do ensino fundamental, também com protocolo anunciado. Dentro do protocolo, há um item que trata do revezamento para não ter mais de 50% da turma presente. Também estamos fazendo um trabalho opcional, não é obrigatória a presença dos alunos. Desde que ele faça as atividades remotas, não tem obrigatoriedade da presença. Muitas escolas têm o número de alunos de ensino médio abaixo de 50%. Nós estamos tratando o revezamento a partir de segunda-feira como uma prática se houver necessidade. Se a diretora verificar que não chega a 50% da capacidade da turma no revezamento, não há necessidade do revezamento".


17:48

Espaços de recreação infantil poderão funcionar a partir de 3 de novembro

"Hoje foi iniciada uma autorização que demos há alguns dias sobre o funcionamento de eventos com protocolos. A partir de hoje, podem acontecer eventos de até 300 pessoas com distanciamento e todo o protocolo anunciado. Nós não tínhamos autorizado a realização de eventos infantis. A partir de hoje, tínhamos anunciado a autorização com relação a eventos corporativos. A partir de 3 de novembro, estamos autorizando o funcionamento de cerimoniais e espaços de recreação infantil dentro do protocolo que vai ser anunciado em breve".


17:47

Início da transmissão

O governador Renato Casagrande cumprimenta jornalistas e internautas que acompanham a transmissão.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.