> >
Porto Central terá Zona de Processamento de Exportação no Sul do ES

Porto Central terá Zona de Processamento de Exportação no Sul do ES

Empresa que construirá o porto no ES assinou um acordo com o Porto de Pecém, no Ceará, para juntos atraírem investimentos

Publicado em 6 de fevereiro de 2019 às 20:29

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
(Divulgação/Porto Central)

O Porto Central, em Presidente Kennedy, no Sul do Estado, vai ter uma Zona de Processamento de Exportação (ZPE). O anúncio foi feito na tarde desta quarta-feira (06), na Federação das Indústrias (Findes).

A empresa responsável pela construção do empreendimento no Espírito Santo assinou um Protocolo de Intenções com o Porto de Pecém, no Ceará, para que os dois trabalhem conjuntamente em busca de contratos empresariais e tenham sinergia operacional. Ambos os portos têm um investidor comum, o Porto de Roterdã.

Porto Central terá Zona de processamento de Exportação no Sul do ES

"Pretendemos replicar o modelo de ZPE do Porto de Pecém no Porto Central. A ideia é que os portos trabalhem conjuntamente para conseguir que novas indústrias se instalem e operem conosco", destacou o diretor-presidente do Porto Central, José Maria Vieira de Novaes.

Já segundo o presidente da Findes, Léo de Castro, ter uma ZPE conectando porto e indústrias ajuda a desenvolver a região no entorno onde ele está instalado, já que essas áreas têm tributações e incentivos fiscais específicos. "Serão gerados 3 mil empregos durante a fase de construção do empreendimento e outros 3 mil durante o seu funcionamento", diz.

Ainda de acordo com o presidente do porto, no ano passado, foi concluída a fase de licenciamento do empreendimento e agora está na fase de negociação comercial. "Só vamos construir o porto quando ele se mostrar viável para isso, quando os contratos comerciais com empresas âncoras estiverem fechados. Com a ZPE, consolidamos a instalação do Porto Central no Estado. Mas, no final do ano, é que de fato poderemos definir o cronograma de obras", explica.

Novaes ainda afirmou que o projeto não será inviabilizado pelo impasse da construção da EF-118, ferrovia que ligará Vitória ao Rio de Janeiro. "Temos que aguardar para ver como vai ficar essa questão. O Porto Central não depende da ferrovia para nascer. Trabalharemos primeiramente com o potencial para o transporte de petróleo e gás que o Estado", afirma.

PORTO CENTRAL

O Porto Central é um empreendimento da TPK Logística e do Porto de Roterdã. Com 20 milhões de metros quadrados, dez quilômetros de berços e píeres, e até 25 metros de profundidade, o Porto Central deve colocar o Espírito Santo na rota dos maiores navios do mundo, com até 400 mil toneladas de capacidade. 

A primeira fase do projeto contempla a construção de terminais portuários para cargas geral e contêineres, petróleo e derivados, Gás Natural Liquefeito (GNL) para geração de energia elétrica e grãos, além de áreas industriais.

ZONA DE PROCESSAMENTO DE EXPORTAÇÃO

As Zonas de Processamento de Exportação (ZPE) são áreas de livre comércio com o exterior e destinadas à instalação de empresas voltadas para a produção de bens a serem comercializados no mercado externo, sendo consideradas zonas primárias para efeito de controle aduaneiro. As empresas que se instalam nelas têm acesso a tratamentos tributário, cambiais e administrativos específicos.

De acordo com o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (Mdic), atualmente o Brasil tem 25 ZPEs, sendo que 19 delas estão em efetivo funcionamento, entre elas uma no Espírito Santo, no Porto de Aracruz, Norte do Estado.

 

Este vídeo pode te interessar

 

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais