Sair
Assine
Entrar

Minuto do Vinho

Vinhos de aniversário: celebre com os grandes rótulos das safras de 1981 a 1990

Ouça as dicas do enófilo Luiz Cola

Publicado em 24 de Junho de 2021 às 17:40

Publicado em 

24 jun 2021 às 17:40
Garrafas de vinho
Garrafas de vinho Crédito: Pexels
Nesta edição do Minuto do Vinho, Luiz Cola traz um novo episódio da série de "vinhos de aniversário". Em destaque, os rótulos que compreendem o período de 1981 a 1990. Confira quais são os vinhos que marcam essa época!
Minuto do Vinho - 24/06/2021
OS DESTAQUES:
1981 – Rioja: Excelente ano para um Champanhe Vintage ou Riojas de qualidade. Todo o resto será muito próximo da média e, agora provavelmente estão em seu último suspiro.
1982 – Bordeaux, Champagne e Rioja: Este foi um “daqueles” anos em Bordeaux, onde praticamente cada garrafa é um tiro certo! Exceção feita para os Sauternes, que não valem a pena. Vinhos de boa qualidade no Piemonte e na Rioja, que valem o preço da compra.
1983 – Bordeaux, Porto Vintage e Alsácia: Um ano verdadeiramente clássico para Sauternes, 1983 também viu alguns vinhos excelentes sendo feitos na Alemanha e na Toscana. Alternativamente, tente adquirir uma ou duas garrafas de Bordeaux (margem esquerda), Borgonha branco ou algum tinto de alta qualidade. Por fim, 1983 foi também ano de quebra nos Portos Vintage
1984 – Califórnia: Se você nasceu em 84, provavelmente já sabe que este foi um ano horrível (talvez seja hora de começar a mentir sobre sua idade). Pode ser que ainda exista algum Cabernet Sauvignon californiano decente ao redor, embora ele esteja começando a desaparecer rapidamente.
1985 – Bordeaux, Borgonha, Piemonte e Champagne. Um ano sério para vinhos sérios! Procure por Bordeaux, tanto da margem direita quanto esquerda, Cabernets da Califórnia, Borgonhas Premier e Grand Cru ou algum suntuoso vinho italiano do Piemonte e da Toscana. *Se encontrar algum, compre logo e guarde para futuras comemorações!
1986 – Bordeaux: Vinhos do Médoc e de Graves são as estrelas de 86, mas existem alguns Borgonhas brancos maravilhosos, ótimos australianos tintos, Cabernets de Napa e Sauternes feitos neste ano.
1987 – Califórni: Tintos da Califórnia e da Rioja são o destaque, num ano reconhecidamente muito ruim para o vinho em todo o mundo. Para qualquer coisa de Bordeaux, esqueca! Se alguém lhe oferece uma garrafa de 87, fuja!
1988 – Champagne e Sauternes: Um ano estelar para Champagne, maravilhoso também na Alemanha, na Toscana, no Rhône e no estado de Washington. Buorgonhas tintos elegantes e alguns Sauternes muito bons.
1989 – Bordeaux, Rhône, Champagne e Piemonte: Se você tem alguma coisa de St-Emilion e Pomerol (ou mesmo Sauternes), há muito o que comemorar. Brancos da Borgonha, Champagne e Rhône tintos são todos muito especiais.
1990 – Bordeaux, Sauternes e Piemonte: Essa safra foi monumental, resultando em grandes vinhos nas principais regiões produtoras da Europa. Destaque para os tintos de Bordeaux e do Piemonte.

Este vídeo pode te interessar

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Thadeu Silveira, CEO da Blackbox
Empresa do ES suspeita de lavar dinheiro em esquema ligado ao PCC era parceira de 'bets gigantes'
Imagem BBC Brasil
Irã lança mísseis contra Israel e promete 'semana de ataques contínuos'
O caminhão com areia caiu da ponte sobre o Rio Itapemirim, em Cachoeiro
Morre segunda vítima de acidente com caminhão que caiu de ponte em Cachoeiro

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados