ASSINE

Lixo se transforma em vassoura ecológica no Noroeste do ES

Em Vila Valério, uma parceria entre Apae da cidade e o Sicoob ES promove inclusão social e preservação do meio ambiente, usando material responsável por degradar a natureza

Tempo de leitura: 2min
Publicado em 11/07/2022 às 17h28
Valdimiro Zellmez Tesch, voluntário na Apae de Vila Valério, é responsável por ensinar e auxiliar os alunos na produção das vassouras ecológicas.
Valdimiro Zellmez Tesch, voluntário na Apae de Vila Valério, é responsável por ensinar e auxiliar os alunos na produção das vassouras ecológicas. Crédito: Apae VV/Divulgação

Do lixo sai a matéria-prima para a confecção de um item essencial na limpeza: as vassouras. Só que esses produtos vêm com um plus, são produzidos por alunos da Apae de Vila Valério, no Noroeste do ES, que utilizam garrafas pet, um dos grandes responsáveis pela poluição do meio ambiente.

E isso é possível graças a uma parceria entre a instituição citada e o Sicoob Norte, cooperativa singular do Sicoob ES. Juntos, eles realizam as oficinas e, de quebra, promovem a conscientização da importância da preservação do planeta, por meio do não desperdício, do reaproveitamento de matéria-prima e da reciclagem do lixo.

Além dos alunos da Apae, de 10 a 50 anos, o trabalho também envolve os apenados (adultos que cometeram pequenos delitos), que vão até a instituição uma vez por semana para realizar essa e outras atividades. Uma bela lição de inclusão social, convívio, além de sustentabilidade!

Carolina Freisleben Pedro Villela

Relacionamento Sicoob ES

"O Sicoob só dá um empurrãozinho com a doação de materiais para que a ação tome uma proporção maior, já que, depois de confeccionadas, as vassouras ecológicas também são doadas para a prefeitura, que promove a limpeza da cidade. Sem contar que desenvolve o conhecimento, o cuidado com o meio ambiente, a autonomia, a criatividade, a autoestima, a inclusão social e as habilidades motoras e cognitivas dos envolvidos."
Vassouras ecológicas produzidas pelos alunos da Apae de Vila Valério.
Vassouras ecológicas produzidas pelos alunos da Apae de Vila Valério. Crédito: : Apae VV/Divulgação

Além desse projeto, o Sicoob ES conta com um instituto que contempla outros projetos voltados para o Cooperativismo e Empreendedorismo, Cidadania Financeira e programas com foco na saúde e bem-estar, como prevenção de câncer de mama, de próstata e de pele.

Alunos da Apae de Vila Valério com a mão na massa, recebendo as informações do voluntário e orientador Valdimiro.
: Alunos da Apae de Vila Valério com a mão na massa, recebendo as informações do voluntário e orientador Valdimiro. Crédito: Apae VV/Divulgação

Recuperação de nascentes

Em prol da sustentabilidade, em Ecoporanga, o Sicoob ES conta com um projeto de recuperação de uma das nascentes do Rio Dois de Setembro, o principal rio de abastecimento hídrico da sede do município. O objetivo é beneficiar as comunidades banhadas por ele, que têm como principal fonte de renda a agricultura.

Para isso, a instituição financeira arca com o material necessário e, com a parceria de voluntários e produtores rurais, constrói a cerca no entorno da nascente, com tocos, arames, entre outros, e também promove o plantio das mudas frutíferas. A nascente, que conta com uma vazão de 1.000 litros e 4.600 metros de extensão, atende a 15 produtores rurais.

Como ficou a nascente do Rio Dois de Setembro antes da ação de recuperação do Sicoob capixaba.
Como ficou a nascente do Rio Dois de Setembro antes da ação de recuperação do Sicoob capixaba. Crédito: Sicoob ES /Divulgação

Wanderson Vailant da Silva

Gerente da agência do Sicoob de Ecoporanga

"O Sicoob ES se une às comunidades para evitar a escassez da água, principalmente durante o período de seca anual, e garantir o recurso essencial para os seres vivos e para as plantações."

Este é um conteúdo de responsabilidade do anunciante.

A Gazeta integra o

Saiba mais
Prêmio Biguá Noroeste Sicoob Cooperativas

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

Logo AG Modal Cookies

Bem-vindo

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espírito Santo.

Para melhorar a sua navegação, A Gazeta utiliza cookies e tecnologias semelhantes como explicado em nossa Politica de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.