Sair
Assine
Entrar

Entre para receber conteúdo exclusivo.
ou
Crie sua conta A Gazeta
Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

Conteúdo de Marca

Rede de supermercado e atacarejo vai da crise ao sucesso e abre nova loja no ES

Grupo Maestri transforma perdas durante enchente de 2013 em combustível para se tornar referência, com quase 600 funcionários, 7 lojas, 1 centro de distribuição e um novo lançamento em São Gabriel da Palha

Publicado em 27 de Dezembro de 2022 às 16:06

UM Superatacado

Publicado em 

27 dez 2022 às 16:06
Branded/Contéudo de marca
A proposta do UM Superatacado é atender tanto no varejo quanto no atacado Crédito: Divulgação
Em dezembro de 2013, Nova Venécia, no Noroeste do Espírito Santo, sofreu a maior enchente de sua história. Para todo lado que se olhava, água, e o Grupo Maestri teve sua principal loja destruída, criando um cenário desolador.
Mercadorias flutuavam em meio a vidraças quebradas e saíam pelas janelas e portas. Uma cena que poderia ser o fim, mas, na verdade, foi um momento de virada.
Com oito lojas em sua rede, sendo quatro supermercados da marca Cricaré e quatro atacarejos com a marca UM Superatacado, atuando no Noroeste do Estado e Leste de Minas Gerais, o Grupo Maestri conquistou o gosto do capixaba pelo espírito batalhador e familiar, uma história construída inteiramente pela família Maestri. Fruto deste sucesso, a rede lançou neste mês uma unidade do UM Superatacado, em São Gabriel da Palha.
São aproximadamente 10.000m² de área construída, sendo 3.000m² de loja, com 12 checkouts, 200 vagas de estacionamento e seções completas de açougue, hortifruti, laticínios, padaria, mercearia, bebidas e uma ampla área de perecíveis.
Branded/Contéudo de marca
Nova unidade de São Gabriel da Palha foi inaugurada no dia 12 de dezembro Crédito: Divulgação
“A população de São Gabriel da Palha e região vai poder contar com uma estrutura que até então só era encontrada em grandes cidades”, destaca Paulo Maestri, presidente do Grupo Maestri.
“A proposta do UM Superatacado é atender tanto no varejo quanto no atacado. Para se adequar à necessidade de cada consumidor, a loja oferece embalagens unitárias – para quem quer comprar em pequenos volumes, e institucionais, que possibilitam a compra em maiores quantidades e preços ainda melhores. Também teremos televendas. Temos em nossa missão ser a melhor solução em abastecimento dos lares e negócios das regiões onde atuamos”, completa o diretor comercial e de Marketing do Grupo, Victor Maestri.
O empresário herdou o gosto pelo comércio do pai, Paulo Maestri, um dos fundadores da primeira loja, em 1986. Em 2013, o então jovem de 24 anos deixava o trabalho exclusivo em uma corretora em Vitória para se dedicar ao supermercado da família.
“O dia da enchente, em que perdemos tudo em nossa loja matriz, foi a chave que me fez querer estar aqui. Ver meu pai precisando de apoio, ao tentar proteger as mercadorias, que estavam boiando e sendo saqueadas, foi algo marcante que nunca esquecerei. Naquele ano, na véspera de Natal, centralizamos as vendas em uma só loja e fizemos entregas até depois da meia-noite. São momentos que marcam e que trazem identidade a todos nós, que amamos este negócio. Deixei minha corretora para lutar por algo mais importante”, conta Victor.
Branded/Contéudo de marca
Nova loja do UM Superatacado tem 10.000m² de área construída Crédito: Divulgação
Na época, a família não sabia se conseguiria reerguer a loja. Segundo Victor, foi um período de colocar a emoção de lado e dar lugar à razão e ao planejamento. O pai, então, perguntou se o filho gostaria de aprender o trabalho de compras e de todo setor comercial.
“Tudo aquilo serviu para nos fortalecer e, nesse momento, nos unimos pelo Grupo.”
O primeiro a embarcar foi Victor, seguido pela irmã Lívia, hoje diretora administrativa financeira e, recentemente, pelo irmão mais novo, Paulo Maestri (Filho), trainee.
“Com essa complementaridade, tivemos aumento na força de trabalho e conseguimos expandir a operação, estamos indo para oito lojas e um centro de distribuição, chegando a 600 colaboradores.”

Modernização em foco

Branded/Contéudo de marca
Por meio de um planejamento estratégico, o grupo percebeu a importância de lançar a nova loja em São Gabriel da Palha, em terreno próprio Crédito: Divulgação
Há três anos, o Grupo Maestri iniciou um processo de capacitação com todos os gestores e líderes com o objetivo de construir uma cultura de gestão ativa e profissional.
“Iniciamos com um trabalho em conjunto com consultoria de gestão, algo que para nós era novo, e isso nos amadureceu demais. Foi uma das bases para podermos crescer de forma organizada e ser a melhor solução em abastecimento onde atuarmos.”
Por meio de um planejamento estratégico, o grupo percebeu a importância de lançar a nova loja em São Gabriel da Palha, em terreno próprio. E não para por aí. “Já adquirimos outros terrenos, incluindo um terreno próprio para começar a construção de uma nova loja em São Mateus, no ano que vem. Mas sempre com os pés no chão, passo a passo”, destaca Victor.
Branded/Contéudo de marca
Grupo tem oito lojas em suas redes atuando no Noroeste do Estado e Leste de Minas Gerais Crédito: Divulgação

Embaixador da Marca, Richarlison é inspiração

Ninguém diferente de Richarlison poderia ser o Embaixador da Marca do UM Superatacado. O jogador, hoje mundialmente conhecido e ídolo da torcida brasileira, é natural de Nova Venécia e teve aproximação no último Ano com a Família Maestri. O Grupo é Parceiro e Patrocinador do time de Nova Venécia, campeão da Série B do Campeonato Capixaba em 2021 e terceiro colocado no Capixabão em 2022.
“Desde o princípio, queríamos alguém que tivesse o perfil da empresa, familiar, com gosto por ajudar as pessoas e com bons valores. Foi uma parceria perfeita. Renovamos o apoio ao Nova Venécia FC em 2023 e estamos muito felizes em ver todas as conquistas do Richarlison, que vai continuar a ser nosso parceiro e embaixador do UM, levando nossa marca e valores para onde passar. Um jovem de valor que inspira a região.’’

Este vídeo pode te interessar

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Marcelo Júnior Dias Fanticelli, de 19 anos, foi preso após perseguição policial em Vila Velha
Motociclista finge convulsão e aperta partes íntimas de PM ao tentar fugir em Vila Velha
Oscar Schmidt lutou durante 15 anos contra um tumor cerebral
Famosos lamentam morte de Oscar Schmidt aos 68 anos
Oscar Schmidt lutou durante 15 anos contra um tumor cerebral
Quando a cirurgia de tumor cerebral é indicada? Entenda o caso de Oscar Schmidt

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados