> >
Latam Brasil pede recuperação judicial nos Estados Unidos

Latam Brasil pede recuperação judicial nos Estados Unidos

Grupo já havia solicitado proteção contra falência no país em maio, mas tinha deixado de fora as filiais de Argentina, Brasil e Paraguai

Publicado em 9 de julho de 2020 às 09:15

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura

A companhia aérea Latam Brasil anunciou nesta quinta-feira (9) que pediu recuperação judicial nos Estados Unidos. O grupo Latam já havia solicitado proteção contra falência no país em maio, mas à época deixou de fora as filiais de Argentina, Brasil e Paraguai.

Latam precisou cancelar viagens por causa do coronavírus
Latam Brasil é a companhia que mais fazia voos internacionais até o início da pandemia. (Latam/Divulgação)

Em seu comunicado, a empresa afirma que "o ambiente externo ainda não dá sinais fortes de recuperação" e que aderir ao Capítulo 11 da lei americana de falências "é a melhor opção para a Latam Airlines Brasil ter acesso às novas fontes de financiamentos". A norma prevê um processo similar ao da recuperação judicial brasileira.

A Latam Brasil disputa a liderança do mercado de aviação doméstica no Brasil com a Gol, e é a companhia que mais fazia voos internacionais até o início da pandemia.

A empresa vai continuar operando no Brasil, de acordo com o comunicado. A empresa negocia com sindicatos uma reestruturação de seu quadro de funcionários para cortar custos.

Os débitos listados no pedido inicial de recuperação judicial da holding somam cerca de US$ 18 bilhões (R$ 96,2 bilhões no câmbio atual), o que a empresa disse à época representar 95% de seu passivo total.

Este vídeo pode te interessar

A operação argentina, que havia ficado de fora do pedido de recuperação judicial inicial, foi encerrada em junho.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais