> >
Previdência: PEC paralela deve ter mudanças para PMs e bombeiros

Previdência: PEC paralela deve ter mudanças para PMs e bombeiros

Os policiais militares ficaram de fora da reforma aprovada na Câmara

Publicado em 21 de agosto de 2019 às 23:55

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
(Divulgação)

A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) paralela à reforma da Previdênciaque deve incluir Estados e municípios, contará com mudanças para policiais militares e bombeiros, não somente para servidores públicos.  A proposta deve correr no Senado. O texto-base da reforma foi aprovado em 2º turno na Câmara dos Deputados na madrugada de quarta-feira (8).

Essas duas categorias têm regras especiais, sem idade mínima. Isso leva a várias situações de aposentadorias precoces, pressionando ainda mais as contas dos governos regionais.

A medida é defendida por um grupo de senadores, principalmente ex-governadores e tem o apoio da equipe econômica . A informação é do jornal "O Globo".

Após fazer lobby nos corredores da Câmara dos Deputados, os PMs  foram excluídos da proposta na votação do relatório, durante a tramitação da reforma da Previdência na comissão especial.

FORÇAS ARMADAS

O texto inicial enviado pelo Executivo para as votações no Congresso previa a inclusão dos policiais nas mesmas regras previdenciárias das Forças Armadas, que começa a tramitar a partir da semana que vem. O impacto previsto para os Estados seria de R$ 52 bilhões em 10 anos.

Este vídeo pode te interessar

Policiais e bombeiros, teriam, por exemplo, que comprovar 35 anos na atividade policial. Aposentados, pensionistas e alunos em escola de formação passariam a ter que pagar contribuição.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais