> >
Capixabas lançam livro de crônicas sobre violência contra crianças

Capixabas lançam livro de crônicas sobre violência contra crianças

“Inocência Violada”,  de Maria Aparecida Rasseli Sfalsini, Marta Silva Vieira da Costa, Arcangela Pivetta dos Santos e Ariane Rasseli Sfalsini, será lançada nesta quinta-feira (30)

Publicado em 30 de setembro de 2021 às 14:14

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
O livro feito a oito mãos
Capa do livro "Inocência Violada". (Reprodução/Capa do livro)

Na véspera do mês das crianças, o livro “Inocência Violada” é lançado ao público, trazendo uma provocação sobre como a infância e a adolescência podem ser comprometidas pela violência sexual. Com lançamento nesta quinta-feira (30), a obra foi escrita por quatro capixabas, a ex-delegada Maria Aparecida Rasseli Sfalsini; a ex-escrivã da Polícia Civil do ES Marta Silva Vieira da Costa; ex-investigadora da Polícia Civil do ES Arcangela Pivetta dos Santos; e a advogada criminalista Ariane Rasseli Sfalsini.

O livro-documento reúne crônicas sensíveis que mesclam realidade e ficção. O texto surge de crimes dos quais as escritoras tomaram conhecimento enquanto atuavam na Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente da Polícia Civil do Estado do Espírito Santo. Já os toques de ficção buscam proteger suas personagens, ocultando a identificação de vítimas, autores, épocas e locais.

Visando o fácil entendimento do público, a obra de 145 páginas tem linguagem simples. No seu enredo, além dos casos, as crônicas trazem reflexões sobre as possíveis motivações deste tipo de violência, a partir do perfil do predador ou abusador sexual – geralmente pessoas acima de qualquer suspeita. Na obra, são revelados importantes sinais e riscos que uma vítima pode correr, detalhes que podem ajudar na identificação desses crimes.

Maria Aparecida Rasseli Sfalsini, Marta Silva Vieira da Costa, Arcangela Pivetta dos Santos e Ariane Rasseli Sfalsini assinam o livro-documento
Maria Aparecida Rasseli Sfalsini, Marta Silva Vieira da Costa, Arcangela Pivetta dos Santos e Ariane Rasseli Sfalsini assinam o livro-documento "Inocência Roubada". (Renato Vicentini)
Aspas de citação

Todos os dias crianças e adolescentes são abusados. A maioria dos casos acontece no meio familiar ou entre conhecidos, passando, muitas vezes, despercebidos. Daí a relevância da sociedade ter conhecimento sobre este assunto

Maria Aparecida Rasseli Sfalsini
Delegada aposentada e palestrante sobre violência contra mulher, crianças e adolescentes
Aspas de citação

Para a ex-delgada da polícia, Maria Aparecida Rasseli Sfalsini, o tema é de extrema importância e deve ser visto como prioridade, além da necessidade de que se busquem alternativas e soluções para que os abusos não sejam tratados apenas sob a ótica da tipificação e aplicação da lei. “Também é imprescindível oferecer o acolhimento, o carinho e o respeito que essas indefesas vítimas tanto necessitam a fim de mitigar, ao máximo, as graves consequências que a violência provoca em suas vidas”, explica.

O lançamento será a partir das 16 horas, no Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado do Espírito Santo (SINDEPES-ES), em Bento Ferreira, Vitória. No evento, o livro será comercializado. 

LANÇAMENTO LIVRO "INOCÊNCIA VIOLADA"

Este vídeo pode te interessar

  • Autoras: Maria Aparecida Rasseli Sfalsini, Marta Silva Vieira da Costa, Arcangela Pivetta dos Santos e Ariane Rasseli Sfalsini
  • Data: 30 de Setembro de 2021
  • Horário: das 16 às 21 horas
  • Local: Sindicato dos Delegados de Polícia do Espírito Santo, SINDEPES-ES. Rua Aluísio Simões, 570, Bento Ferreira, Vitória.
  • Valor da obra: R$ 49,90

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais