Sair
Assine
Sair
Entrar

Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

  • Início
  • Colunas
  • Pelo mercado
  • Campanha desenvolvida pela Unimed Vitória e agência MP conquista reconhecimento internacional ao abordar excesso de telas
Alerta

Campanha desenvolvida pela Unimed Vitória e agência MP conquista reconhecimento internacional ao abordar excesso de telas

A peça "Cabisbaixo" foi premiada no Polaris Awards 2026 ao transformar um dos maiores desafios da era digital em reflexão sobre saúde emocional e qualidade de vida

Publicado em 22 de Junho de 2026 às 15:45

Públicado em 

22 jun 2026 às 15:45
Pelo mercado

Colunista

Pelo mercado

MP e Unimed ganham prêmio no Polaris Awards 2026 pela campanha Cabisbaixo
Louis e Mônica Debbané, da MP Publicidade, e Rafael Leão, da Unimed Vitória, estiveram em Londres para receber o prêmio.
/Divulgação

Uma campanha criada no Espírito Santo para provocar uma reflexão sobre o uso excessivo do celular acaba de colocar a comunicação capixaba em evidência no cenário internacional. A ação “Cabisbaixo”, desenvolvida pela Unimed Vitória em parceria com a MP Publicidade, foi reconhecida no Polaris Awards 2026, uma das principais premiações globais de comunicação, realizada em Londres.


A conquista chama atenção não apenas pelo reconhecimento internacional, mas também pelo tema abordado. Em um momento em que o debate sobre saúde mental, dependência digital e qualidade das relações humanas ganha força em todo o mundo, a campanha propõe uma reflexão sobre o comportamento cada vez mais comum de estar conectado às telas e desconectado das pessoas e dos momentos ao redor.

Sem diálogos, o filme retrata situações cotidianas em que a presença física não significa necessariamente conexão emocional. Salas de aula, restaurantes, meios de transporte e ambientes familiares servem de cenário para uma narrativa que convida o público a repensar seus hábitos digitais.


A campanha integra o movimento Mude1Hábito, iniciativa da Unimed Vitória voltada à promoção de escolhas mais saudáveis no dia a dia. Para a cooperativa, o reconhecimento internacional reforça o papel da comunicação como ferramenta de conscientização e incentivo à mudança de comportamento.


“Mais do que comunicar uma marca, campanhas como ‘Cabisbaixo’ têm o papel de estimular reflexões importantes sobre temas que impactam diretamente a saúde e a qualidade de vida das pessoas. Vivemos um momento em que o excesso de conexão digital muitas vezes nos afasta das relações humanas, do autocuidado e da atenção ao presente. Poder contribuir para esse debate e ver uma mensagem de promoção da saúde alcançar reconhecimento internacional reforça nossa convicção de que a comunicação também pode ser uma ferramenta de cuidado, educação e transformação social”, afirma Rafael Leão, assessor de comunicação e marketing da Unimed Vitória. 


Já para a MP Publicidade, parceira histórica da marca, a premiação evidencia a capacidade da criatividade produzida no Espírito Santo de competir em igualdade com campanhas de grandes mercados nacionais e internacionais. A agência destaca que o projeto foi construído a partir da combinação entre estratégia, sensibilidade e propósito, transformando uma questão contemporânea em uma mensagem universal.


“Ao longo de mais de duas décadas de parceria com a Unimed Vitória, tivemos a oportunidade de construir campanhas marcantes, sempre guiadas pelo propósito de promover saúde e bem-estar. Receber um reconhecimento internacional com ‘Cabisbaixo’ tem um significado muito especial para todos nós. É a demonstração de que uma ideia nascida no Espírito Santo, construída com sensibilidade, estratégia e propósito, pode dialogar com o mundo inteiro”, ressalta Mônica Debbané, diretora de criação da agência MP Publicidade. 


Mais do que um prêmio, o reconhecimento do Polaris Awards consolida um movimento cada vez mais presente no mercado da comunicação: campanhas que unem criatividade e impacto social. E mostra que ideias desenvolvidas no Espírito Santo podem ultrapassar fronteiras quando conseguem dialogar com desafios compartilhados por pessoas em qualquer lugar do mundo.

Louis, Mônica e Rafael /Divulgação



[Relacionamento]

Banestes e ES Gás transformam benefícios e serviços em experiência para o consumidor


Mais do que visibilidade, grandes eventos têm se consolidado como plataformas de relacionamento entre marcas e consumidores. No Espírito Santo, empresas vêm utilizando ações cada vez mais integradas ao dia a dia do público para transformar produtos e serviços em experiências concretas de consumo.


Em parceria com a Takeat, o Banestes, por exemplo, permitirá que clientes usem pontos do programa de fidelidade para pagar contas nos 40 bares e botecos do Roda de Boteco, enquanto a ES Gás aposta em soluções de GLP para dar mais produtividade às cozinhas.


No caso do Banetes, a funcionalidade “Pagar com Pontos” estará disponível pelo aplicativo do banco e poderá ser utilizada em estabelecimentos correntistas Banestes e participantes do programa.  Os estabelecimentos participantes do programa Pagar com Pontos no Roda de Boteco podem ser conferidos pelos clientes, acessando o Aplicativo do Banestes.


Na prática, a estratégia cria uma conexão direta entre consumidor, banco e estabelecimento comercial. Segundo o Banestes, atualmente existem 1 bilhão de pontos acumulados entre clientes da instituição. Transformar esse saldo em consumo dentro do festival pode representar um estímulo tanto para o público quanto para os bares participantes, que passam a enxergar no relacionamento com o banco também uma oportunidade de atração e fidelização de clientes.


Já a ES Gás aposta em soluções voltadas à produtividade das cozinhas, oferecendo mais segurança e confiabilidade a bares e botecos por meio do gás natural canalizado. Entre as vantagens está o ganho operacional proporcionado pelo alto poder calorífico do gás, que reduz o tempo de aquecimento de fornos e churrasqueiras, gerando economia e mais eficiência no preparo dos alimentos.


As iniciativas refletem uma tendência crescente do mercado: patrocinadores deixam de atuar apenas como financiadores de eventos para assumir um papel mais ativo na jornada do consumidor. Em vez da simples exposição de marca, a estratégia passa a gerar valor prático, fortalecer vínculos com clientes e criar oportunidades de negócios para diferentes segmentos da economia capixaba.


Marcado para acontecer entre os dias 3 de junho e 5 de julho, o Roda de Boteco contará com 40 bares e botecos de Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica. 

Pelo mercado

Formada pela PUC Campinas, entrou em A Gazeta em 1997 como repórter na editoria de Cidades, onde recebeu dois prêmios. Foi editora-adjunta de Brasil & Mundo; e editora, por 12 anos, da Revista.ag, suplemento dominical do jornal A Gazeta. Possui também MBA em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo (ESPM). Antes de mudar para o Espírito Santo, atuou no jornal Correio Popular de Campinas (SP).

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Pedro Santiago desapareceu em Guarapari no último sábado (20)
Professor mineiro de 34 anos está desaparecido em Guarapari
Empanadas argentinas
Gosta de empanada argentina? Veja como fazer a clássica, com recheio de carne
Imagem de destaque
O que significa a frase “O inferno são os outros”? Entenda a reflexão de Jean-Paul Sartre

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados