A socialite Marcina Chiabay Loureiro
A socialite Marcina Chiabay Loureiro
Socialites Capixabas

Marcina Chiabay: a dama que fundou a 1ª boutique de luxo do ES

Dona da primeira boutique de luxo do Espírito Santo, no Parque Moscoso, Marcina Chiabay Loureiro esbanja vitalidade aos 92 anos de idade e é hoje uma das socialites que podemos nos referir como dama do jet set capixaba; conheça a história da pioneira da moda no Estado

A socialite Marcina Chiabay Loureiro
Publicado em 06/01/2020 às 12h04
Atualizado em 06/01/2020 às 12h06

No rol de damas que o Espírito Santo ostenta, Marcina Chiabay Loureiro é certamente uma das personalidades de mais prestígio. Do alto de seus 92 anos e em plena atividade, ela desfruta de um respeito e reconhecimento do jet set capixaba. Sempre à frente de seu tempo, ela tem uma história de se orgulhar.

Ela, que prosperou na década de 1960 -  época em que o scotch rolava solto nas festas da Ilha (era esse mesmo o palavreado que se usava nas colunas sociais que a socialite estampou) -, foi a primeira mulher a empreender de verdade na Capital e comandou, por décadas, a primeira boutique de luxo que o Estado teve. Vendia de tudo – de perucas a vestidos de festa, passando pelos mais variados acessórios e tudo quanto era novidade da época. Comprava as mercadorias direto do Rio de Janeiro e São Paulo e até hoje a loja, que ficava no Parque Moscoso, no Centro, quando o point da society era todo por aquelas bandas, é lembrada como referência para quem é do ramo.

Contadora por formação, Marcina é a figura que abre a série de entrevistas em vídeo “Socialites Capixabas”, produzida pelo Divirta-se, seção de Entretenimento de A GAZETA

Natural de Afonso Cláudio, ela lembra que veio para a Capital estudar com a família ainda em veículos de carga, movidos a jegue. Chegou a Vitória nos anos 30 e o comércio já estava no DNA da família.

“Papai queria mais. Ele já era do comércio e todos nós, filhos, seguimos por essa área de trabalho. A família Chiabay inteira”. Saudosa, se referia a Raimundo Chiabay, seu pai, um dos 11 irmãos do clã que apostou as fichas que tinha nas mais diversas áreas do comércio pelo Estado afora.

 . Crédito: João Paulo Rocetti
 . Crédito: João Paulo Rocetti

Viúva há 11 anos, Marcina é mãe de Suzane e Ricardo; avó de Ingrid, Vickie, Cindy, Marcina, Ricardo e Rebecca – e contando! Mas não fala da família sem citar o genro, Jules White, e a nora, Ruth, por quem nutre mesmo carinho materno que tem pelos seus.

O IMPÉRIO E MEMÓRIAS DE MARCINA CHIABAY

Antes de ser dona do próprio negócio, Marcina chegou a trabalhar em uma firma de café, na região Metropolitana de Vitória, mas com o incentivo do marido, Philareto Nascimento Loureiro, e já após a maternidade, decidiu dividir as tarefas de dona de casa, mãe e esposa com as de empresária. “Meu marido me deixava livre para fazer o que quisesse. Viajávamos muito, foi um casamento muito bom”, conta, deixando escapar algumas lágrimas dos olhos que brilham com um tom de azul cada dia mais reluzente.

Marcina Chiabay

A socialite Marcina Chiabay Loureiro mostra acervo de fotos antigas
A socialite Marcina Chiabay Loureiro mostra acervo de fotos antigas. João Paulo Rocetti
A socialite Marcina Chiabay Loureiro
A socialite Marcina Chiabay Loureiro. João Paulo Rocetti
A socialite Marcina Chiabay Loureiro mostra arquivo de jornais em que já foi notícia em colunas sociais
A socialite Marcina Chiabay Loureiro mostra arquivo de jornais em que já foi notícia em colunas sociais. João Paulo Rocetti
A socialite Marcina Chiabay Loureiro e a filha, a empresária Suzane White
A socialite Marcina Chiabay Loureiro e a filha, a empresária Suzane White. João Paulo Rocetti
A socialite Marcina Chiabay Loureiro mostra fotos antigas
A socialite Marcina Chiabay Loureiro mostra fotos antigas. João Paulo Rocetti
A socialite Marcina Chiabay Loureiro mostra fotos antigas
A socialite Marcina Chiabay Loureiro mostra fotos antigas
A socialite Marcina Chiabay Loureiro mostra fotos antigas
A socialite Marcina Chiabay Loureiro mostra fotos antigas
A socialite Marcina Chiabay Loureiro mostra fotos antigas

Aposentadoria não é uma opção. Para se manter fisicamente bem, a socialite é adepta do pilates e até hoje ajuda a filha, Suzane White, na loja homônima de roupas femininas, em Vitória. “Adoro chegar lá e incentivar todas as clientes a comprar. Elogio, faço a festa (risos)”, fala, destacando sua saudade dos tempos áureos que a sociedade capixaba viveu: “Antigamente tinham mais festas. Festas espetaculares. Tudo muito diferente de como é hoje. Vitória mudou da água para o vinho”.

É inclusive essa a receita que Marcina dá para longevidade e um mundo melhor: “As pessoas têm que comemorar mais. A vida é uma festa e temos que aproveitar todos os momentos ao máximo. Vamos comemorar mais!”.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.