Árbitro capixaba com maior número de atuações nacionais e internacionais, especializado em gestão esportiva,e que atuou em dez finais do Campeonato Capixaba, além de partidas das séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro.

Árbitros brasileiros que apitaram em Copas do Mundo:  Romualdo Arppi Filho

Mister Arppi, como é chamado na Fifa, apitou três jogos na Copa do Mundo de 1986, no México, inclusive a grande final

Publicado em 19/05/2022 às 02h00
Romualdo Arppi Filho apitou a final da Copa do Mundo de 1986
Romualdo Arppi Filho apitou a final da Copa do Mundo de 1986. Crédito: Lance/Reprodução

Na série “Árbitros brasileiros que apitaram em Copas do Mundo”, apresentamos Romualdo Arppi Filho.

Um dos árbitros brasileiros mais respeitados no exterior, Mister Arppi, como é chamado na Fifa, apitou três jogos na Copa do Mundo de 1986, no México: França 1 x 1 URSS, México 2 x 0 Bulgária e a final, entre Alemanha e Argentina, vencida pelos argentinos por 3 a 2. Nesse jogo, Romualdo deu cartão amarelo para Maradona que era o grande astro da competição e impôs sua autoridade em campo.

Foi o segundo árbitro brasileiro seguido a apitar a partida final de Copa, antecedido por Arnaldo Cézar Coelho. Franzino, era considerado perfeito tecnicamente e sempre atuava bem perto dos lances.

Paulista de Santos, iniciou a carreira aos 14 anos e se profissionalizou aos 20. Arbitrou ao longo da carreira duas decisões de Campeonato Brasileiro (1984 e 1985), uma final do Mundial Interclubes (1984) e participou, ainda, de três Jogos Olímpicos: Cidade do México em 1968, Moscou em 1980 e Los Angeles em 1984. Hoje aos 83 anos, vive na cidade de São Vicente em São Paulo.

Este texto não traduz, necessariamente, a opinião de A Gazeta.

A Gazeta integra o

Saiba mais
Futebol Arbitragem

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.