> >
Novo saque do FGTS e socorro a empresas em pacote para aquecer a economia

Novo saque do FGTS e socorro a empresas em pacote para aquecer a economia

Governo federal estuda tomar medidas para estimular o mercado abalado pelo avanço do coronavírus no mundo. Ações devem ser divulgadas em até 48 horas

Publicado em 13 de março de 2020 às 11:10

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Saque-imediato do FGTS poderá ser feito na boca do caixa. (Divulgação)

O governo federal deve soltar em até 48 horas um pacote de medidas para aquecer a economia brasileira, fortemente abalada pelo pânico que o coronavírus tem provocado nos mercados mundiais. Uma das medidas avaliadas é liberar um novo saque-imediato do FGTS. Os valores ainda não foram divulgados nem quais serão as novas regras para o resgate.  O Planalto ainda avalia flexibilizar saques de recursos do PIS/Pasep.

Outra ação preparada tem foco nas empresas. Os bancos públicos estão sendo acionados para criarem pacotes de crédito para atender as empresas em diversas áreas, como capital de giro e apoio à produção. 

Segundo o ministro da Economia, Paulo Guedes, bancos públicos serão usados para ajudar empresas que eventualmente entrarem em dificuldades. Ele tem reunião hoje com os presidente do Banco do Brasil, Rubem Novaes, e da Caixa, Pedro Guimarães. A expectativa é de um anúncio sobre medidas ainda nesta sexta.

Na quinta, o governo disse que a primeira parcela do 13º dos aposentados e pensionistas do INSS será paga entre o fim de março e o início de abril. A expectativa é de que sejam injetados R$ 23 bilhões na economia com essa antecipação.

A pasta também vai propor na semana que vem ao Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) a redução do limite de taxa de juros para empréstimos consignados em folha de pagamento dos beneficiários do INSS.

Este vídeo pode te interessar

Em outra frente, uma proposta será enviada ao Congresso Nacional para ampliar a margem do salário que pode ser comprometida com a parcela do financiamento. Hoje essa margem é de 30% em caso de empréstimo e 5% para cartão de crédito. O prazo de pagamento também deve aumentar, mas o secretário não detalhou os novos parâmetros.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais