
Do lixo sai a matéria-prima para a confecção de um item essencial na limpeza: as vassouras. Só que esses produtos vêm com um plus, são produzidos por alunos da Apae de Vila Valério, no Noroeste do ES, que utilizam garrafas pet, um dos grandes responsáveis pela poluição do meio ambiente.
E isso é possível graças a uma parceria entre a instituição citada e o Sicoob Norte, cooperativa singular do Sicoob ES. Juntos, eles realizam as oficinas e, de quebra, promovem a conscientização da importância da preservação do planeta, por meio do não desperdício, do reaproveitamento de matéria-prima e da reciclagem do lixo.
Além dos alunos da Apae, de 10 a 50 anos, o trabalho também envolve os apenados (adultos que cometeram pequenos delitos), que vão até a instituição uma vez por semana para realizar essa e outras atividades. Uma bela lição de inclusão social, convívio, além de sustentabilidade!
Carolina Freisleben Pedro Villela
Relacionamento Sicoob ES
"O Sicoob só dá um empurrãozinho com a doação de materiais para que a ação tome uma proporção maior, já que, depois de confeccionadas, as vassouras ecológicas também são doadas para a prefeitura, que promove a limpeza da cidade. Sem contar que desenvolve o conhecimento, o cuidado com o meio ambiente, a autonomia, a criatividade, a autoestima, a inclusão social e as habilidades motoras e cognitivas dos envolvidos."

Além desse projeto, o Sicoob ES conta com um instituto que contempla outros projetos voltados para o Cooperativismo e Empreendedorismo, Cidadania Financeira e programas com foco na saúde e bem-estar, como prevenção de câncer de mama, de próstata e de pele.

Recuperação de nascentes
Em prol da sustentabilidade, em Ecoporanga, o Sicoob ES conta com um projeto de recuperação de uma das nascentes do Rio Dois de Setembro, o principal rio de abastecimento hídrico da sede do município. O objetivo é beneficiar as comunidades banhadas por ele, que têm como principal fonte de renda a agricultura.
Para isso, a instituição financeira arca com o material necessário e, com a parceria de voluntários e produtores rurais, constrói a cerca no entorno da nascente, com tocos, arames, entre outros, e também promove o plantio das mudas frutíferas. A nascente, que conta com uma vazão de 1.000 litros e 4.600 metros de extensão, atende a 15 produtores rurais.

Wanderson Vailant da Silva
Gerente da agência do Sicoob de Ecoporanga
"O Sicoob ES se une às comunidades para evitar a escassez da água, principalmente durante o período de seca anual, e garantir o recurso essencial para os seres vivos e para as plantações."
Este é um conteúdo de responsabilidade do anunciante.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.