Sair
Assine
Entrar

Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

  • Início
  • Economia
  • Bolsonaro diz que não cria empregos e que jovens têm que correr atrás
Declaração

Bolsonaro diz que não cria empregos e que jovens têm que correr atrás

A apoiadores, presidente também declarou que, durante os anos em que o país foi governado pelo PT, a juventude teria sido doutrinada a culpar o governo federal pela falta de vagas de trabalho

Publicado em 22 de Julho de 2022 às 12:30

Agência FolhaPress

Publicado em 

22 jul 2022 às 12:30
O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou, nesta quinta-feira (21), que não é responsável pela criação de emprego no Brasil, e sim a iniciativa privada, e que os jovens precisam correr atrás de vagas. A declaração foi dada a pessoas que estavam presentes no cercadinho, em frente ao Palácio da Alvorada.
Segundo Bolsonaro, durante os anos em que o país foi governado pelo PT (Partido dos Trabalhadores), o ensino foi de "mal de a pior" e que a juventude teria sido doutrinada a culpar o governo federal pela falta de vagas de trabalho.
"O que interessa à juventude ser doutrinada, ser um boca aberta aí... 'A culpa é do governo, cadê meu emprego?'. [Eles] têm que correr atrás. Eu não crio emprego, quem cria é iniciativa privada, eu não atrapalho o empreendedor", afirmou.
Presidente Jair Bolsonaro (PL), em cerimônia no Palácio do Planalto
Presidente Jair Bolsonaro (PL), em cerimônia no Palácio do Planalto Crédito: Alan Santos/ PR
Para o presidente, o trabalho do governo é permitir que empresários possam desenvolver seu negócio, como por meio de criação de leis. Aos presentes no cercadinho, cita a Lei da Liberdade Econômica, que foi aprovada pela Câmara dos Deputados em agosto de 2019 e sancionada por Bolsonaro em setembro do mesmo ano.
Também conhecida como "minirreforma trabalhista", por ter incorporado uma série de mudanças relativas ao direito do trabalho, a lei pretendia reduzir burocracias para empresários. 

DESEMPREGO NO BRASIL

De acordo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no trimestre até maio de 2022, a taxa de desemprego voltou a ficar abaixo de 10% no Brasil, o menor nível desde 2015, tendo o número de pessoas recuado para 10,6 milhões. O contingente estava em cerca de 12 milhões nos três meses anteriores. Ou seja, 1,4 milhão de pessoas saíram do grupo.
Conforme o instituto de pesquisa, o número de desocupados chegou a bater em 15,2 milhões no trimestre até maio de 2021, sob efeito das consequências da pandemia.
Em março de 2021, o desemprego recorde provocado pela crise sanitária teve efeitos mais devastadores sobre os mais jovens, os negros e a região Nordeste.

Este vídeo pode te interessar

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

BYD Atto 2
BYD Atto 2 é lançado como primeiro híbrido flex da marca e tem preços a partir de R$ 149.990
Empresária dirige com homem sobre capô até encontrar a polícia em Vila Velha
Empresária dirige com homem sobre o capô até encontrar a polícia em Vila Velha
Imagem de destaque
'Vacina do Butantan contra dengue seria aprovada em qualquer lugar do mundo', diz ex-diretor da Anvisa

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados