Publicado em 28 de abril de 2022 às 18:21
O Procon-SP notificou o McDonald's pelo fato de seu sanduíche McPicanha não ter picanha. O órgão de defesa do consumidor informou que pediu esclarecimentos à rede de fast food sobre a composição de seu sanduíche "Novo McPicanha". >
A própria rede já confirmou que o hambúrguer do sanduíche é produzido sem picanha e que há apenas um "molho sabor picanha". Em nota, a companhia também disse lamentar que a "publicidade criada em torno do produto tenha provocado dúvidas nos consumidores".>
"Os lançamentos trazem a novidade do exclusivo molho sabor picanha (com aroma natural de picanha), uma nova apresentação e um hambúrguer diferente em composição e em tamanho (100% carne bovina, produzido com um blend de cortes selecionados e no maior tamanho oferecido pela rede atualmente)", afirmou a rede.>
A empresa deverá apresentar ao Procon até 2 de maio a tabela nutricional dos sanduíches, atestando a composição de cada um dos ingredientes (carne, molhos e aditivos) e documentos que comprovem os testes de qualidade realizados, demonstrando o processo de manipulação, acondicionamento e tempo indicado para consumo>
>
A comunicação do McDonald's fere o Código de Defesa do Consumidor (CDC), segundo Jesualdo de Almeida Júnior, presidente da comissão de Direito do Consumidor da subseção São Paulo da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).>
"A comunicação é enganosa na sua essência, sugestionando diretamente que é picanha. O nome do sanduíche também ofende diretamente o artigo 30 do Código de Defesa do Consumidor", afirma.>
De acordo com ele, o consumidor que se sentir lesado individualmente pode pleitear ação de indenização por haver um "vício de qualidade". Neste caso, o artigo 18 do CDC dá três opções ao consumidor: optar pela substituição do bem, pela restituição do preço ou pelo abatimento proporcional.>
A manifestação do McDonald's ocorreu depois de a página Coma Com os Olhos, que faz resenhas sobre lanches no Instagram, ter afirmado que levaria o possível caso de propaganda enganosa ao Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) e ao Procon de São Paulo.>
O Procon também informou que solicitou a "cópia dos materiais publicitários e das mídias de divulgação da linha de 2022", bem como da campanha imediatamente anterior dos sanduíches com a presença de "sabor acentuado de churrasco e/ou picanha".>
O sanduíche foi relançado neste mês, com uma forte campanha publicitária dentro do Big Brother Brasil. Procurado, o Conar afirmou que abrirá uma representação ética para discutir o caso. A solicitação foi feita por um consumidor no dia 26 de abril.>
O órgão não pode exigir a retirada das propagandas com o nome do sanduíche dos veículos de comunicação ou redes sociais, mas pode recomendar que elas sejam alteradas ou suspensas.>
O artigo 23 do Código de Ética do Conselho afirma que "os anúncios devem ser realizados de forma a não abusar da confiança do consumidor, não explorar sua falta de experiência ou de conhecimento e não se beneficiar de sua credulidade".>
Já o texto do artigo 27 diz que "o anúncio deve conter uma apresentação verdadeira do produto oferecido" e que a propaganda "não deverá conter informação que leve o consumidor a engano quanto ao produto anunciado".>
Procurado, o McDonald's não informou se a campanha com o sanduíche continuará sendo veiculada nem se a marca pretende alterar o nome do sanduíche. Os vídeos no YouTube com os comerciais aparecem como privados desde a manhã desta quinta-feira (28).>
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta