Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Economia (BR)

6 dicas para economizar na ceia de Natal

Saiba como garantir uma refeição especial sem prejudicar o bolso

Publicado em 24 de Dezembro de 2024 às 11:19

Portal Edicase

Publicado em 

24 dez 2024 às 11:19
Dicas simples ajudam a economizaria na Ceia de Natal sem perder a magia da celebração (Imagem: wavebreakmedia | Shutterstock)
Dicas simples ajudam a economizaria na Ceia de Natal sem perder a magia da celebração Crédito: Imagem: wavebreakmedia | Shutterstock
A ceia de Natal é uma tradição que vai além do ato de compartilhar uma refeição; ela simboliza união, gratidão e celebração em família. Geralmente realizada na noite de 24 de dezembro, conta com pratos típicos que variam conforme a cultura. Muitas vezes, esse momento também traz reflexões, trocas de presentes e fortalecimento de laços, criando memórias afetivas que se perpetuam ao longo dos anos.
O valor da ceia natalina está na faixa de R$ 440,00, segundo levantamento da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas). Com alguns cuidados e um bom planejamento, é totalmente possível organizar uma ceia de Natal incrível sem gastar além do necessário. Por isso, a seguir, confira algumas dicas!

1. Faça um planejamento detalhado

Defina o número de convidados e os pratos que serão servidos para evitar desperdícios. Liste os ingredientes necessários e pesquise preços em diferentes mercados. Planejar permite aproveitar promoções e evitar compras de última hora, que são mais caras.

2. Adote o estilo colaborativo

Transforme a ceia em um evento compartilhado, pedindo que cada convidado traga um prato ou bebida. Essa estratégia reduz significativamente os custos e possibilita uma mesa diversificada. Coordene os itens com antecedência para evitar repetições.

3. Prefira receitas econômicas e caseiras

Escolha pratos que utilizam ingredientes da safra e substitutos de produtos importados por opções nacionais mais acessíveis. Invista em preparos simples e saborosos, como assados e saladas, que também podem ser feitos previamente.
A ceia pode ficar mais economica quandos os ingredientes são comprados em mercados de atacado (Imagem: Kamil Macniak | Shutterstock)
A ceia pode ficar mais economica quandos os ingredientes são comprados em mercados de atacado Crédito: Imagem: Kamil Macniak | Shutterstock

4. Compre em mercados atacadistas

Para itens como carnes, bebidas e sobremesas, os mercados de atacado costumam oferecer preços mais baixos em compras de grande volume. Junte-se a familiares ou amigos para dividir pacotes maiores e economizar ainda mais.

5. Use e abuse da criatividade na decoração

Crie enfeites e centros de mesa com materiais recicláveis, como potes de vidro, pinhas e papéis coloridos. Além de econômico, o “faça você mesmo” adiciona um toque pessoal e charmoso à celebração. Reutilizar decorações de anos anteriores também é uma ótima alternativa.

6. Aproveite ao máximo as sobras

Transforme os alimentos que sobrarem da ceia em novos pratos, como sanduíches, tortas e caldos. Essa prática evita desperdício e torna as refeições práticas para o dia seguinte. Planeje o reaproveitamento ao organizar o cardápio inicial.
Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Segundo a polícia, o condutor do Corolla apresentava sinais de alteração da capacidade psicomotora
Mulher morre em acidente entre carro e van na ES 080 e motorista é preso
Os atores Jane Lynch e Matthew Morrison na série 'Glee'
Disney confirma nova versão da série 'Glee', musical adolescente dos anos 2010
João Victor Gonçalves (à esquerda) beijará Felipe (Pietro Antonelli) em 'Quem Ama Cuida'
Globo adia beijo gay entre Mau Mau e Felipe em 'Quem Ama Cuida' para depois das eleições

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados